TAP: potencial exportador foi determinante na escolha de Porto Alegre

Empresa aérea começa a operar em junho a rota da Capital a Lisboa

A adoção de um voo direto de Porto Alegre para Europa, a ser operado pela TAP, foi determinada principalmente por fatores como o apoio do governo, a localização no Cone Sul e o potencial exportador da capital gaúcha. A ideia, segundo o vice-presidente da TAP Portugal, Luiz da Gama Mór, “é conectar o RS com o resto do mundo”.

— A capital gaúcha é o centro de uma área econômica forte, o Cone Sul. Vamos fazer do Rio Grande do Sul a porta de entrada dos europeus para essa região — afirmou Mór em entrevista coletiva nesta manhã, no Hotel Sheraton, em Porto Alegre.

A TAP terá quatro voos semanais para a Europa, com duração de 10h30min, em uma aeronave Airbus A330.

Com mais um voo que deve sair de São Paulo, a TAP pretende fechar 2011 com 75 voos semanais envolvendo o Brasil.

A meta da empresa TAP é obter uma ocupação acima de 80% no primeiro voo de Porto Alegre para a Europa, em junho, quando será período de alta temporada. TAP ainda não divulgou valor das tarifas para a Europa, mas promete campanha de lançamento.

— Será mais vantajoso — garante Mór.

O novo voo foi anunciado na segunda-feira, depois de um encontro entre o vice-presidente da TAP e o governador Tarso Genro. A duração da viagem, cerca de 10 horas e 30 minutos, é maior em uma hora, mas também nesse caso o passageiro escapa de conexões no complicado Guarulhos ou no acanhado Viracopos, em Campinas (SP).

Gama Mór enfatizou ainda que, para o voo se consolidar, precisará contar com a opção dos gaúchos pela nova rota. Apesar de a maior parte dos voos de negócios a partir da Capital ter destino Frankfurt, Alemanha, o executivo da TAP diz que o passageiro voando para cidades alemãs teria facilidade na escala em Lisboa.

— Um aeroporto moderno, central, onde não neva e que fecha muitas poucas vezes no ano — adianta o vice-presidente da companhia.

 

ZERO HORA

 

 



Categorias:Outros assuntos

13 respostas

  1. Bah, a aviação é algo que fascina mesmo, né, Gilberto!

    Sonho com o dia em que o nosso país vire os EUA da américa do sul e as principais cidades brasileiras tenham vôos diretos para as mais diversas cidades do mundo, como acontece atualmente com as principais metrópoles norte-americanas.

    Seria muito bacana ver o nosso querido Salgado Filho com o pátio cheio com diversas aeronaves das mais diversas partes do mundo. Jumbos, A380. Lufthansa, Air France, British Airways, Iberia, KLM, Singapore, Emirates, Qantas, Cathay Pacific, ANA, AA, … Hehehe. Algo totalmente impossível hoje, mas nada impossível para nosso país dentro de uns 50 anos.

    Por enquanto, continuemos torcendo para que criem em POA ao menos um vôo direto para Santiago/Chile pela Lan Chile, já que é inacreditável que até hoje não haja por nenhuma empresa aérea sequer um vôo direto entre a capital mais meridional do Brasil e o Chile.

    Curtir

  2. Valeu, Jake! Obrigado, pode deixar que eu vou participar mais aqui do blog sim! Já conhecia o site portoimagem.com , mas só recentemente comecei a acessar o blog do site.

    Também gosto bastante da aviação civil, curto pra caramba.

    Sim, eles vendem passagem de EZE-POA para lucrar um pouco com o traslado da aeronave até POA antes da mesma fazer o POA-MIA, né. Imagino como deve ter sido, bem emocionante mesmo, pois é bem incomum ver jumbo em POA. Só nos fretamentos da Unesul ou cargueiros mesmo. Há muito tempo atrás a Varig operava o famoso vôo 100, quando a base internacional deles era GIG. Quem vinha do exterior para POA e fazia conexão no GIG acabava tendo boas surpresas nesse vôo, pois sempre tinha alguma aeronave diferente, DC-10, Boeing 767 e muitas vezes o jumbo.

    Uma cena rara que nunca tive a oportunidade de ver, mas que vi fotos de amigos que tiveram a oportunidade de ver, foi uma ocasião em que dois jumbos chegaram ao mesmo tempo à POA, um da Bristish Airways e outro da Iberia. É que EZE estava fechado e POA era a opção mais viável na ocasião. Eles ficaram parados em POA esperando EZE reabrir. Já aconteceu com a Lufthansa e com a Alitalia também. É muito raro, mas às vezes acontece. Bem que algum dia poderia se tornar realidade, né. Hehe. Quem sabe um dia POA vira um Hub do mercosul. Seria bacana se a Qantas (australiana) e a Malaysia (da Malásia) porlongassem as rotas delas desde EZE até POA. Ambas não voam para o Brasil, esta pequena prorrogação nas rotas EZE-CapeTown-Johannesbourg-KualaLumpur (Malaysia) e EZE-Auckland-Sidney (Qantas), ambas operadas com jumbo, seriam uma maneira de vermos os jumbos em POA, mas creio que seria sonhar demais. Hehe. Quem sabe algum dia. Hehe. Grande abraço.

    Curtir

    • Também adoro este assunto portofan. Me lembro que certa vez, ainda na decada de 80 fui com meu pai ver a chegada de um 747-200 da Lufthansa, no Salgado Filho. Se não me engano foi a primeira ou uma das primeiras vezes que um jumbo operou em POA. Ele veio pois um número grande de gaúchos comprou um pacote pra Europa e talvez a cia aérea tenha feito isso por alguma razao especial. O mais interessante neste dia, é que, após decolar, o 747 retornou e fez um rasante sobre o Salgado Filho. Nunca me esqueci disso. Abraço.

      Curtir

  3. Bom saber isso sobre a Copa Air, portofan. Você tem bastante conhecimento aéreo, por favor, participe mais do blog pq eu adoro notícias sobre isso.
    Haha, esse fretado pra Miami eu já voei, foi em 2008..eu estava no aeroporto EZE e teria de esperar 13 horas para voar a POA.. consegui adiantar o vôo e quando vi a aeronave achei que estava pegando o vôo errado.. mas confirme e era aquele mesmo.. sensacional, eu pensei.. devem ter inaugurado uma rota MIA-POA.. depois descobri que era fretado.. e eram para as crianças indo a Disney.. lembro que foi emocionante pousar com o 747 em POA..mesmo o staff do aeroporto estava boquiaberto, não parava de olhar para a aeronave no pátio.. e pelo visto, para quem pega este vôo desde Buenos aires, não é informado sobre essa escala, pois tinha uns gringos reclamando da escala, que não haviam sido informado sobre… enfim, foi interessante haha.

    Curtir

  4. Jake, a rota POA-PTY começaria em dezembro, mas foi adiada para iniciar em 15/06/2011. Será operada por boeing 737-800 da COPA e os vôos serão diários, já estando autorizados pela ANAC.

    Acho que futuramente há grandes chances dos vôos da TAP para POA passarem a ser diários, como passou a ocorrer em outras capitais anteriormente. Recife e Fortaleza passaram recentemente inclusive a receber vôos da espanhola Iberia, com três freqüências semanais conjuntas e a Iberia disse que já pensa em ir para outras capitais, quem sabe POA futuramente passa a ter vôos non-stop para Madri também pela Iberia.

    Pois é, os vôos da AA paravam em GRU/GIG. O que acho engraçado é que em julho sempre há vôos charters/fretados non-stop POA-Miami pela Aerolíneas Argentinas levando adolescentes para a Disney/Orlando. Nessas rotas a Aerolíneas utiliza o jumbo (boeing 747) ou o Airbus A340, que tecnicamente requerem uma pista maior do que a atual. Creio que devem decolar sem carga máxima para efetuarem tais vôos.

    Curtir

  5. Pesquisei e tomei conhecimento de que este vôo poa – pty era pra ter começado em dezembro, porém, o horário de decolagem em poa seria as 4h37, portanto, como o alargamento da pista está sendo executado na madrugada, a pista fica fechada nesse período, impossibilitando o vôo .. só pode ser isso.

