Entrevista – A ampliação da pista do Salgado Filho é desnecessária. Saiba por que razão.

Daniel Kieling, presidente da Associação dos Moradores do Lindóia (bairro vizinho do Salgado Filho, Porto Alegre).

Vocês são contra a ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho ?
Não é isto. O projeto não passa de pura transferência de dinheiro público para empresas de cargas aéreas.

Você tem prova disso ?
As operações da TAP, 4 vezes por semana, com voos diretos Porto Alegre Lisboa, provam que a atual pista comporta voos de longa distância, desde que sua utilização seja de passageiros.

Mas as cargas precisam voar.
O governo federal age de forma cega, inconseqüente e simplista, insistindo na ampliação do Salgado Filho, quando deveria privilegiar Caxias e o Vale do Sinos com aeroportos fora das áreas urbanas.

E-mail: associacaolindoia@gmail.com

 

Políbio Braga



Categorias:Outros assuntos

15 respostas

  1. Caro Mauro

    Não é o caso do Ovo e a Galinha, ou seja, quem nasceu primeiro. Uma coisa é clara o aeroporto foi construído bem antes dos loteamentos que foram feitos na cabeceira da pista do Salgado Filho.

    Agora vamos algumas verdades, primeiro não são 300.000 pessoas que habitam numa região que o ruído incomoda. Não se lançam números para impressionar sem base nenhuma.

    Segundo, os aviões de hoje em dia, devido a exigências ambientais suas turbinas produzem menos ruídos do que os aviões de 1960.

    Terceiro, as casas poderão ter isolamento sonoro através de vidros duplos, que tem como benefício melhorar o conforto térmico e diminuir o consumo de ar condicionado tanto no verão como no inverno.

    Quanto a construir um novo aeroporto, relembro que o Salgado Filho já foi um novo aeroporto sem casas no seu entorno, logo que adianta construir um novo aeroporto se alguém vai construir suas casas em torno deste “novo aeroporto” e depois exigir que ele seja deslocado mais para longe.

    Na maior parte do mundo, os aeroportos que sofreram relocação eram aeroportos que foram construídos no início do século XX e já havia uma cidade no seu entorno, quando apareceram os jatos o ruido aumentou, no caso do Salgado Filho, não ocorreu assim, quando ele foi construído não havia nada ao seu redor, e o mesmo ocorreu quando surgiram os jatos operando no aeroporto, só uns dez anos depois que alguns descobriram que tinha uma área que não estava ocupada e que os terrenos estavam baratos, aí construiriam suas casas mesmo sabendo que já havia um projeto de expansão da pista (o projeto é muito antigo), logo uma coisa, foi a galinha que nasceu antes, os ovos apareceram bem depois.

    Curtir

  2. Que blog mais xiita, não respeitam a opinião de uma associação de moradores, que tem muito mais representatividade do que 3 ou 4 que aqui opinaram e que devem morar na zona sul, falam de compras de terrenos baratos, quanta bobagem,não sabem nada.
    300.000 pessoas que moram na zona norte sofrem com a poluição sonora e atmosférica causada pelo Salgado Filho, ignorar isto é atestado de burrice, falam em economia e exportações sem conhecimento, um aeroporto não deve estar dentro de uma cidade, em todas as grandes cidades do mundo, novos aeroportos foram construidos fora das cidades.

    Curtir

  3. Prezado Senhor Daniel Kieling

    A sua predisposição de embargar as obras por motivos pessoais sem que haja uma razão verdadeira é na realidade uma confissão pública de crime. Digo isto porque utilizar a justiça propondo falsos litígios é crime, não sou advogado mas sei que além de anti-republicano o senhor está entrando para um caminho nada legal.

    Espero que alguém que conheça um procurador do ministério público remeta este seu e-mail, para que a cidade de Porto Alegre não sofra as conseqüências de atos torpes como o senhor está ameaçando.

    Curtir

  4. Infelizmente as informações que tu tens são distorcidas, pois nossa Pista, e a TAP já anunciou isto, tem condições de Voar sem escalas POA – Lisboa, POA-Miami, etc… o que acontece com as cargas é o Següinte: O RS exporta 48% de sua carga área que vem de caminhão de Caxias destruindo as estradas, 32% do Vale dos Sinos e 20% do resto do Estado e da Capital.

    O Governo Federal que tem dinheiro sobrando e que sabe que o Aeroporto de Porto Alegre e a cidade não tem uma convivência dentro das regras, pois há hoje 574 obstáculos acima do nível de segurança para pousos e decolagens em POA, e com a ampliação da pista serão mais de 800 obstáculos a que todos nós estamos sujeitos cada vez que embarcamos numa aeronave.

    Para resolver o problema das cargas no RS é tão simples para o Governo que tem dinheiro dos meus impostos, dos teus impostos sobrando, construir um aeroporto entre os dois maiores pólos de exportação do Estado, ou em algum deles. O que transformaria POA num bom aeroporto de passageiros, e funcionaria como Congonhas e Guarulhos, quem vai para o exterior em SP deve ir até Guarulhos! PQ não um grande aeroporto de Cargas e com grandes capacidades em NH? é mais perto do que Guarulhos de SP.

    Minhas declarações nada tem de ideológicas, não são oposição ao PT simplesmente, é oposição ao disperdício de dinheiro que se está fazendo e do pensar pequeno dos gaúchos que deveriam lutar para como MG, SP, e RJ contar com 2 grandes aeroportos, para honrar o tamanho de nossa economia, achar que lutar não adianta e estar passivo, não me serve, por isso vou denunciar as irregularidades todas de operação e do projeto de ampliação ao Ministério Público Federal e embargar as obras, sem nenhuma culpa e em paz com minha consciência.

    Att,

    Daniel Kieling
    Presidente da AMAL

    Curtir

  5. Este oportunismo dos moradores próximos a aeroportos é universal, eles compram terrenos mais baratos exatamente por estarem próximos aos aeroportos, depois se juntam em associações para fechar os mesmos.

    Importante chamar atenção que as turbinas dos aviões atuais são bem menos barulhentas do que dos aviões do passado. Logo sugiro para o pessoal do Lindóia que vendam as suas casas e vão morar na Bela Vista, não tem aeroporto e as casas são bonitas (e caras!!!).

    Curtir

  6. Em complemento ao meu comentário anterior, A TAP optou por Porto Alegre exatamente pela perspectiva de transportar cargas, além de passageiros, pois é assim que as cias aéreas lucram, principalmente em épocas de baixas temporadas de turismo.

    Curtir

  7. “”Você tem prova disso ?
    As operações da TAP, 4 vezes por semana, com voos diretos Porto Alegre Lisboa, provam que a atual pista comporta voos de longa distância, desde que sua utilização seja de passageiros.””

    Mas o fator que motivou a decisão da Tap de criar esse voo é exatamente a perspectiva de ampliação da pista, para movimentar cargas, além do transporte de passageiros. Isso está explícito na nota de imprenssa da TAP, e em um post aqui no blog à alguns dias.

    Sobre o tamanho da pista, ela está no limíte mínimo para a operação segura de um A330-200 com carga máxima, mas não para o seu sucessor, o A330-300, que necessita já de 2500 metros de pista.

    Além do que, a maior parte da frota mundial de aviões cargueiros transoceanicos (usados exclusivamente no transporte de cargas nesse caso) é de aviões que nessecitam de ao menos 3000 metros de pista para que a operação seja economicamente viável (Ex: B747, A340, MD11 / DC10)

    Ampliação da pista já!!!

    Curtir

  8. Povo triste esse, ta louco.

    Se eu fosse o governo, faria duas pistas, só pra ferrar com eles.
    sahuuhsa

    Curtir

  9. Sim andervaz, concordo com você, em um momento de extrema indignação acabei me precipitando com o meu comentário.

    Se nós vivemos em uma democracia todos tem o direito de possuir opiniões divergentes da nossa, mesmo que elas sejam absurdas, como é o caso e esse é um blog sobre Porto Alegre, nada mais justo que apresentar os dois lados da história.

    E certamente um novo “ecoxiita” está nascendo e o que me preocupa é que eles realmente conseguem fazer barulho.

    Curtir

  10. Ricardo L,
    não podemos dar espaço pra esse tipo de coisa?
    Se o assunto tem a ver com a cidade vai ter espaço. Cabe aos leitores inteligentes saberem fazer da notícia algo relevante ou apenas ignorá-la.
    Coloquei a notícia porque um novo tipo de “ecoxiita” pode estar nascendo. E se esses caras conseguirem fazer barulho e atrasarem as obras do aeroporto?
    Cabe a gente saber o que eles pensam pra repudiar. Tem até um e-mail ali, não reparou? Porque eu colocaria um e-mail?
    Pra termos um endereço onde centralizar nosso repúdio. Ou não. Vai que a maioria concorde com ele…

    Curtir

  11. Acho interessante a capacidade de racionalização de umas pessoas. Ficam com esse papo de não precisamos, é dinheiro público, manda para Caxias… mas no final é “coincidentemente” uma associação do bairro vizinho.

    Comprou o imóvel sabendo do aeroporto, não sabia? Agora convive então.

    Curtir

  12. Piada maior é o blog dar espaço para este tipo de coisa.

    A pista do aeroporto não precisa de ampliação? Em que mundo este cidadão vive?

    Quem sabe o governo não desativa o Salgado Filho e o coloca em outro lugar, ai sim iria privilegiar meia duzia de moradores.

    O mundo não gira em torno do Lindoía, a ampliação da pista do aeroporto é mais que necessária para o bem da coletividade, para a economia gaucha e consequentemente para a maioria dos gauchos.

    Curtir

  13. Pô isto é gozação, dizer que o aeroporto não precisa ser ampliado só porque eles construiriam as casas deles na direção da pista é piada, e piada maior um “reporter” dar papo para isto.
    A região do Lindóia compraram os terrenos mais barato que o resto da cidade porque tem o aeroporto, ou seja eles já ganharam o bonus, agora querer acabar com o aeroporto dizendo que qualquer avião pousa na pista como ela está é brincadeira, quer dizer que os outros aeroportos tem pista maior para o pessoal andar de skate?

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: