Aeroporto ganha “puxadinho”. Mas ampliação do Terminal 1 sai até 2014.

Terminal 2 do aeroporto. Foto: Gilberto Simon

Estamos bem na foto em Porto Alegre, hein?! Veja o título da reportagem de O Globo na internet sobre a utilização do antigo terminal do Aeroporto Salgado Filho para impedir novo apagão aéreo.

Pior que devido à falta de investimento da Infraero no setor, o apelido é realístico. Leia abaixo.

Deu no O Globo: A reabertura neste sábado de um antigo terminal de passageiros desativado foi a solução da Infraero para dar fôlego ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, que sofre com saguões lotados pela demanda acima da capacidade de 4,4 milhões de passageiros/ano. Ainda esperando pela abertura de licitação para a obra de ampliação do prédio principal, que deve ser concluída no fim de 2013, a estatal lançou mão de uma solução caseira: reformar o antigo prédio do aeroporto da capital gaúcha. A ação vai ampliar em 34,1% a capacidade da estrutura com pequeno investimento de R$ 2 milhões desembolsado para a reforma.

O local estava restrito ao embarque e desembarque de voos executivos desde 2001, quando o Terminal 1 foi inaugurado. Mas há quatro meses, a Superintendência Regional da Infraero decidiu usar o espaço, que volta a receber voos hoje e vai engordar em 1,5 milhão de passageiros/ano o limite operacional.

– Vimos que essa estrutura estava em bom estado – diz Carlos Alberto da Silva Souza, superintendente regional da Infraero para Região Sul.

Em princípio, apenas duas aéreas devem transferir as atividades para o Terminal 2. Webjet, a partir de sábado (04/12), e Azul, a partir do dia 15. A Infraero não diz se há interesse de outras companhias.

A iniciativa da Infraero repete o que foi feito no Aeroporto Internacional de Brasília, que desde agosto opera voos regulares no Terminal 2, antes usado apenas para aviação geral. A Infraero, porém, informa que não há planos para usar a mesma estratégia em outro aeroporto.

Fonte: Blog do Diego Casagrande

_______________________________

Postei novamente matéria sobre o aeroporto devido a informação grifada em vermelho. Será que vai dar tempo de ampliar o Terminal 1 até o final de 2013 ? Rezemos para que dê!

Share

Comentário de um leitor, via Facebook:
Marcelo Volcato escreveu: “Se fuçarem no Museu Júlio de Castilhos acharão um carro de bombeiros de 1910, podiam usar no “novo” terminal…”


Categorias:aeroportos brasileiros, COPA 2014

Tags:, , ,

9 respostas

  1. Se deixar sem uso, é improbidade administrativa, se usar é puxadinho. Povo hipócrita. Está na hora do nosso povo parar de balizar as coisas com o exterior. Daqui a pouco vão querer os problemas deles porque é “chique”, por que o Globo publicou, etc. Chega de hipocrisia. Quanto a Infraero ter “ladrões”, não conheço nenhum processo transitado em julgado em nenhuma instância da justiça brasileiro. O que existem são indícios que até o momento, não passam disso. Muita calma nessa hora, para comentar, tem que ter um pouco de ética, conhecimento e controle emocional.

    Curtir

  2. Eu não sou contra o uso do Terminal 2. Sou contra deixar ele parado tb.Aquele prédio deve ter uma utilidade sim. Aeroportos dos EUA possuem mais que um terminal. Aquele prédio foi construido pra ser terminal tb, então deve ser aproveitado. Só acho que devem fazer uma restauração bastante grande no local, com isso pode ficar algo de boa qualidade.

    Curtir

  3. Sr. Gonçalves,
    brasileiro gosta é de se comparar com todo mundo e só aceita que o que vem do outro é melhor.
    Eu não vejo nenhum problema em aproveitar provisoriamente o terminal antigo e fazer as coisas pensadas e com tempo (e verba) no futuro. Não gosto de remendos. E usar o Terminal 2 provisoriamente não é um remendo, é um recurso natural. Problema seria se fosse construído um terminal mea-boca pra suprir a demanda.
    Como o Estacionamento novo, que pra mim não vai estar em sintonia com a arquitetura do aeroporto. Vai ser feito as pressas e vamos ficar décadas tendo que conviver com aquela estrutura horrenda.

    Curtir

  4. Eu não sou contrário a que se tenha 2 terminais, mas o tombamento do terminal 2 acaba inviabilizando algumas melhorias quando não for possível otimizar as atuais estruturas.

    Curtir

  5. Sr. Anderson, talvez o sr. não veja problema pois isto é normal do brasileiro. Nós sempre nos nivelamos por baixo. Se Congonhas tem, porque o Salgado Filho não pode ter? Eu prefiro me nivelar por cima, aliás, todos deveriam se nivelar por cima. Eu penso da seguinte forma: se Londres, Nova York, Caracas e Mexico não tem puxadinho, porque Porto Alegre tem que ter ? RESPONDO: Por que estamos no Brasil e a Infraero é uma empresa incompetente. Como tantas outras no Brasil. Mal administrada, com roubalheiras e rombos. Só por que não ficamos sabendo pela imprensa, não quer dizer que não haja estas barbaridades lá dentro.

    Curtir

  6. Sou só eu que não vejo tanto motivo pra gritos e histeria com a reforma e utilização do Antigo terminal?
    O terminal de congonhas é cheio de remendos e puxadinhos e não tem nenhum problema nisso.
    O Globo pode usar o argumento que for, mas não vejo nenhum problema no antigo terminal. Problema pra mim era diexá-lo abandonado apodrecendo.

    Curtir

  7. Nao sei onde eu li que a licitacao pra ampliacao do terminal 1 so’ sai em 2012. Acho que nao fazem essa obra ate’ a Copa.

    Curtir

  8. E a ampliação da pista…(conforme eu já tinha previsto e muitos disseram que eu estava maluco)…parece que sai até 2022….a tempo para a Copa no Catar.

    Curtir

  9. Eu disse que o apelido ia pegar…

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: