Entrevista – A ampliação da pista do Salgado Filho é desnecessária. Saiba por que razão.

Daniel Kieling, presidente da Associação dos Moradores do Lindóia (bairro vizinho do Salgado Filho, Porto Alegre).

Vocês são contra a ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho ?
Não é isto. O projeto não passa de pura transferência de dinheiro público para empresas de cargas aéreas.

Você tem prova disso ?
As operações da TAP, 4 vezes por semana, com voos diretos Porto Alegre Lisboa, provam que a atual pista comporta voos de longa distância, desde que sua utilização seja de passageiros.

Mas as cargas precisam voar.
O governo federal age de forma cega, inconseqüente e simplista, insistindo na ampliação do Salgado Filho, quando deveria privilegiar Caxias e o Vale do Sinos com aeroportos fora das áreas urbanas.

E-mail: associacaolindoia@gmail.com

 

Políbio Braga



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15 respostas

  1. Caro Mauro

    Não é o caso do Ovo e a Galinha, ou seja, quem nasceu primeiro. Uma coisa é clara o aeroporto foi construído bem antes dos loteamentos que foram feitos na cabeceira da pista do Salgado Filho.

    Agora vamos algumas verdades, primeiro não são 300.000 pessoas que habitam numa região que o ruído incomoda. Não se lançam números para impressionar sem base nenhuma.

    Segundo, os aviões de hoje em dia, devido a exigências ambientais suas turbinas produzem menos ruídos do que os aviões de 1960.

    Terceiro, as casas poderão ter isolamento sonoro através de vidros duplos, que tem como benefício melhorar o conforto térmico e diminuir o consumo de ar condicionado tanto no verão como no inverno.

    Quanto a construir um novo aeroporto, relembro que o Salgado Filho já foi um novo aeroporto sem casas no seu entorno, logo que adianta construir um novo aeroporto se alguém vai construir suas casas em torno deste “novo aeroporto” e depois exigir que ele seja deslocado mais para longe.

    Na maior parte do mundo, os aeroportos que sofreram relocação eram aeroportos que foram construídos no início do século XX e já havia uma cidade no seu entorno, quando apareceram os jatos o ruido aumentou, no caso do Salgado Filho, não ocorreu assim, quando ele foi construído não havia nada ao seu redor, e o mesmo ocorreu quando surgiram os jatos operando no aeroporto, só uns dez anos depois que alguns descobriram que tinha uma área que não estava ocupada e que os terrenos estavam baratos, aí construiriam suas casas mesmo sabendo que já havia um projeto de expansão da pista (o projeto é muito antigo), logo uma coisa, foi a galinha que nasceu antes, os ovos apareceram bem depois.

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  2. Que blog mais xiita, não respeitam a opinião de uma associação de moradores, que tem muito mais representatividade do que 3 ou 4 que aqui opinaram e que devem morar na zona sul, falam de compras de terrenos baratos, quanta bobagem,não sabem nada.
    300.000 pessoas que moram na zona norte sofrem com a poluição sonora e atmosférica causada pelo Salgado Filho, ignorar isto é atestado de burrice, falam em economia e exportações sem conhecimento, um aeroporto não deve estar dentro de uma cidade, em todas as grandes cidades do mundo, novos aeroportos foram construidos fora das cidades.

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  3. Prezado Senhor Daniel Kieling

    A sua predisposição de embargar as obras por motivos pessoais sem que haja uma razão verdadeira é na realidade uma confissão pública de crime. Digo isto porque utilizar a justiça propondo falsos litígios é crime, não sou advogado mas sei que além de anti-republicano o senhor está entrando para um caminho nada legal.

    Espero que alguém que conheça um procurador do ministério público remeta este seu e-mail, para que a cidade de Porto Alegre não sofra as conseqüências de atos torpes como o senhor está ameaçando.

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