Socioambiental: começa transporte dos tubos pelo mar em direção ao RS

Tubos do emissário subaquático medem 515 metros com 1m60 de diâmetro Foto: Divulgação/PMPA

Uma das principais obras do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa) evoluiu em mais uma etapa nesta sexta-feira, 17. As tubulações para o emissário subaquático começaram a ser transportadas às 9h do Porto de Santos em direção a Rio Grande. Os oito tramos puxados por um rebocador medem 515 metros com 1m60 de diâmetro.

De Rio Grande, as tubulações virão pela Lagoa dos Patos até a orla do Guaíba onde serão depositadas. O tempo de viagem depende das condições climáticas com previsão de chegada em Porto Alegre até o final do mês.

Após a montagem dos blocos de ancoragem e dos flanges será feita a dragagem no leito do Lago e a instalação dos tramos dentro do Guaíba. Com o acompanhamento de mergulhadores, o tubo será instalado e realizado o reaterro do material dragado e finalmente será feita a ligação das tubulações com a Estação de Bombeamento Cristal e com a Estação Serraria. Toda a operação de execução do emissário subaquático deverá estar concluída no final de 2011.

O Projeto Integrado Socioambiental está com todas as obras em andamento. Com a sua implantação, será ampliada a capacidade de tratamento de esgotos em Porto Alegre, de 27% para 77%.

Prefeitura de Porto Alegre

 

Share



Categorias:Meio Ambiente, Programa Sócio Ambiental

Tags:

2 respostas

  1. muuuito bom..
    muitoo bom

    cade os ambientalistas nessa hora?

    Curtir

  2. Parece que a previsão mudou e chegaremos a 80% de tratamente do esgoto com a implantação do PISA.

    Agora temos de lutar para que se estabeleçam as condições para alcançarmos os 100% de tratamento do esgoto em Porto Alegre e em toda região metropolitana num prazo razoável (2020).

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: