Terminal 2 – Uma vergonha para Porto Alegre

Não sei quem é o autor deste vídeo, mas as imagens são verdadeiras. É este aí mesmo o Terminal 2 do “Aeroporto Internacional Salgado Filho”.

É isto que teremos pra oferecer na Copa 2014 como auxílio ao Terminal 1 ? É simplesmente inacreditável ! Como pode isto acontecer em uma metrópole como Porto Alegre?

Deixo para vocês opinarem. Obrigado, Jake, pela sugestão de post.

Caso esteja muito lento para ver o video, farei upoload para o servidor do Blog.

Share

______________________

Eu até poderia sugerir que o Governador Tarso Genro fosse lá em Brasilia, agora que está no trono, e pleitear junto a Presidente Dilma para conseguirmos ampliar o Terminal 1. Mas parece que ele tá mais preocupado em aumentar os salários do seu pessoal …

 Imagina Sr. Governador! Apresentaremos para turistas do mundo inteiro esta porcaria de aeroporto ?

Vamos lá, vamos dar uma jeito. Ainda dá tempo. Tem 3 anos e meio…



Categorias:aeroportos brasileiros, COPA 2014

Tags:, , , ,

42 respostas

  1. Caro Rogério,

    Vá ao aeroporto de Copenhage (que na verdade é chama Kastrup) pra ver se tem puxadinho como no Salgado Filho. Garanto que não. Não entrarei no quesito impostos pq o brasil não deixa a desejar a nenhum país de primeiro mundo nesse quesito ( a não ser , é claro, que o senhor sonegue e não os pague). Aliás, esse aeroporto é um dos mais antigos do mundo, foi reformado e MODERNIZADO inumeras vezes, e possui mais dois terminais novos ao lado.

    Não quero que o Terminal seja demolido, mas que seja modernizado e que possa atender COM COMFORTO a demanda atual.

    PS: Sou a favor da preservação da historia da nossa comunidade. Não acho que o terminal 2 do aeroporto tenha um valor histórico tão valioso como dizes, caso realmente tivesse não seria abandonado as traças como ficou por dez anos.

    Curtir

  2. Caro Leonardo

    Convido-te a uma pequena reflexão. O que para ti significa uma sociedade que vai para frente? Talvez a tua idéia de uma sociedade que vai para frente é um Emirado Árabe qualquer que esteja construindo no meio do deserto uma fantasia de mil e uma noites? Ou seria, de uma Dinamarca em que o indivíduo paga mais de 60% de imposto para manter toda uma estrutura de benefício social?

    Tens que antes de dizer simplesmente que uma sociedade não vai para frente definir qual a direção que queres que esta sociedade se movimente. Ou um Dubai ou Abu Dhabi com seu prédios futuristas ou uma Copenhague com seus prédios vetustos do séculos XVII e XVII e canais.

    Defina o que chamas progresso e evolução que poderemos discutir.

    Curtir

  3. Acho que falta bom senso pra ti Rogério, afirmar que esse terminal aí do jeito que tá é uma beleza é muito conformismo mesmo. É por causa da mentalidade de gente como você que a sociedade brasileira não vai pra frente.
    Não acho que o predio deva ser demolido, mas que ele então seja reformado de maneira apropriada, não essa porcaria que está. Você realmente acha que nao há nada de errado ai nas coisas que vimos no video???? Tomo como filosofia de vida que em tudo que eu fizer na vida, darei o melhor de mim e tentarei fazer da melhor maneira possivel, parece que você não segue o mesmo.

    O brasil estará em copa do mundo daqui 3 anos… e é com esse tipo de infra estrutura que irá receber o mundo. e tem gente que nao tem vergonha disso…

    Curtir

  4. Trabalhei entre os anos 86 à 92 neste aeroporto e nunca assisti nada igual como neste video. Um descaso total. Prova de que o que é velho neste pais não vale nada, é descartado. Nos anos que trabalhei o aeroporto era um brinco, pois era o único. Tinham o maior cuidado com o terminal.
    Isso aí é má administração mesmo. A conservação da limpeza e organização e qualidade no atendimento é indispensável. Coisa que sobra no terminal 2 e falta no 1.
    Vão trabalhar cambada de vagabundos.
    è o que está faltando.

    Curtir

  5. Que filminho mais furreca… Hehehe. Ao invés de ajudar nas soluções “esse troço” serve pra acirrar discussões ultrapassadas e distorcidas, como do Giberto e outros. Estive em pelo menos vinte terminais PIORES que este, incluindo o de Porto Seguro e o de Cuzco, no Peru. Vamos ser sérios? Precisamos da ampliação do novo e da reforma celere deste antigo. Adianto que gostei da providência da reabertura e necessita de melhorias e integração com o novo terminal.

    Curtir

  6. Muito boa a abertura do terminal antigo, gostei, aprovado, mas temos que ampliar capacidade para 15 milhöes de passageiro/ano e ampliar a pista.

    Curtir

  7. Não entendo como tem gente que consegue ser favorável ao uso do Terminal 2 da forma como está. Assim é desumano, sem nenhuma infraestrutura para o passageiro. A propósito: talvez se usarem mesmo os tais “módulos operacionais” (puxadinhos) poderiam dispor na forma de um corredor ligando o Terminal 1 ao Terminal 2, e seria adequado reaproveitar as instalações comerciais e de serviços que já existiam antes ao invés de deixar espaços vazios à toa.

    Curtir

  8. Caro Phil

    Sinto muito não ter escrito de forma mais clara que permitisse que entendesse o que falei, logo tentarei explicar melhor.

    Toda a construção civil consome muita energia, um saco de cimento é basicamente energia, o mesmo com o aço, os materiais cerâmicos e aí por diante. Ao se demolir um prédio para construir outro com mesma funcionalidade, se está causando danos ambientais.

    Causar um dano ambiental não é simplesmente cortar uma árvore ou matar um animal silvestre, danos ambientais são causados pelo mau uso dos recursos naturais.

    Fico triste por ver tamanho desconhecimento por tua parte do que seja um dano ambiental, hoje em dia a engenharia em países do primeiro mundo tentam minimizar ao máximo o desperdício de materiais de construção, pois isto tudo é energia e recursos naturais postos fora.

    Só para tua informação, para produzir 1kg de cimento Portland é necessário 3000 a 3600kJ (1000 cal=4,12kJ) só no processo de clinquerização (1450°C a 1350°C) sem levar em conta a extração, separação e transporte dos constituintes do cimento (se quiseres uma tabela completa do consumo de energia de cada material de construção olhe em http://www.canadianarchitect.com/asf/perspectives_sustainibility/measures_of_sustainablity/measures_of_sustainablity_embodied.htm ).

    Meu caro amigo, de chorar é o discurso do “progresso acima de tudo” que fazes no último parágrafo, não sou contra a construção de obras novas, pois eu mesmo tenho algumas obras no meu currículo (e não me arrependo delas), mas demolir algo funcional só por demolir é um verdadeiro atraso, este discurso que empregas está defasado no mínimo quarenta anos e não é isto que se ensina em boas escolas de Arquitetura e Engenharia, hoje em dia nem mais um bom mestre de obras tem esta mentalidade predatória, talvez um servente que não tenha cursado o primeiro grau completo (e estão graças ao bom Deus, sendo minoria no mercado) ainda pense assim.

    Caro amigo, o fácil e rápido, só é fácil e passageiro.

    Curtir

  9. Bem, o Rogerio ai acima, exemplifica com clareza de HDTV o prque do atraso cronico de porto alegre……demolir um predio causa danos ambientais!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    O cara TEM que rir pra nao chorar….parece que lutamos usando foices morro acima enquanto sendo atacados por metralhadoras….Esse tipo de mentalidade TEM QUE ACABAR, jesus nao e’ possivel e nem justo fazer milhares de pessoas viverem parados no tempo dessa forma….mas com educacao, cultura e bom senso acho que conseguiremos mudar e melhorar a cidade, com tempo!!!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: