Tubulações do Socioambiental chegam a Rio Grande

Na madrugada desta quinta-feira, 23, chegam ao Porto de Rio Grande as tubulações para o emissário subaquático do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa). Serão aportados oito tramos de 515 metros cada que partirão em direção a Porto Alegre no domingo, 26. A previsão de chegada à Capital é na tarde de segunda-feira, 27.

As tubulações estão sendo transportadas de São Paulo até o Porto de Rio Grande e, a partir daí, vêm pela Lagoa dos Patos até a orla do Guaíba. Com um investimento de mais de R$ 84,5 milhões, o emissário será responsável pelo transporte dos esgotos, por dentro do Lago Guaíba, desde a Estação de Bombeamento do Cristal (Mirante) até a Estação Serraria, onde serão tratados.

Megaoperação – Uma grande operação está sendo preparada para receber as tubulações, na segunda-feira. Os canos serão transportados até o Pontal do Estaleiro Só, onde está montado o canteiro de obras do emissário subaquático. Ali serão depositados para que, nos próximos dias, após a montagem dos blocos de ancoragem e dos flanges, seja feita a dragagem no leito do Lago e a instalação dos tramos dentro do Guaíba. Com o acompanhamento de mergulhadores, o tubo será assentado na vala e depois realizado o reaterro com o próprio material dragado.

 

Novos tubos serão acoplados à tubulação já instalada no Lago Guaíba Foto: Divulgação/PMPA

Prefeitura de Porto Alegre

Share



Categorias:Meio Ambiente, Programa Sócio Ambiental

Tags:,

%d blogueiros gostam disto: