Atrações turísticas de Porto Alegre para a Copa 2014

Vamos analisar as grandes atrações turísticas da cidade, as únicas que se apresentarão para os turistas em 2014 (as mesmas de hoje).

1. Redenção

2. Prédios históricos da Praça da Alfândega – Margs, Santander Cultural e Memorial do RS

3. Casa de Cultura Mário Quintana – precisa de um “up” do Governo do Estado. Está quase parando …

4. Brique da Redenção

5. Mercado Público Central (quase todas as grandes cidades do mundo tem um, não é exclusividade de Porto Alegre, apesar de ser um prédio muito bonito, ter peculiaridades e ser sim, turístico) juntamente com o Chalé da Praça XV que se renova agora, dando um brilho especial ao centro.

6. Museu Ibere Camargo – uma das poucas atrações de nível internacional em Porto Alegre.

7. Vista do Morro Santa Teresa – foi retirado pela Secretaria de Turismo de Porto Alegre do roteiro turístico oficial da cidade, por falta de segurança e estrutura.

8. Jardim Botânico – um dos parques mais bem organizados e limpos da cidade. ´

9. Parcão – no Moinhos de Vento, um parque bonito, bem cuidado.

10. Shopping Centers – vários na cidade – toda a cidade tem pelo menos um. Nada de mais.

11. Outros prédios históricos… a cidade tem muitos, com cerca de 100 anos ou pouco mais … os principais: Palácio Piratini, Paço Municipal, e outros com importância arquitetônica no centro histórico.

12. Arte cemiterial nos 2 maiores cemitérios da cidade, o da Santa Casa e o São Miguel e Almas

13. Orla. Em alguns pontos é possível ir com relativa segurança. Na maior parte dela, não há como ir, não há estrutura alguma. Clubes náuticos não são abertos ao público. Há marinas particulares dos clubes, fechadas ao turismo.

14. Passeios de Barco pelo Guaíba – barcos já meio antigos, simples. Um bom passeio.

15. Arena do Grêmio – em construção – deverá ficar pronta em 2012

16. Beira-Rio com cobertura nova e reformado – data de inauguração indefinida – será a sede da Copa 2014 em Porto Alegre

17. Novo Teatro da OSPA – uma das melhores e mais modernas salas sinfônicas do mundo. Ainda sem definições.

18. Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS – uma das maiores atrações da atualidade em Porto Alegre, reconhecida internacionalmente.

19. Viaduto Otávio Rocha (da Borges) e Canyon de prédios da Borges (o Viaduto só se reconheceria como ponto turístico após radical intervenção para torná-lo seguro, com opções de lojas e cafeterias interessantes e sem as pichações atuais. Do jeito que tá, não vale passar por ali.

20. Teatro São Pedro – um prédio interessante, construído em 1858. Com ótimos espetáculos.

21. Linha Turismo – pelo centro e pela zona sul (2 linhas). Interessante passeio.

22. Parque Estadual de Itapuã – apesar de não ficar em Porto Alegre, fica aqui ao lado e é um paraíso. Há apenas 60 Km do centro de Porto Alegre, o parque é um dos mais organizados do Estado. Possui diversas áreas pra aproveitar e é incrivelmente preservado. Possui recepção com informações para os visitantes. A entrada no parque é rigorosamente controlada. Há operadoras turísticas locais que fazem roteiros pelo parque. Já fiz mais de uma vez e recomendo. Nota 10 para este item !

Caso alguém lembre de mais algum que seja de grande importância, cite.

Share



Categorias:Outros assuntos

Tags:

36 respostas

  1. Sou paranaense de Curitiba, nasci na Vila Guaira, e atualmente ela foi remodelada, mas mesmo assim, não foge dos problemas que afligem todas as principais capitais deste pais-continente. Minha amada capital é bela, sim. Porto Alegre possui a sua própria personalidade. Como paranaense e filho de gaúcho, acredito que devemos ter uma mentalidade compartilhada.

    Curtir

  2. Augusto, o chapéu não serviu pra mim.
    Sempre fui um dos que apontou os erros cometidos por governantes na Capital. Aliás, trabalho numa agência que tem a conta da Prefeitura e mantinha um blog que criticava as mazelas da cidade. Ao ouvir uma indireta de que eu deveria “deletar”o blog, respondi ao chefe/sócio na mesma hora, no meio de uma reunião com umas 15 pessoas que o blog era meu, pessoal, e refletia a opinião de um cidadão e não de um profissional. E que não iria deletar.
    Eu não sou contra críticas quando eu sou um dos que mais criticam. Mas toda crítica só é válida em cima de fatos e sugestões. E não simplesmente crítica pela crítica.
    É muito fácil dizer que tudo é uma porcaria, tudo é lixo e tudo é pior.
    Porque simplesmente não é!
    Tá ruim? Tá. Podia estar melhor? Claro. E como poderia estar melhor? Aqui se complementa com uma sugestão ou exemplo positivo.
    Isso sem precisar ofender ninguém (muito menos daqui do blog), sem precisar se posicionar contra um ou outro partido, sem precisar chutar o balde e acabar com a imagem da cidade.
    Marketing tem poder. O fato de estarmos aqui reivindicando melhorias para a nossa cidade é um marketing positivo pra quem é de fora e vê uma população se unir assim.
    E falar coisas sem nexo e achômetros pode sacramentar a péssima imagem de uma cidade.
    Minhas críticas com teus comentários são principalmente pq você ofende/agride quem não concorda contigo. Em primeiro lugar.
    Em segundo lugar o fato de você multiplicar por 100 qualquer mazela da cidade.
    Quanto a tua opinião, desde que tu não ofenda nem precise apelar pra mostrar que tu tá certo, sempre será válida.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: