Rótula da Nilo dará lugar a sinaleiras

Com a redução em até 25% do fluxo de veículos em Porto Alegre, a EPTC prepara mudanças no trânsito. A ideia é realizar pequenas intervenções em ruas e avenidas de grande movimentação que possam melhorar o trânsito após o verão. A primeira alteração começará, nesta semana, com a retirada da rótula da Nilo Peçanha, no cruzamento da rua Carlos Trein Filho.

O serviço será executado pela Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov). Haverá a instalação de sinalização específica para orientação dos motoristas no período de retirada da rótula. Em seguida, serão colocados semáforos nos cruzamentos, de maneira a ordenar a passagem dos veículos pelo local.

O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, explicou que a mudança provocará grande impacto no fluxo de veículos na região. Lembra que foi criada uma comissão envolvendo representantes de diversas secretarias municipais para discutir alternativas para a situação. O projeto, que envolvia ainda mudanças urbanísticas, não pôde ser levado adiante em razão da ausência de empresas interessadas em realizar o empreendimento. Assim, será retirada a rótula e serão colocados semáforos com tempos monitorados. “O projeto indica que as melhorias irão reduzir de maneira impactante os engarrafamentos nesta região”, afirma o diretor-presidente.

Cappellari destaca ainda que até o final da semana deverá haver levantamento de todas as obras referentes ao trânsito. A meta é que as intervenções comecem nas próximas semanas, de acordo com a região.

A EPTC destaca que deverá ser dada atenção especial em relação aos desvios promovidos pela reforma no Túnel da Conceição. Está previsto ainda neste mês o início das obras de recuperação dos terminais de ônibus da avenida Bento Gonçalves, entre a Cristiano Fischer e a Lomba do Pinheiro.

Os motoristas deverão ficar atentos ainda aos pontos em que ruas e avenidas ficarão com o trânsito bloqueado. Na Nilo Peçanha, em frente ao número 1521, uma das três pistas será interrompida até o dia 19 de janeiro. A avenida Vicente Monteggia, entre a avenida Nonoai e a rua Jorge Napoleão Silva Souza, também terá uma das pistas bloqueada até o dia 18 de janeiro.

Outra alteração que será testada na Capital é a troca de sentido de algumas vias nos horários mais movimentados, similar ao que ocorre na avenida Edvaldo Pereira Paiva, conhecida como Beira-Rio. Ao longo de 2010, a EPTC realizou mudanças para facilitar o acesso à região, a exemplo do que ocorreu em dias de shows e jogos de futebol importantes do Internacional.

Correio do Povo

Share



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:

1 resposta

  1. As sinaleiras vão melhorar. Um exemplo era a rótula da Wenceslau Escobrar (onde tá a Fiat e o Zaffari Tristeza), que era local de confusão e acidentes. Instalaram sinaleiras, e mudou da água pro vinho.
    Tenho quase certeza que na Nilo vai pôr ordem nas coisas, também.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: