O Guaiba verde de novo !

O Guaiba já está verde novamente.

Vejam a nova cor do lago  nessas fotos tiradas hoje em Ipanema, a melhor orla da capital.



Categorias:Outros assuntos

8 respostas

  1. Concordo com o RicardoH.

    Uma área tao bonita como essa deveria ser o principal ponto de encontro da cidade, com bares, cafés, restaurantes e lojas tao nobres qto os da Padre Chagas. Nesse aspecto, pecam os empresarios locais, ja q nao investem tanto no bairro. Mas em parte entendo: é uma regiao isolada da cidade (infelizmente) sem tantos acessos pra qm vai de carro.

    Curtir

  2. O gosto de terra vem da alga, adicionar o carvão é uma medida para diminuir o gosto.
    O aumento das algas também é proporcional ao aumento de nutrientes:

    “f) Nitrogênio: o nitrogênio pode estar presente na água sob várias formas: molecular, amônia, nitrito, nitrato; é um elemento indispensável ao crescimento de algas, mas, em excesso, pode ocasionar um exagerado desenvolvimento desses organismos, fenômeno chamado de eutrofização; o nitrato, na água, pode causar a metemoglobinemia; a amônia é tóxica aos peixes; são causas do aumento do nitrogênio na água: esgotos domésticos e industriais, fertilizantes, excrementos de animais.”

    http://www.ufv.br/dea/lqa/qualidade.htm

    Ou seja, nosso problema são os esgotos que chegam no Guaíba.

    Curtir

  3. Sabemos, Luwwig. Especialmente quem mora na zona sul, como eu, a água em casa fica com gosto de terra (por causa aumento do carvão ativado, adicionado pelo Dmae).

    Pra quem não sabe, a cor verde é um fonômeno recente (começou tipo em 2004) e é causado pela proliferação de algas, causado pela diminuição do volume dágua do Guaiba, em função de nosso verão ser época de seca.

    Curtir

  4. Parece o litoral catarinense, mas como não é mar cercado de morros verdes, essa cor não é nada boa!

    Curtir

  5. É verdade, Rodrigo.

    Quando eu fiz essa matéria, nem foi pensando em matéria crítica, de protesto. Quis fazer uma matéria boa, feliz.

    Mas é incrível como ela explicita esse assunto do (não) uso da nossa orla, ou das orlas VEXAMINOSAS como a do Gasômetro e a vergonha de seu bar flutuante.

    Várias capitais tem orlas chics, na moda, e procuradíssimas – e nem tão perto assim. Ipanema poderia ser um qualificado point da cidade.

    Curtir

  6. E não custa nada, e apenas cuidando areas, como esta em Ipanema, já atrai o turismo local e o resultado disso não é necessário falar…

    Abraço!

    Curtir

  7. Se preparem para a água com gosto ruim novamente 🙂

    Curtir

  8. Favor membros, verificar o post no link https://portoimagem.wordpress.com/2011/01/14/entrevista-a-ampliacao-da-pista-do-salgado-filho-e-desnecessaria-saiba-por-que-razao/
    é uma resposta que obtive do ‘presidente dos moradores do lindoia’

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: