Tecnopuc consolida Estado como polo de inovação

Com ampliação, parque tecnológico deve abrigar mais 20 empresas e gerar cerca de 3,5 mil empregos

A inauguração do Portal Tecnopuc – um prédio de 15 andares que abrigará a área de pesquisa e desenvolvimento de 20 empresas –, na sexta-feira, em Porto Alegre, marca a duplicação do maior parque tecnológico gaúcho. Além disso, representa um passo significativo na consolidação do Estado como um dos polos mais importantes de pesquisa e desenvolvimento no país.

Primeiro empreendimento do Estado a abrigar um condomínio de empresas de tecnologia dentro de um campus universitário, o Tecnopuc conta hoje com cerca de 3,5 mil trabalhadores. Quando o novo prédio de 22 mil metros quadrados estiver plenamente ocupado, o número de funcionários deverá chegar a 7 mil. Por enquanto, 60% da área já foi locada, mas a expectativa é de que todos os espaços estejam ocupados já nos primeiros meses do próximo ano.

– A ampliação do Tecnopuc mostra à sociedade que há interesse em investir nesse setor. Cria-se um ambiente favorável que ajuda a atrair não só empresas nacionais como multinacionais da área – avalia o secretário estadual da Ciência e Tecnologia, Eduardo Macluf.

O novo condomínio hi-tech da PUCRS soma-se a outros dois parques em operação – o Tecnosinos (Unisinos), e o Valetec (Feevale) – e 11 em fase de implantação no Interior, além da Ceitec, a empresa federal de desenvolvimento e produção de chips. Esse conjunto confere ao Estado uma posição privilegiada. Além do desenvolvimento de pesquisa e inovação, o resultado é a criação de empregos qualificados.

Enquanto as instalações atuais do Tecnopuc – inauguradas em 2003 – são adaptações em prédios já existentes, o novo foi construído para esse fim, com um investimento de R$ 21 milhões financiado pelo BNDES.

Zero Hora



Categorias:Ciência e Tecnologia, Economia Estadual

Tags:, , , , ,

10 respostas

  1. Classe C não é classe média…

    Curtir

  2. Eu mesmo passei bastante tempo em Florianópolis e acabei voltando a Porto Alegre, embora alguns amigos meus tentem fazer a minha cabeça para voltar a morar lá (e eventualmente me candidatar a vereador). Quanto ao pólo tecnológico, é extremamente importante mas poderia ser melhor aproveitado se a industrialização de um modo geral não estivesse sendo abandonada em Porto Alegre.

    Curtir

  3. Apesar dos apesares POA nao esta mal, por ser uma cidade na america latina, acho que esta muito bem por sinal. Aqui onde moro tambem temos esses racos ideologicos primitivos como o do PT, dificil fazer algo legal aqui tambem. E isso que e’ NY. Mas parabens por mais esse passo ao desenvolvimento que esta sendo dado pela PUC e Unisinos e todos, daqui a dez anos massa critica entrara em acao e esses investimentos criarao vida propria criando empregos de alta qualidade e renda alta. Com isso a cultura muda e melhora.

    Curtir

  4. Felipe,
    eu conto mais de 15 amigos que foram pra Floripa e voltaram. Inclusive, Floripa era uma dessas duas cidades que citei. A outra é Salvador.
    A maioria desses amigos são publicitários. Foram trabalhar nas agências de lá sonhando com as praias todos os dias. Foi a mesma coisa que me levou pra Vitória no Espírito Santo por 3 anos.
    Só que depois que a praia deixa de ser uma novidade, “um sonho”, tu começa a avaliar a cidade como qualquer outra. Aí os serviços e estrutura são mais importantes. E nesse aspecto Porto Alegre tá muito bem servida sim.
    Ontem tava falando com uma menina da Produção que tinha acabado de voltar de uma inauguração de loja de nosso cliente. Ela precisa ir a TODAS as inaugurações e fazer tudo funcionar direitinho. Vai com frequencia pra Bahia, Tocantis, Pará, Acre, Rondônia, SC, Paraná, SP… E ontem, ela tava desabafando que voltou de Santa Maria tão bem, tão descansada e disse : “Anderson, é incrível como as coisas aqui fluem mais fáceis”. Quando tem inauguração no RS, ou até PR, me sinto feliz, porque sei que vou me estressar muito menos ou não ter estresse algum.
    E ela tava falando de uma maneira geral, desde os funcionários das lojas bem treinados, fornecedores dedicados e competentes, obras no prazo.. A gente sabe que esse tipo de problemas existem em todos os lugares. Mas de uma maneira geral, a gente tá bem servido sim.

    Curtir

  5. Ué? Essa não é a “capital do atraso” para alguns???

    Curtir

  6. todo mundo tb nao, muita gente vai pra floripa ehhhe

    Curtir

  7. boa Anderson.. e mais, td mundo q vai morar fora volta pra porto alegre, FATO.

    Curtir

  8. O que custa o pessoal saber elogiar? 6 dos ultimos 7 posts foram só de excelentes notícias!
    Vamos lá galera! A gente não mora no fim do mundo!
    Também quero o melhor pra minha/nossa cidade. Mas vamos saber elogiar quando ela merece!
    E criticar com inteligência e não com desdém.
    Esse espaço é um baita espaço de propaganda da cidade! Do jeito que as próprias pessoas daqui falam da cidade, se eu morasse fora, nem sonharia em visitá-la.
    Mas o que eu vejo, dia após dia é que as pessoa que vem de fora adoram a cidade! Conhecem e mesmo com as mazelas que nós odiamos saem falando tri bem e com vontade de voltar.

    Eu ouvi pessoas semana passada, que estiveram em duas das maiores ícones do turismo, capitais consideradas exemplo pra nós em matéria de turismo, falando mal dessas cidades e elogiando Porto Alegre.
    Vamos começar a ver o copo meio cheio? Falta muito ainda pra encher o copo, mas ele tá mais pra cima do que pra baixo.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: