CAIS – André Carus (PMDB) manifestou-se sobre a possibilidade de embargo ao projeto de revitalização do Cais Mauá. Criticou a falta de discussão do tema na Assembléia Legislativa e o deputado Raul Pont (PT), que alega ser irrisório o valor de R$ 1 milhão por ano, a ser pago pelo consórcio para utilização da área. “O que importa é que esse projeto vai possibilitar aos moradores do Centro e de toda a cidade acesso a um espaço que até hoje não tinha destinação alguma”, disse ao apelar para que o governador eleito Tarso Genro não ignore o projeto.
CAIS II – Mauro Pinheiro (PT) saudou Nelcir Tessaro (PTB) por assumir nesta quinta-feira a Prefeitura de Porto Alegre, na ausência do prefeito José Fortunati. Sobre o Cais Mauá, lembrou que seu voto foi favorável à revitalização. “Temos que desenvolver aquela região. Pode ter certeza que o governador eleito Tarso Genro não é contrário ao Cais; a governadora Yeda é que tem que entender que está em final de mandato e não pode tomar decisões, ela teria que ter acertado esses valores com a Antaq, responsável pela área, e com o próximo governador. Não se pode tomar decisões de última hora, ao apagar das luzes”, concluiu.
Carla Kunze
_______________________________________
Viva Gasômetro quer parque junto à Usina
A coordenadora do Movimento Viva Gasômetro, Jacqueline Sanchotene, voltou a defender hoje (16/12) a criação do Largo e do Parque do Gasômetro na área compreendida entre a Praça Brigadeiro Sampaio, na Avenida Mauá, até a Praça Júlio Mesquita, na junção das avenidas João Goulart e Loureiro da Silva. “A criação do Largo resgatará o aspecto histórico do local, com o aumento das calçadas na rua General Salustiano, aterramento de cabos elétricos e restauro da fachada de seis casas.” Conforme ela, a criação do parque depende de aprovação de lei complementar.
Jacqueline, que ocupou a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre, também defendeu a implementação do projeto Bonde Histórico, com a instalação de uma linha turística ligando o Gasômetro ao Mercado Público. A coordenadora do Viva Gasômetro ainda solicitou alteração na legislação municipal que impede os donos de quiosques instalados na Prainha do Gasômetro de comercializar bebidas alcoólicas. “Os quiosqueiros estão sofrendo concorrência desigual, pois os bares do entorno e o bar flutuante podem vender bebida de álcool.”
A coordenadora do Viva Gasômetro pediu ainda fiscalização da Prefeitura sobre o Bar do Paulista, na esquina da Riachuelo com General Salustiano, que, segundo ela, está promovendo shows de samba entre sexta-feira e domingo, sem respeitar o limite de 22h, perturbando os moradores do entorno. “O som dos equipamentos com certeza supera os decibéis autorizados pela Smam.”
Jacqueline também reclamou das péssimas condições de um casarão invadido na esquina das ruas Riachuelo e General Salustiano, dos estragos causados na Praça Júlio Messquita por causa de obras realizadas na região pela CEEE e do cercamento do Parque da Harmonia, além de demonstrar preocupação que o projeto de revitalização do Cais Mauá resulte na construção de um prédio ao lado da Usina do Gasômetro.
Marco Aurélio Marocco
Câmara Municiapal de Porto Alegre
Airto Ferronato também é a favor da Revitalização do Cais
A revitalização do Cais Mauá
Airto Ferronato
Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá, QUERO CAIS
“…além de demonstrar preocupação que o projeto de revitalização do Cais Mauá resulte na construção de um prédio ao lado da Usina do Gasômetro. ”
Sera que a dona Jaqueline nao viu que no projeto NAO vai haver um predio ao lado do Gasometro~!?!?…ou ela so ta querendo criar polemica!?!?
CurtirCurtir