Monumento dos Açorianos sofre com corrosão

Foto: GABRIELA DI BELLA/JC

Um dos mais belos se não o mais belo dos monumentos de Porto Alegre sofre processo de corrosão por causa da urina dos sem e com-teto que perambulam na área.

O Monumento dos Açorianos, um dos mais bonitos da cidade, já foi maculado pela turma dos sem-miolo.

Não bastasse isso, fizeram um dormitório com direito a fogueiras e um bar, que certamente aceleram o processo de deterioração do monumento.

Fernando Albrecht – JC

Share

Foto inserida às 21:55

Foto: Gilberto Simon / Porto Imagem



Categorias:Parques da Cidade, vandalismo

Tags:

8 respostas

  1. Eu não morro de amores por essas obras, mas já que foram instaladas deveriam ser preservadas adequadamente. O problema é que qualquer ação policial contra um “pedinte” ou pixador é logo criticada por vagabundos que se dizem “defensores dos direitos humanos” mas na verdade só querem saber de passar a mão em cabeça de bandido. Se realmente os direitos humanos do cidadão de bem fossem respeitados, não seria necessário ter “trocentas” grades em casa enquanto os vagabundos que não estão comendo de graça na cadeia estão fazendo a festa na rua.

    Curtir

  2. Aqui da pra ver algumas obras dele pela cidade.

    http://www.esculturagaucha.com.br/carlostenius1.htm

    Curtir

  3. O nome do autor do Monumento dos Açorianos é Carlos Tenius. Ele também é o autor do Monumento a Castelo Branco, no Parcão e desse outro que vcocês falaram na 7 de Setembro. Tem mais obras dele por aí. Gosto muito de todas !

    Curtir

  4. Se o jeito for colocar cercas, é o jeito. Mas é vergonhoso ter que recorrer a cercas para proteger as pessoas e o patrimônio enquanto a vagabundagem fica livre. Mendicância praticamente virou profissão, nem é mais tida como contravenção, e esses “cidadãos” acabam se achando como detentores de mais direitos que os cidadãos honestos, ficam parasitando e ainda acham que cidadãos de bem tem obrigação de dar coisas a eles.

    Curtir

  5. A piscina não me parece tão má idéia… olha as da rendenção por exemplo. Realmente devem estar completamente cheias de urina, mas não dá pra ver e a chuva acaba diluindo o cheiro 🙂

    Aquelas duas são do mesmo artista sim, se não me engano ele ainda é vivo mas não recordo o nome dele agora. Não me lembro desta na 7 de setembro…

    Curtir

  6. Uma piscina? Dai sim, o que mais ia ter era vagabundo tomando banho, mijando al dentro, ia ficar uma beleza. é complicado, porque colocar cercas também como se fez na frente da prefeitura fica ridiculo, perde toda a graça. Tinham que restaurar que nem fizeram no parcão.

    Sempre achei as duas no mesmo “estilo” mas não sabia que eram do mesmo artista, e tem outra parecida na frente do Banco do Brasil da 7 de Setembro, bem pequena, dai parece que sao varios pedaços de uma mesma obra espalhados pela cidade. Ou eu to viajando também. eahuhueaa

    Curtir

  7. Triste ver isso.

    Deveriam por uma piscina em volta dos monumentos de Poa, ai sim acho que evitam de destruir.

    Curtir

  8. É uma pena realmente. Ele é bonito e considero ele mais interesse que o outro projeto do mesmo autor, que fica no Parcão.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: