Grupo formado por técnicos do Estado e da Prefeitura da Capital vai tratar de temas como Metrô e Copa de 2014

Governador eleito e prefeito da Capital selaram acordo criando grupo técnico, nesta tarde. Foto: Caco Argemi/Divulgação
A revitalização do Cais do Porto da Capital não vai encontrar entraves no Piratini. Foi o que garantiu o governador eleito ao esclarecer que ele e o prefeito, José Fortunati, não têm divergências sobre a questão. Tarso Genro explicou que a questão é técnica, jurídica e que depende de uma decisão do Supremo Tribunal Federal. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) ingressou com uma ação entendendo que cabe a ela regular os portos. Já a atual administração estadual sustenta que o Caia Mauá não tem mais finalidade portuária, podendo ser revitalizado em um projeto com iniciativa do Estado.
Em almoço no restaurante da Federasul, no centro de Porto Alegre, o governador eleito e o prefeito da Capital definiram a criação de uma equipe técnica para tratar de temas comuns. Um item, no entanto, vai ficar de fora. José Fortunati explicou que Tarso Genro quer aproveitar a experiência que teve no Ministério da Justiça para coordenar as estratégias de segurança da Copa do Mundo de 2014. Por essa razão, Fortunati vai trabalhar diretamente com o governador no desenvolvimento específico desse ponto.
Em relação à demais pendências de interessse do Estado e do Município, Tarso explicou que serão tratadas por técnicos indicados pelos dois órgãos. A equipe deve ser montada no início de janeiro. “Vamos trabalhar da forma como a prefeitura trabalha com a União e que o Estado vai trabalhar com a União a partir de janeiro”, disse Tarso lembrando que a maioria dos recursos administrados pelo grupo virão do governo federal. Fortunati disse que o grupo vai tratar de temas como a Linha Dois do Metrô, Portais da Cidade, Copa do Mundo, Fórmula Indy e Fórum Social Mundial, além do Cais Mauá.
Fonte: Radio Guaíba – 20/12/2010
Do Blog da Jornalista Valéria Reis:
Governo Tarso atuará em conjunto com a prefeitura de Porto Alegre
Uma reunião-almoço entre Tarso Genro e José Fortunati, ocorrida nesta segunda-feira (20) no Palácio do Comércio, definiu que a partir de janeiro o Governo do Estado e a prefeitura de Porto Alegre irão trabalhar juntos para preparar a cidade para 2014. Além das obras prioritárias para o recebimento da Copa do Mundo, o objetivo é discutir e elaborar projetos estratégicos para a capital gaúcha, como o metro, por exemplo.
Questionado pelo governador eleito, o prefeito de Porto Alegre ressaltou que já existe estudo de viabilidade para a realização da obra, restanto definir quais serão os percentuais de investimento do município, do Estado e da União e o prazo para a conclusão.
“O Grupo de Trabalho Permanente vai projetar as ações que temos que fazer visando a melhoria da cidade, potencializando a presença do Estado no dia-a-dia da prefeitura. A equipe vai trabalhar em regime permanente de colaboração”, ressaltou Tarso Genro.
O Grupo de Trabalho Permanente terá uma agenda de trabalho fixa e assessoramento técnico de alta qualidade para prever ações e executar um cronograma de medidas, concretizando os investimentos de forma integrada.
À pedido do governador, a Segurança Pública será discutida e gerenciada diretamente entre Tarso e Fortunati, aproveitando a experiência que o futuro chefe do executivo estadual obteve no Ministério da Justiça.
Tarso ainda garantiu ao prefeito que está disposto a dar andamento ao projeto de revitalização do Cais Mauá, mas que os impasses jurídicos precisam ser solucionados.
Fortunati também solicitou apoio ao futuro governo para trazer para Porto Alegre, a partir de 2012, uma etapa do campeonato de Fórmula Indy.
Fonte: Blog da Valéria Reis
Categorias:COPA 2014, fórmula indy, Projeto de Revitalização do Cais Mauá, QUERO CAIS
pq o fortuna nao deu um pedala nesse bigodinho ?
CurtirCurtir
hahha…nao é o Tarso que é nanico, e sim o Fortunati que é gigante…acho que tem perto de 2m.
CurtirCurtir
Como o Tarso é nanico …
CurtirCurtir
Enquanto isso, no Rio de Janeiro estão restaurando o porto deles com o mega Museu do Amanhã do arquiteto Santiago Calatrava. Uma obra gigantesca lá está saido do papel.
CurtirCurtir
pior de tudo…la vem o forum mundial socialista dos petralhas sujos e loucos
CurtirCurtir
Nada a ver mas… o tarso é pequeno ou o Fortunati que é muito alto? hueauhae
Podia dar uma tunda nele.
CurtirCurtir
“O Grupo de Trabalho Permanente vai projetar as ações que temos que fazer visando a melhoria da cidade, potencializando a presença do Estado no dia-a-dia da prefeitura. A equipe vai trabalhar em regime permanente de colaboração”, ressaltou Tarso Genro.”
Mas que grupo de trabalho, cara pálida? É tudo CONVERSA FIADA, PAPO FURADO, LERO-LERO e similares.
Não tem nada de Grupo de Trabalho. Eles não sabem nem por onde se começa o planejamento. Não sabem nada, não fazem nada objeitvo. São uma cambada de inúteis e politiqueiros. Olhem essa duas figurinhas patéticas se abraçando na foto! São dois párias sem serventia alguma à população.
CurtirCurtir
… enquanto isso, por baixo dos panos, ele e sua turma dizem: vai ANTAQ, não larga o osso.
CurtirCurtir
“Tarso garante que Piratini não é entrave para a revitalização do Cais Mauá”…..hahahahah.
bua.bua.bua…..
CurtirCurtir
Discurso de petista. A verdade esta nas entrelinhas: “a decisao vira de Stf…sera tecnica…sera da Antac…„
CurtirCurtir