Largo Glênio Peres: primeiras obras entregues dia 10

A primeira etapa das obras de revitalização do Largo Glênio Peres – área adotada pela Coca-Cola, por meio da Vonpar Bebidas – será entregue na próxima sexta-feira, 10, às 11h. O ato contará com as presenças do prefeito José Fortunati, do presidente do Conselho de Administração da Vonpar, Ricardo Vontobel, e de secretários municipais. O evento terá show da banda Rock de Galpão, com Neto Fagundes.

Restauração do pavimento e deques em madeira fazem parte das obras

Fortunati salienta a importância da união de esforços entre o poder público e prefeitura em ações que causam impacto positivo na cidade. “Por meio de uma ação de governança, estamos qualificando um equipamento urbano importante para a revitalização do Centro Histórico da Capital”, ressalta o prefeito.

Deques – No trabalho de revitalização do local, deques e mobiliário em madeira, com ombrelones e iluminação com refletores de piso, irão compor a nova ambiência dos bares do mercado voltados para a face sul do largo, que contará com a recuperação da pavimentação em basalto e pedras portuguesas, resgatando o desenho original do local, criado em 1992, e que hoje é palco de manifestações culturais e políticas.

De acordo com Ricardo Vontobel, a Coca-Cola e a Vonpar têm continuamente apoiado obras e projetos que oferecem à população da Capital mais opções de lazer, cultura e entretenimento. “Queremos que a população desfrute de um espaço revitalizado, que propiciará mais comodidade e interação com esta que é uma das mais importantes áreas do Centro Histórico da cidade”,observa.

Fazem parte das melhorias a troca do sistema de iluminação, com a implantação de 12 novos postes e lâmpadas com vapor metálico, que têm menor consumo de energia e aumentam em cerca de 40% o poder de iluminação; a colocação de câmeras de videomonitoramento, para dar mais segurança; e a implantação de rede wireless. O alargamento dos canteiros da avenida Borges de Medeiros e o paisagismo com palmeiras compõem esse conjunto. A recuperação do largo é uma Parceria Público-Privada.

Serviço qualificado – Conforme explica o coordenador do Projeto Viva o Centro, arquiteto Glênio Bohrer, a ideia é reforçar a imagem do Mercado Público e do Largo Glênio Peres como dois dos mais importantes pontos culturais e turísticos. “Temos a expectativa de criar um conjunto aos moldes dos mercados e praças de manifestações culturais das grandes capitais do mundo”, observa.

Também estão sendo qualificados os serviços de bares e restaurantes do mercado, que recebem treinamento gratuito, aliando ainda a parceria do Sebrae e Sindipoa. A medida visa à preparação da cidade para a Copa do Mundo de 2014, e os treinamentos são realizados nas áreas de gestão de pessoas, excelência no atendimento de garçons, atendimento ao cliente e segurança alimentar.

Para a próxima etapa da parceria, estão previstos:

– a implantação de 20 jatos ornamentais de água com iluminação;
– uma escultura do jornalista Glênio Peres, que dá nome ao largo;
– espaço para apresentações culturais;
– a manutenção física de todo o espaço, incluindo a Praça XV e seu entorno.

Prefeitura de Porto Alegre

 

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Categorias:Revitalização do centro

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1 resposta

  1. Quem é contra essas obras feitas pela iniciativa privada em troca de deduções fiscais é contra o desenvolvimento. É melhor ver esse gasto totalmente aplicado numa obra desse tipo que uma parte ser desviada pela corrupção.

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