    Curtir

  6. alguém sabe o que aconteceu com aquela rota poa – panamá prevista para dezembro ?

    Curtir

  7. portofan, muito obrigado por esta completa informação. pensei que no passado houvesse algum vôo direto ligando poa e eua.. realmente agora, será o primeiro non-stop intercontinental, e isto me deixa feliz.. até vejo a cidade de outra maneira, não sei se vocês sentem o mesmo..mas saber que podemos embarcar em nossa cidade para outro continente é fantástico.. e pelo visto, seremos a primeira cidade da região sul a disponibilizar vôos regulares entre continentes. espero que nos próximos 2 anos, alcancemos a frequência diária para europa, seja pela tap ou outra empresa.

    Curtir

  8. Jake a AA operou a Rota POA-Dallas, com escala em Guarulhos, operada por uma aeronave boeing 767. Chegou também a operar por um tempo, no lugar da rota para Dallas, a rota POA-NYC (Aeroporto JFK), com escala no Galeão, também com boeing 767, mas a maior parte do pouco tempo que ela operou em POA foi na rota para Dallas mesmo.

    Fora isso, conforme a época, poa já teve rotas para outros destinos com a Varig (POA-Galeão(GIG)-NYC(JFK) – boeing 767 – Vôo RG8860/8861; POA-Guarulhos(GRU)-Paris-Amsterdã – boeing 777-200 e MD-11- Vôo RG9720/8721; POA-GRU-Miami-Orlando – boeing 767 – Vôo RG8818) e pela TAM (POA-GRU-Frankfurt – Airbus A330-200).

    A diferença é que esse vôo da TAP será o primeiro vôo intercontinental regular non-stop (sem escalas) de POA, pois o boeing da AA fazia escalas em GRU quando voou para Dallas e no Galeão quando voou para NYC.

    Curtir

  9. Tarso querendo internacionalizar o RS ? To me surpreendendo com esse cara.. muito bom.
    E a AA já operou em POA, em qual rota ?

    Curtir

  10. A American Airlines bem que podia voltar a voar para POA, pois quando vôou para POA era em outro contexto, na década de 90.

    Naquela época a cotação do dólar era outra e o Salgado Filho mal passava dos dois milhões de passageiros ao ano. A Varig ainda reinava no país.

    Hoje em dia o dólar está favorável e a demanda é muito maior, com o Salgado Filho passando dos seis milhões de passageiros ao ano.

    Se outros aeroportos recebem vôos da AA (Recife, Salvador, BH e Brasília), não vejo porque a AA não voltar a considerar a voar pra cá, bem como os vôos da TAP serem um sucesso, já que Porto Alegre é o 1º aeroporto internacional brasileiro em volume de passageiros internacionais (após Guarulhos e Galeão), disparadamente à frente de BH e das famosas capitais nordestinas. Aerolíneas Argentinas, Pluna, BQB, Taca Peru, Copa Airlines e TAP são um exemplo do vigor do Salgado Filho.

    Curtir

  11. Seria ótimo se o governo americano reabrisse o consulado em Porto Alegre. É uma mão ter que ir pra SP ou RJ “tentar” o visto. Se ainda fosse garantido, ao menos…

    Curtir

  12. TAP quer usar aviões de longo curso para abiscoitar carga do RS
    A decisão da TAP de iniciar voos Porto Alegre-Lisboa-Porto Alegre a partir de 12 de junho, tem muito a ver com o início das obras de extensão da pista do Aeroporto Salgado Filho. A própria TAP confirmou que o potencial exportador gaúcho foi fator determinante na escolha da nova rota.

    . Com aviões de grande porte saindo de Porto Alegre, as cargas que atualmente viajam primeiro para Curitiba, sairão daqui pela TAP.

    – O vice da TAP, o gaúcho Luiz Mór, disse que ouviu de Tarso Genro a ideia de internacionalizar o RS. Como? Só Tarso sabe, mas a vinda da TAP integraria o movimento. O que se espera é que o governador vá adiante, começando por convidar o governo americano a reabrir seu consulado em Porto Alegre. A gauchada não agüenta mais viajar para SP e Rio em busca de visto.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: