Obras na pista do Aeroporto começarão em março de 2011

Um conjunto de obras, orçadas em R$ 1 bilhão, fundamentais para acabar com gargalos do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, começará em março de 2011. Três delas terminarão em dois anos, por serem complementares: prolongamento de 920 metros da pista; construção de novo complexo logístico, de 80 mil m², dos quais 23 mil m² destinados ao armazenamento de cargas; e instalação da categoria II do ILS, sistema de navegação por instrumentos que garante operações de pouso e decolagem de aeronaves com 400 metros de visibilidade e 30 metros de teto.

O cronograma integra as expectativas do superintendente regional da Infraero, Jorge Herdina, e tem como base as negociações da Diretoria de Engenharia da empresa, em Brasília. Uma das tratativas é feita com o Exército, que deverá executar a ampliação da pista. Quando a obra for entregue, a pista terá comprimento de 3,2 mil metros e permitirá operações do maior jato de transporte de passageiros do mundo, o A-380. Será possível a realização de voos sem escala de Porto Alegre para a Europa.

Hoje, conforme Herdina, os widebodies (aviões de fuselagem larga) sofrem limitações devido à dimensão insuficiente da pista: não há extensão para a sustentação aerodinâmica do avião com carga máxima de passageiros, bagagens e combustível. Quando o investimento for concluído, o transporte de passageiros e cargas será mais eficiente e rentável, observou Herdina.

Entre as demais obras a serem entregues em no máximo cinco anos estão mais um edifício-garagem, um novo posto de abastecimento de combustível de aviação e uma torre de controle de voos. Enquanto as obras não começam, a superintendência trabalha para diminuir o problema da falta de táxis aos finais de tarde. Está em discussão o acréscimo de mais 50 táxis à atual frota de 180 veículos.

Correio do Povo

 

Share



Categorias:aeroportos brasileiros

Tags:,

15 respostas

  1. Será que o galpão do Pepsi On Stage não virará o Terminal 3 do aeroporto Salgado filho?

    Curtir

  2. eu falei que o terminal 2 seria desculpa pra nao construir um novo

    Curtir

  3. Absurdo, quis dizer … Lamentável essa infraero, de revoltar! essa nova gambiarra no terminal antigo vai ficar mais uns 20 anos ali em operação, anotem isso!

    Curtir

  4. Ué, mas e a ampliação do terminal de passageiros???

    Obsurdo!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  5. Felipe. Que podem…podem. Não duvido de mais nada neste meu Brasil.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: