Obras na pista do Aeroporto começarão em março de 2011

Um conjunto de obras, orçadas em R$ 1 bilhão, fundamentais para acabar com gargalos do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, começará em março de 2011. Três delas terminarão em dois anos, por serem complementares: prolongamento de 920 metros da pista; construção de novo complexo logístico, de 80 mil m², dos quais 23 mil m² destinados ao armazenamento de cargas; e instalação da categoria II do ILS, sistema de navegação por instrumentos que garante operações de pouso e decolagem de aeronaves com 400 metros de visibilidade e 30 metros de teto.

O cronograma integra as expectativas do superintendente regional da Infraero, Jorge Herdina, e tem como base as negociações da Diretoria de Engenharia da empresa, em Brasília. Uma das tratativas é feita com o Exército, que deverá executar a ampliação da pista. Quando a obra for entregue, a pista terá comprimento de 3,2 mil metros e permitirá operações do maior jato de transporte de passageiros do mundo, o A-380. Será possível a realização de voos sem escala de Porto Alegre para a Europa.

Hoje, conforme Herdina, os widebodies (aviões de fuselagem larga) sofrem limitações devido à dimensão insuficiente da pista: não há extensão para a sustentação aerodinâmica do avião com carga máxima de passageiros, bagagens e combustível. Quando o investimento for concluído, o transporte de passageiros e cargas será mais eficiente e rentável, observou Herdina.

Entre as demais obras a serem entregues em no máximo cinco anos estão mais um edifício-garagem, um novo posto de abastecimento de combustível de aviação e uma torre de controle de voos. Enquanto as obras não começam, a superintendência trabalha para diminuir o problema da falta de táxis aos finais de tarde. Está em discussão o acréscimo de mais 50 táxis à atual frota de 180 veículos.

Correio do Povo

 

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Categorias:aeroportos brasileiros

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15 respostas

  1. Será que o galpão do Pepsi On Stage não virará o Terminal 3 do aeroporto Salgado filho?

  2. eu falei que o terminal 2 seria desculpa pra nao construir um novo

  3. Absurdo, quis dizer … Lamentável essa infraero, de revoltar! essa nova gambiarra no terminal antigo vai ficar mais uns 20 anos ali em operação, anotem isso!

  4. Ué, mas e a ampliação do terminal de passageiros???

    Obsurdo!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Felipe. Que podem…podem. Não duvido de mais nada neste meu Brasil.

  6. Augusto, te entendo mas podem fazer isso sim. Já não compraram um ALS que tá guardado num porão há anos?

  7. “Faltara’, obviamente, remover todo o resto da Vila, mas isso nao interfira’ com as obras da pista.”

    Vou fazer de conta que não li isso.

    Como se a pista fosse só a….pista. Amigão; um aeroporto operecionalizável é compreendido pela pista e mais uma cacetada de área desocupada no entorno. Sem a enorme área de escape em sua volta e o chamado cone de proteção…uma pista não serve pra nada. É apenas um amontoado de concreto sem finalidade alguma.

  8. Eu só queria ver o cronograma das obras. Só isso. Será que é pedir demais?
    Eu fico cá supondo que..se sabem que vai começar em março, então o planejamento está todo pronto e engatilhado. Mas….cadê então o cronograma? Onde está o plano?

    E se a prefeitura não conseguir remover as vilas Dique e Nazaré? Como fica o projeto? Vão iniciar as obras da pista sem saber se as vilas vão ser retiradas? Vão colocar centenas de mihões num projeto que sequer tem um canteiro de obras definido?
    Foi por isso que eu perguntei > A infraero sabe qual o cronograma da PMPA? E a PMPA…tem cronograma? Se tem eu nunca vi.
    Talvez o pessoal do blog consiga essa tão secretas informações junto à PMPA e Infraero.

  9. A Infraero é um amontoado de politicagem e sugadores e muito incompetentes. Eles não tem planejamento algum.

    Chega dar vergonhas as soluções que eles “engembram”…

  10. E a tripa da vila cruzeiro para a avenida tronco!

    Em relação a infraero, entendo a indignação do Augusto. Não dá para respeitar uma instituição que sequer consegue gastar a verba liberada para ela enquanto tantas cidades estão carentes de investimento na área. E o pior? O Ministro que devia por ordem nessa zona vai continuar sendo o mesmo.

  11. Eles falam Marco/2011 porque ate’ la’ a area da Vila Dique onde passara’ a pista ja’ estara’ desocupada e, entao, as obras poderao comecar. Faltara’, obviamente, remover todo o resto da Vila, mas isso nao interfira’ com as obras da pista.

    O preocupante e’ que se a Vila Dique, que e’ basicamente uma tripa de facil acesso, ja’ esta’ levando todo esse tempo, imagino quando vao conseguir remover a Vila Nazare’ ali ao lado.

  12. acho que eles vão fazendo a pista conforme as familias vão saindo..o importante é começar
    e lamentável não citarem o novo terminal.. muito lamentável..

  13. Infraero! Vocês sabem que ainda falta remover 1100 famílias? Vocês sabem quanto tempo em média está demorando para remover cada família? Vocês sabem há quanto tempo o processo de reassentamento está em andamento e quando ele desafetará totalmente a área da expansão da pista?

    De onde então surgiu essa data mágica “março 2011”?

  14. E quanto a ampliação do terminal de passageiros?
    Ficará somente naquele puxadinho?
    Meu Deus… lamentável!

  15. Continua a conversa fiada. Entre os informes da infraero e papo de boteco não há diferença alguma. É tudo lero-lero.

    CADÊ O CRONOGRAMA DAS OBRAS? ONDE ESTÁ? QUANDO COMEÇAM? QUANDO TERMINAM? E AS ETAPAS….CADÊ OS PRAZOS PRA CADA ETAPA?
    Infraero…me diga uma coisa; vocês sabem quantas casas para o reassentamento estão prontas? vocês conhecem o cronograma de ressentamento da PMPA? Como é que você sabem que as obras vão iniciar em março, se nem a PMPA sabe quando irá retirar os mordores? Que mágica é essa?

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