Passageiros reclamam de redução de horários de ônibus em Porto Alegre

“Ônibus lotado é cruel”, diz usuária

Fernando Zanuzo | fernando.zanuzo@rdgaucha.com.br

Paradas cheias, ônibus lotados e espera além da conta. A redução de 10% nas viagens de ônibus de Porto Alegre complica a vida de muita gente que depende do transporte coletivo. Em todas as regiões da cidade, o movimento nos pontos parece ser maior, já que menos veículos trafegam.

Desde o mês passado, as 23 mil viagens diárias foram reduzidas para 21 mil. Impacto direto na rotina de trabalhadores como a doméstica Einá de Oliveira, moradora da Lomba do Pinheiro que vai todo o dia para o Centro.

— Tá atrasando… É horrível. Ônibus lotado é cruel. Eles reduzem por causa dos estudantes, mas eles pensam que ninguém trabalha — queixa-se.

A EPTC admite que pode haver problemas pontuais e começou hoje um levantamento das reclamações feitas pelo 118, a partir das queixas enviadas por torpedo ao programa Gaúcha Hoje. Se ficar constatada alguma deficiência, a grade será alterada. O diretor-presidente, Vanderlei Capelari, lembra que a redução das viagens ocorre nos horários entre pico, das 8h às 17h e vai exigir rigor das empresas.

— Nós vamos intensificar a fiscalização e vamos avaliar as sugestões e reclamações que foram enviadas ao 118 para fazer algum ajuste pontual e melhor atender os usuários — promete.

Sobre a Lomba do Pinheiro, Capelari afirma que a empresa Unibus não cumpriu com a tabela horária e será notificada. A EPTC orienta que os usuários liguem para o telefone 118 sempre que houver atrasos

RÁDIO GAÚCHA



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, , , ,

13 respostas

  1. O onibus T5 do horario das 06:49 há dois dias (26/10 a 27/10, por enquanto) que não aparece no terminal praia de belas. Tinha melhorado, fazia tempo que não acontecia isso. E estão preocupados com aeroportos.Alem disso a carris lacra as janelas dos onibus com parafusos, quando o ar condicionado, que não tem manutenção nenhuma, ta desligado.Viva a copa 2014. Quanto a STS, não cumprem horarios, tem cobrador mal educado que empurra passageiro na roleta.

    Curtir

  2. E ste ano passeia utilizar a linha 111 restinga velha via tristeza . sinto que nos horários de pico ha uma carencia do mesmo,principalmente na volta as aulas : sabendo que no horário da manhã ,entre hs 11;26 e 11;30 ( pois é oque costumo pegar) costuma sair duas linhas de õnibus , final da linha (centro) , respectivamente restinga nova via-tristeza , restinga velha via tristeza . posso dizer que sempre saem no horario. sugiro que nestes horarios de pico aumentassem o nº de ônibus ou que o intervalo entre as duas linhas fossem aumentadas para que possam pegar o pessoal que saem das escolas , exe; o restinga nova poderia sair hs 11;35 e o velha hs 11;50. Morro no Bairro flor da Resinga e como este lado esta crescendo muito c/ os tantos condomínios que estão sendo construindo sei o quanto melhorou com a linha 111 , mas ainda precisamos dar atenção as muitas crianças que ainda estudam fora da restinga, sei que muitas delas estudam na escola joão xxIII na escola paraná , e no colégio odila e necessitam dessa linha, nesse horario que citei acima(pois no horário que eles estão soltando, o 111 já esta chegando na tinga) , e com certeza nos outros horários de maior fluxo tambem, tenho certeza que com achegada das aulas o sts tera essa escasses de ônibus suprida, pois em março serão entregues mais apartamentos no bairro Restinga velha, e o nº de passageiros vai aumentar e muito .

    Curtir

  3. STS de Porto Alegre investe em novas tecnologias de transporte de passageiros.

    Na tarde de ontem, terça-feira 11 de janeiro, após ficar mais de 20 minutos esperando um ônibus da linha 195 TV, no final da linha no Bairro Menino Deus, Morro Santa Teresa, o dito chegou.
    De acordo com a tabela disponível, inutilmente na internet, deveria haver os horários 18h55min, 19h06min e 19h18min.

    O carro que chegou (1142) partiu do final da linha no morro às 18h11min, ou seja, num horário totalmente em desconformidade com a tabela publicada.

    Seguimos viagem aos trancos e barrancos, pois depois que um imbecil qualquer resolveu que as pessoas deveriam entrar pela porta da frente dos coletivos, pervertendo as regras da física, ainda por cima DESCENDO o Morro Santa Teresa que possui cota de 148 metros OSL a 80 km por hora, é extremamente difícil manter o equilíbrio dentro destes TRAMBOLHOS em “MNRV” (“movimento não retilíneo variável”) inclusive sentados.

    Ao chegar ao final da linha no centro da capital gaúcha (Porto Alegre), me deparo com uma das mais recentes tecnologias desenvolvidas pela STS.

    O TELETRANSPORTE.

    Finalmente a humanidade poderá contar com este avanço da ciência, pois o STS – Sistema Transportador Sul, que carrega pessoas de um lado para o outro em Porto Alegre, investindo em novas tecnologias de transporte acaba de superar o físico inglês Samuel Braunstein, da Universidade de York na Inglaterra, inventando o TELETRANSPORTE DE PASSAGEIROS, cujo protótipo está alojado no veículo tele transportador de número 1122 e cuja MATERIALIZAÇÃO pude eu testemunhar ao chegar ao centro de Porto Alegre às 18h35min da tarde de ontem, 11 de janeiro de 2011. Enquanto o “nosso” carro 1142 levou pelo menos 30 minutos para chegar ao centro, carregando em seu interior uma massa elevada de pessoas que estavam amontoadas nas paradas e que não puderam participar de tão maravilhoso experimento, o carro 1122 já estava misteriosamente estacionado, materializado, tele transportado exatamente a nossa frente.

    Parabéns ao STS, por mais esta moderna tecnologia que será muito bem recebida e utilizada na copa de 2014.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: