Entrada da Cidade muda a paisagem urbana

Piec beneficia 30 mil nos bairros Marcílio Dias, Navegantes e Humaitá Foto: Ricardo Stricher/Arquivo PMPA

A mudança da paisagem urbana da Capital para quem chega ou sai da cidade pela BR-290, em 2010, é resultado das intervenções na área de habitação, infraestrutura urbana, recuperação ambiental e geração de trabalho e renda feitas pelo Projeto Integrado Entrada da Cidade (Piec), que busca gerar um processo de sustentabilidade social para as famílias dos bairros Humaitá, Navegantes, Farrapos e Marcílio Dias. Região essa, que se constituiu, ao longo do tempo, com subabitações. O Piec é considerado um dos maiores projetos habitacionais do país, tanto em número de moradias como de beneficiados, atingindo 30 mil pessoas.

Parte do programa estratégico de governo Transforma Porto Alegre, do Eixo Ambiental, o Piec realizou grandes avanços em infraestrutura urbana, com a conclusão das obras de ampliação da avenida Voluntários da Pátria, numa extensão de 2 km de pista duplicada em blocos de concreto.

Com foco na recuperação ambiental, revitalizou o Parque Mascarenhas de Moraes, onde foram feitas melhorias nas quadras poliesportivas, campo de futebol e arquibancadas, recebendo uma nova sala de ginástica, pista de skate e um sanitário, além da colocação de novos equipamentos de recreação infantil, marcos de caminhada, aparelhos de ginástica e instalação de churrasqueiras. Em 2010, foi dado início ao processo de obras para a recuperação das 25 praças da vila Farrapos, que desde a implantação, há mais de 40  anos, não recebiam melhorias.

Na questão habitacional iniciou-se o processo de reurbanização de mais uma vila, a Nossa Senhora da Paz, onde estão sendo desenvolvidas pavimentação e redes de abastecimento, drenagem e esgotamento sanitário totalmente novas. O Piec tem financiamento externo do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Prata (Fonplata), com US$ 27,5 milhões e contrapartida de US$ 37,5 milhões da prefeitura.

_______________________________________________

O Piec, coordenado pela Secretaria de Gestão e Acompanhamento Estratégico (Smgae), avançou muito meses últimos meses e trouxe resultados significativos para melhorar a qualidade de vida e desenvolvimento urbano da região Norte de Porto Alegre, principalmente os bairros Navegantes, Farrapos e Humaitá. Conforme o secretário da Smgae, Newton Baggio, a prefeitura conseguiu no decorrer do ano concluir e desenvolver diversas obras, possibilitando benefícios às comunidades da região Norte e a revitalização da entrada da cidade.

A diretoria do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Plata (Fonplata), satisfeita com a execução e o desenvolvimento do Projeto, autorizou o Aditivo do Contrato, ampliando até 22 de dezembro de 2012 o prazo de liberação de recursos para aplicação do Piec.

Entre as principais obras concluídas estão a rótula e parte da extensão da rua Voluntários da Pátria com a rua Dona Teodora. A obra faz parte da parceria entre a prefeitura e a Concepa, responsável pela execução. A extensão da  Voluntários está entre as ações prioritárias da cidade, em função da Copa de 2014. Além de proporcionar melhorias de acessibilidade e mobilidade urbana, fará conexão com o Viaduto Leonel Brizola, free way e com a futura BR-448, que chegará a Porto Alegre nas proximidades da Nova Arena do Grêmio.

A revitalização do Parque Mascarenhas de Moraes e a recuperação de 25 praças da Vila Farrapos, em parceria com a secretaria municipal do Meio Ambiente (smam) foram outras obras que proporcionaram aos moradores da região um local apropriado e seguro para práticas esportivas e outra atividade de lazer. 

Uma nova unidade do serviço de Apoio Socioeducativo (Sase), que garante proteção para crianças em situação de vulnerabilidade, foi inaugurada no Loteamento Nova Esperança (avenida Voluntários da Pátria, 5779) e também faz parte do PIEC. A Sase atende crianças e adolescentes de sete a 14 anos. Além do apoio socioeducativo, garante proteção social para as crianças. É implementado no turno inverso ao da escola, oferecendo alimentação, apoio pedagógico e psicossocial e, quando necessário, encaminhamento aos serviços de saúde.

Retrospectiva 2010 Prefeitura de Porto Alegre
 

Share



Categorias:Entrada da Cidade - PIEC

Tags:,

%d blogueiros gostam disto: