Licitação da coleta de lixo por contêiner tem nova etapa

Área-piloto da coleta por contêineres Foto: Divulgação/PMPA

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) está em contagem regressiva para a implantação da coleta automatizada do lixo através de contêineres em uma área piloto da cidade. Na primeira etapa da modernização, cerca de 9% da população será contemplada. O edital de licitação foi publicado no dia 9 de dezembro. Os envelopes de habilitação serão abertos em 12 de janeiro, e o resultado será divulgado no dia 20. A previsão é de que a empresa vencedora da concorrência instale 1,2 mil contêineres para a coleta de lixo domiciliar em 11 bairros a partir de junho.

A população de Porto Alegre, em especial os 123.600 habitantes que utilizarão diretamente o novo serviço, será informada e esclarecida dos detalhes da mudança através de uma ampla campanha de divulgação. As informações começam a ser divulgadas com 30 dias de antecedência e ao longo dos primeiros 30 dias de uso da nova coleta, inclusive para deixar bem claro que, por enquanto, a coleta seletiva não mudará.

Área-piloto – A área de implantação do projeto-piloto da nova coleta domiciliar será limitada pelo Guaíba a oeste, pelo Arroio Dilúvio a sul, pelas avenidas Silva Só e Goethe e pela rua Dr. Timóteo a leste, e, a norte, por um contorno que, da Dr. Timóteo, irá pela Cristóvão Colombo até a Ramiro Barcelos e desta para a Voluntários da Pátria e Conceição, até a Mauá.

Os contêineres de dois tamanhos diferentes – 2,4 mil litros e 3,2 mil litros – estarão distantes no máximo 100 metros um do outro e ficarão estacionados (75%) na via pública, ocupando o espaço semelhante ao de um automóvel. Apenas 300 contêineres precisarão ficar sobre calçadas, por falta de estacionamento em determinadas vias.

As vantagens imediatas da coleta de lixo domiciliar em contêineres – aos moldes do que é feito em Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria e nas cidades uruguaias de Punta del Este e Montevidéu – serão o desaparecimento quase total dos caminhões de lixo (ficam só quatro) no trânsito dentro desta área de muito movimento de carros, o fim da ação da chuva, do vento e de animais nos sacos de lixo, que poderão ser dispostos nos contêineres a qualquer hora do dia ou da noite, e a diminuição da ação de catadores informais.

Prefeitura de Porto Alegre

Share



Categorias:Outros assuntos

Tags:, ,

11 respostas

  1. Senhores, a soluçäo do lixo é só reciclar 100 %, o resto é papo para corrupçäo.

  2. O sistema de coleta com containers não impede a presença de catadores, ainda há uns em Pelotas, mas passam a ter que entrar no meio do lixo para revirar e acaba dificultando a prática de deixarem lixo orgânico apodrecer espalhado nas calçadas.

  3. Ao contratio do Rogerio Maestri, não acho isto modernissímo. Outras cidades do mundo tem isto faz décadas… Até Caxias do Sul tem.

    De novo, Porto Alegre parece que tem que se esforçar enormemente para fazer o que outras cidades fazem facilmente.

  4. Ótima essa medida. A cidade ficará mais limpa. Pelo menos é o que se espera.

  5. Vocês vão notar uma diferença incrivel nas ruas da cidade.
    Grande parte dos lixos que se ve pelo chão da cidade não são de pessoas que jogam, e sim de sacos que são rasgados por animais, atirados por mendigos ou que carroceiros abrem e depois o vento ou chuva espalham.
    Vai ser muito bom isso.
    Só vai faltar dar um jeito nos mendigos, que ainda assim fazem um estrago enorme nas ruas.

  6. Hummmm, entendi, eu estava tendo uma visão meio qeu “exagerada” dos containers. ehehehe, só que vai ser complicado fazer as pessoas se engajarem mantendo a coleta seletiva, mas acredito que ela sera retirada com o tempo.

    Acho que isso ja ajuda também na questão das sacolas recicláveis, pois muita gente não abre mão delas para uilizar para armazenar o lixo.

  7. Marcelo.

    Eu morei numa cidade Européia que tinhas que caminhar uns 100 metros para depositar o teu lixo reciclável, e as pessoas faziam isto. O lixo não será colocado no meio da rua como é feito hoje em dia. Aquela prática de colocar o saquinho de supermercado preso na árvore como um enfeite de natal, não será mais possível, teremos que caminhar um pouco e colocar o lixo no local conveniente. É mais incômodo, é, mas temos que ver sob o aspecto higiênico e também na diminuição dos alagamentos quando chove e os saquinhos são levados para dentro dos bueiros.

    Isto é modernismo, e este tipo de modernismo que economiza combustível e saúde de todos (lixeiros e moradores) temos obrigação de colaborarmos.

  8. Marcelo,

    É exatamente isso. Qual é o problema?

  9. Marcelo

    O uso de containers é quase que universal, quando nas séries americanas os detetives acham um “presunto” dentro de um depósito de lixo é deste tipo de equipamento que estamos falando. A vantagem é que como a introdução deste tipo de coleta é muito antigo, estas cidades que aderiram ao seu uso vão adaptando locais para a colocação dos mesmos, com o tempo os grandes condomínios ou até os loteamentos novos terão um local específico para tanto. Agora o certo, é que se trata de uma evolução.

  10. Juro que não entendi isso ainda, containers vão ficar no meio das ruas e as pessoas vão ter que ir jogar o lixo neles? Se for isso mesmo, se a coleta seletiva continuar ninguem vai ir até os containers.

  11. Simon

    Surpreendentemente estou concordando contigo. Com o sistema de contêineres é mais humano em termos de tratamento dos profissionais de coleta de lixo e além de tudo nos livra das máfias das empresas de lixo que pululam pelo Brasil. Para coleta via contêineres qualquer grande transportadora poderá se habilitar nas concorrências, a medida que não exige equipamentos tão caros como os caminhões de lixo. As próprias empresas que recolhem material de construção poderão concorrer. Só espero que não tenha havido mamata na licitação, obrigando que as empresas tivessem experiência em roubar os cofres públicos.

Faça seu comentário aqui: