Assessores de Tarso confirmam negociação para vinda da FORD

SILVIO WILLIAMS/Arquivo/JC

Na área existe atualmente apenas uma operação da Toyota (ao fundo) Uma década depois de ter sido culpado pela saída da Ford do Estado, o PT, que assumirá o governo gaúcho com Tarso Genro no dia 1 de janeiro de 2011, negocia a vinda de uma operação da montadora para o Rio Grande do Sul.

Assessores diretamente ligados ao governador eleito confirmam o que o colunista do Jornal do Comércio, Fernando Albrecht, antecipou na edição de quinta-feira: que já há conversações com a empresa para a instalação de uma unidade da montadora voltada à produção de veículos populares no Estado.

Alguns integrantes do primeiro escalão da administração petista dizem desconhecer as negociações entre o governo e a montadora, mas pessoas mais próximas a Tarso garantem que houve um contato inicial. É o caso do chefe de Gabientedo novo governo, Vinicius Wu. “Não sei informar com muita precisão. Parece que sim, há um contato, mas não sei informar precisamente como é que está essa tramitação”, disse ao ser questionado sobre as tratativas.

Outro integrante do primeiro escalão afirmou que o governador eleito não comentou nada sobre o assunto, mas que alguns futuros secretários já foram contatados pela Ford. Em tese, a tarefa de atrair a montadora para o Rio Grande do Sul ficaria a cargo do presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik.

“Na segunda-feira, após assumirmos o governo, vamos organizar esses temas”, limitou-se a dizer um petista que comporá o primeiro escalão do governo.

Guaíba volta a ser candidata a receber a montadora

A negociação com a Ford já é encarada como um potencial trunfo na largada do governo Tarso Genro. As conversações envolvem assessores muito próximos do governador. O forte candidato a ter a instalação do empreendimento, caso evoluam as tratativas, é, por ironia do destino, Guaíba, que foi preterida pela empresa em 1999, após impasse com o governo petista de Olívio Dutra, que queria revisar cláusulas do contrato firmado pelo seu antecessor, Antonio Britto (na época, PMDB).

A Ford, que investiria R$ 1 bilhão, deixou o Estado para trás e fincou as estacas do projeto Amazon em Camaçari, na Bahia. Na época, a prorrogação de um acordo automotivo, formulado pelo governo Fernando Henrique Cardoso, e com benesses fiscais bem superiores aos dos gaúchos (que eram de R$ 450 milhões), foi a ísca irrecusável.

No primeiro semestre de 2010, o caso veio novamente à tona com a condenação da montadora, pela Justiça estadual, a pagar indenização de R$ 134 milhões pela rescisão do acordo e para ressarcir investimentos em infraestrutura e estudos feitos pelo governo. A empresa recorreu da decisão. No final de 2009, a montadora anunciou investimentos de R$ 4 bilhões entre 2011 e 2015 no Brasil, o maior da história, ante o crescimento das vendas de carros no País, sendo R$ 2,8 bilhões para a base baiana, onde fabrica a Ecosport e o Fiesta. O pacote contou ainda com a prorrogação pelo governo Lula dos incentivos fiscais federais por mais cinco anos.

A cogitação de Guaíba surpreendeu nesta quinta o secretário de Governo da prefeitura local, Paulo Alberto Scalco, que afirmou desconhecer qualquer tratativa. Scalco lembrou rapidamente do projeto de 1999 e que a sequência do empreendimento, que previa três unidades, estava em andamento na Bahia. “Mas temos área no município. Tem muito espaço”, apressou-se Scalco.

Segundo o secretário, o terreno onde a fábrica gaúcha da marca iria ser erguida tem ainda cem hectares vagos. Na maior parte da área, com mais de 700 hectares, foram anunciados sete investimentos em diversos setores. Já opera no local um centro de distribuição da Toyota. Mas há outra área privada, em frente à antiga e do lado oposto ao da BR-116, de 1,5 mil hectares, hoje várzea de arroz.

Apesar de garantir que já expurgou o episódio da Ford de 10 anos atrás, a prefeitura local está às voltas com dificuldades para fazer os empreendimentos já confirmados da Terex Corporation, Vipal/Fate, Neugebauer, Andrita Supply, Internacional PET, Renobrax, e Gaya Florestal, que somam cerca de R$ 900 milhões e mais de 3 mil empregos. Terex e Vipal/Fate estão com mais pressa e podem recuar na implantação local, ao lado da Andrita e da Internacional PET.

Demora na emissão de licenças ambientais para cada projeto e indefinição sobre o EIA/Rima do Distrito Industrial, imprescindível para a operação industrial na área, são fonte de maior problema, conforme noticiou o Jornal do Comércio em 22 de dezembro.

Temendo uma Ford 2, Tarso Genro decidiu instalar uma comissão específica para cuidar do caso, com reunião na primeira semana do novo governo. O grupo terá membros do Executivo, representantes da prefeitura e das empresas e do Ministério Público. Tarso, segundo Scalco, teria dito, durante encontro em dezembro, que o PT tem um passivo a ser saldado com a cidade.

Jornal do Comércio
 

Share

____________________________________________

Isso significa que eles estão reconhecendo o erro e querem se redimir, tentando trazer novamente para o Estado a Ford ? Eles querem corrigir um ERRO HISTÓRICO. Nada como um dia depois do outro.



Categorias:Economia Estadual

Tags:, ,

12 respostas

  1. Hahahaha….eu sou um vidente…irei apostar CONTRA o PT sempre….todos os dias da semana e duas vezes ao domingo. Especialmente se a aposta for sobre algun tipo de empreendimento de grande porte que ira criar varios empregos….jamais acontecera. Ford nega qualquer acerto com Tarso, eles irao aumentar a planta da Bahia. Tudo pirotecnia….ACEITEM O PT NOZ ODEIA!!!!!! OHHH SIM AUMENTAR O SALARIO DELES ELES TRATARAM DE PRIMEIRA ORDEM….KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ELES SE AMAM!!!!

    Curtir

  2. Concordo plenamente com o comentario de Phil…

    Curtir

  3. Vai vir no máximo um centro de distribuição para desovar as Rangers argentinas como a Toyota faz com a Hilux…

    Curtir

  4. O que vai acontecer é que o governo Tarso vai ficar 4 anos querendo trazer a fábrica da ford pra cá, pra conseguir votos pra ficar mais 4 anos. E aí, na última hora, eles resolvem criar o parque nacional guaíba-coruja na área…. ahahahaha

    Curtir

  5. Peraí! Não estou entendendo mais nada. A área onde era pra ser instalada a Ford não é exatamente a área onde se pretende instalar o Distrito Industrial de Guaíba? Casualmente, um projeto da Yeda que tá empacado por causa das linceças ambientais. Agora o PT acena com a Ford novamente? Tem cheiro de implicâncias entre PSDB e PT aí nessa história….só pra variar.
    Que coisa mais irritante esses partidos políticos do Brasil. Um Pinochet por aqui faria um bem enorme.

    Curtir

  6. O quê???? O PT agora quer trazer a Ford? Pô…mas ela não era o sinal do imperialismo e da exploração americana? Cadê o Rosseto?

    Curtir

  7. Aí tem pelo menos alguma explicação para ainda tentarem impedir as indústrias de se instalarem na área – a Funai ainda está ameaçando… – para poderem trazer a Ford para aquela área. Isso mostra o quanto a imagem do PT foi abalada por isso.
    Que consigam trazer!

    Curtir

  8. Nao acho que isso ira calar a boca de muita gente, a minha nao ira. Nao confio no PT eles mandaram embora a primeira fabrica, depois bloquearam qualquer tentativa de ocuparem a area que seria da ford…..Terex e outras estao ameacando irem embora de guaiba, e tem mao do PT ai. Entao de todas a cachorradas que eles fazem, como as denuncias contra Yeda, Funai (em guaiba), Cais do porto, Estaleiro so’ destruicao de plantas da riocell (acho que era), impedimento das industrias de celulose e agora com esse kit gay que querem enfiar guela abaixo.

    Uma andurinha so’, nao faz verao. Um acerto nao limpa a ficha dessa gente. Mas se trazerem, e com isso um grande SE, e’ um passo na direcao certa…..mas estao tao longe da meta que precisam passar os proximos 4 anos investindo feito loucos para calarem pessoas como eu. (sei que nao sou ninguem especial mas…)

    Curtir

  9. Eu acho que isso é só pra tentar limpar a imagem, por que a Ford não pretende produzir nenhum popular novo nos proximos anos, ja que pro Fiesta ja tem a fabrica, vai vir o Novo Fiesta que não é popular (modelo Mexicano)..
    Bom, vamos ver e torcer, mas acho que isso é trova.

    Curtir

  10. Acho que reconhecer um erro é uma virtude. Se o Tarso conseguir essa proeza com a Ford, está também calando a boca de muita gente. Se ele começar a gestão não atravancando o processo do Cais e lutando pra trazer a Ford novamente, teremos um Governador brilhante.

    Curtir

  11. Amém!!!

    Curtir

  12. Sempre critiquei a ideologia petista, porém terei que reconhecer o merito deles, caso reparem o erro e tragam a Ford de volta, pois acima de questões partidárias, eu penso no que é benéfico para o meu estado, ao contrario dos petistas que votam no partido e nao no candidato.

    Vamos aguardar, pq o pessoal do PT geralmente late alto, mas nao morde..

    Torço que mudem e nao me importo que fiquem no poder, caso façam um governo excepcional, o que acho muito dificil, pois as questões ideologicas estão muitas vezes acima do desenvolvimentismo no partido dos trabalhadores…

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: