Alegria de pobre dura pouco: Ford fará fábrica na Bahia mesmo

Nova fábrica da Ford sairá na Bahia e não no RS

Na Bahia, os teasers espalhados na mídia gaúcha sobre investimentos de uma nova fábrica no RS foram encarados com humor.

A Ford já avisou ao governo baiano que sairá lá a nova (ampliação) fábrica, tal como saiu aqui a nova (ampliação) fábrica da GM.

Uma fábrica da Ford no RS, pelas mãos do PT, seria algo como a reconquista. Afinal, Olívio Dutra mandou a Ford embora.

http://www.polibiobraga.com.br/

Share



Categorias:Economia Estadual

Tags:, , , ,

22 respostas

  1. Caro Pill

    Se trabalhas no setor portuário dê uma olhadinha nos “modernos equipamentos” utilizados para dar apoio a navegação interior

    https://docs.google.com/present/view?id=0AdRldlaPRPPZZGQzYmRzODhfM2Q5aHNtNmRk&hl=pt_BR

    depois me faça um comentário.

  2. Caro Phil

    Não sou bobo e nem acho que alguém que esteja lendo este blog seja para pensar que vamos construir um porto do porte de Rotterdam! Mas jamais no porto da cidade foi implantado um terminal de containers. Veja o porto de Porto Alegre não tem um (nem um para remédio) equipamento para retirar um container. Se abriu mão por completo disto tudo, tu não tens notícia do porque disto mas posso te adiantar, tudo por pressão de políticos da cidade de Rio Grande que com medo do crescimento do porto da capital, fizeram tudo para eliminá-lo por completo. Já existiu uma área entre o Porto Velho e o cais Navegantes que seria reservado para tanto. Era só aterrar e colocar equipamento para tanto.

    O que há em Porto Alegre não são problemas técnicos e viabilidade para o porto ser operado, o que há é uma deliberada ação de eliminar o mesmo para não prejudicar Rio Grande. Isto tudo é feito com o apoio de TODOS os últimos governadores do estado e prefeitos da cidade.

    Se tu és especialista em transporte marítmo me diga se alguma cidade que possuia um porto simplesmente abriu mão do mesmo e ficou sem este modal. Pois o que Porto Alegre faz é isto, não estamos abrindo mão de um porto por outro, estamos abrindo mão de um porto para outro situado a uns 250km ao SUL (ou seja, aumentando em 250km de transporte ferroviário ou rodoviário e mais 250km de transporte marítmo. Em todos exemplos que citaste os portos foram transferidos para 10km ou 20km de distância (no máximo).

  3. Outra, nao querendo ser chato…mas portos e trasporte ferroviarios e’ oque faco a alguns anos e passamos por problemas TODOS OS DIAS….agora por exmplo esta nevando bastante….os portos ficam mais devagar…e com isso linhas de caminhoes se formam se o sistema de computadores cai,,,esqueca, o cara passa o dia parado, ontem um caminhao com container virou, e a carga era quimica…..imagina oque nao aconteceu????? tudo parou por 10 horas, nada entrava, nada saia uma estrada de 5 linhas para cada lado foi enterrompida por horas, todo transito circunventado…sem falar na limpeza e problemas ambientais que ocorreram….nessa area nao pode construir casa residencias……por esse motivo…Os tempos des “estivadores” ja se foram….e portos precisam de espacos enormes para armazenar containers….Hoboken ja mandou embora seu porto a 40 anos…ON THE WATERFRONT foi um bom filme, mas essa epoca ja passou.

  4. Rogerio , eu ja estive no porto de Rotterdam, Hamburg temos a conta da DB Shanker, singapura (ja morei la por sinal) Busan (K do S meu primo detem o direito de importacao de maquinas Huydai para o brasil) e shanghai (onde tambem usamos para exportacao de maquinarios) NENHUM DELES esta no centro dessas cidades….isso seria fisiscamente IMPOSSIVEL de ter. Singapura e’ uma cidade e nao tem muito espaco, mas o seu porto fica na area oposta do seu “CAIS MAUA” (como se fosse nas ilhas ou eldorado do sul) mas mesmo assim usam portos na Malasia tambem.

    Busan foi construida especialmente para ter o porto la e a mesma coisa acontece na hollanda o porto nao esta na area central da cidade, estaria aonde gremio nautico uniao esta situado…hamburg mesma coisa. OS portos de nova iorque ja sairam de la a muito tempo e passaram para nova jersey….boston e baltimore nao conta porque sao pequenos e mesmo assim removidos da area central…..mas tu sabe oque todos tem nos seus “portos” centrais??? UM maravilhoso cais aonde todo tipo de comidas e servicos estao localizados na singapura tem tres areas portuarias que foram convertidas ate no estilo Ingles de aquitetura..depois do trabalho iamos para la tomar todas…na koreia puff esquece estao construindo uma cidade nova. Em londres, reconstruiram toda a parte que era portuaria e construiram apartamentos de luxo. oh horror, a humanidade!!!! luxo….aahhhh

    Os EUA podem nao ter os portos maiores mas sao VARIOS decentralizados, contrario do que acontece mundo afora….so’ na costa leste temos..Miami, Georgia, Jacksonville, Carolina do norte, Norfolk, Baltimore, aonde estou temos algo como 9 portos mais um ou outro em long island…continuando, temos em connecticut, boston e em maine um pequeno e essas nem sao os maiores….california possue os maiores em volume….agora soma eles…e estao todos integrados a redes ferroviarias que vao dentro dos portos…..imagina trem passando na maua…o transito…..entendo o que tu queres dizer com portos….mas nao, no porto dai nao tem espaco para receber os novos navios pos panama, seria loucura…uma bizarrice imagine, nao querem predios mais altos que 10 andares, mas querem porto dentro do centro…aonde nem carro pode passar!!! come on now!!

  5. Phil

    Boa lembrança, esta idéia de tirar os portos do lado das cidades parece que se aproxima bem da concepção Norte-Americana, que deves conhecer bem, e estes é um dos motivos que dia a dia os USA perde importância no mundo perdendo quase 40% da sua participação no comércio mundial nos últimos quarenta anos.

    Se olharmos o tamanho dos portos no mundo veremos que os USA, está ridiculamente colocado no ranking dos maiores portos do mundo. Se considerarmos em volume o primeiro porto americano já está em quinto lugar (e na realidade não é um porto são quase 100km do rio Mississipi que estão colocados sobre uma mesma autoridade portuária).
    Os maiores portos ao mundo, tanto em volume de conteiners como em peso são orientais, e estes portos estão situados dentro das cidades.

    Gostaria de ter a informação da onde que tiraste que os portos de Singapura, Rotterdam, Xangai e Hong Kong e Antuérpia estão procurando ir para longe de áreas urbanas, estes são os maiores portos do mundo, na maior parte deles é difícil separar o que é área portuária da cidade propriamente dita.

    Talvez o custo de eliminação de portos perto das cidades seja um custo que esteja sendo agregado aos produtos norte-americanos e seja mais um dos motivos da franca decadência da economia norte-americana em relação ao mundo.

    Quanto a região da grande Porto Alegre possuir ou não indústrias que necessitem um porto, por estares longe darei um desconto sobre o teu desconhecimento. Posso lembrar que na região da grande Porto Alegre temos uma indústria metal mecânica pesada que não se desenvolve mais exatamente por custo de transporte, não esqueças também que temos usinas siderúrgicas nesta região, uma montadora e outros tipos de indústria. O porto de Porto Alegre se bem operado serviria para as cidades de Canoas, Sapucaia, Esteio, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Gravataí e outras cidades.

    Não vem mais indústrias, ou até determinado tipo de produtos não são feitos na região metropolitana de Porto Alegre, exatamente por não possuirmos um transporte de baixo custo eficiente (Navegação e Ferroviário).

    Agora querer que a cidade tenha um porto é ser anti-desenvolvimentista, isto sim é uma piada, ou pior é o desconhecimento de pessoas que acham que o único modal de transporte é o Rodoviário.

  6. E exatamente qual produto Porto Alegre produz em alta quantidade que nescessita ocupar uma area URBANA CENTRAL com um PORTO?????????? Eu trabalho com portos aqui nos EUA, e pelo menos aqui e na europa e asia e oceania a tendencia e’ de portos procurarem maiores instalacoes LONGE de ares urbanas e de facil acesso dos barcos e trens intermodais para receberem os navios POS-Panama…..coisa que nao daria nem com banda de musica para fazer ai…..um porto pequeno apertado como esse de POA. So’ tem UMA utilidade que pode ser economicamente sustentavel e essa UNICA e’ exatamente o turismo e servicos afins.

    Imagina caminhoes com containers entrando e saindo na maua e arredores!!! Dai da pane nos computadores do porto!! linhas de caminhoes de no minimo 70,000 libras de peso e 60-70 pes de comprimento engarrafando TODA a area central….kkkkkkkkkkkk e isso acontece toda hora aqui, imagina ai….por favor vamos nos concentrar em coisas reais e nao caprichos rancorozos anti-desenvolvimentistas. Acho eu que a intencao e’ boa, mas fisicamente impossivel. Faca o porto em Guaiba entao!!!

Faça seu comentário aqui: