Terceira Perimetral ganhará cinco túneis

Cruzamento das avenidas Dom Pedro II e Cristóvão Colombo receberá passagem de nível

Previsão é de que as obras, avaliadas em R$ 120 milhões, sejam concluídas até maio do ano que vem

Com a proposta de agilizar o trânsito de veículos na Terceira Perimetral, a prefeitura de Porto Alegre prepara a realização de obras na via com 12 quilômetros de extensão. Serão construídos cinco túneis ao longo da avenida que liga o Norte ao Sul da Capital – dois viadutos e três passagens de nível – sem passar pela área central da cidade.

As construções das estruturas, que serão feitas por etapas, devem começar no segundo semestre deste ano. Os trabalhos se iniciam com uma passagem de nível na avenida Ceará com a Farrapos. Em seguida, serão realizadas as obras dos viadutos nas avenidas Aparício Borges com a Bento Gonçalves e Carlos Gomes com a Plínio Brasil Milano, e das passagens da Dom Pedro II com a Anita Garibaldi e da Dom Pedro II com a Cristóvão Colombo. Para não atrapalhar a circulação da cidade, a prefeitura montará um esquema especial para o tráfego de veículos na Terceira Perimetral, semelhante ao realizado nas obras do Túnel da Conceição. Serão oferecidas rotas alternativas aos motoristas durante o período de construção dos viadutos.

O titular da Secretaria Municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico (Smgae), Newton Baggio, salienta que o custo da obra está avaliado em mais de R$ 120 milhões. Os recursos para a construção das estruturas serão financiados pela Caixa Econômica Federal (CEF). A previsão é de que os trabalhos estejam concluídos em maio de 2012.

Para Baggio, a Terceira Perimetral foi construída com a finalidade de melhorar o tráfego entre as zonas Norte e Sul, mas ainda é preciso melhorar sua estrutura para facilitar o fluxo. “Durante a sua concepção foi prevista uma série de intersecções em dois níveis a fim de torná-la uma via rápida. No entanto, estes viadutos ainda não puderam ser viabilizados devido à falta de recursos financeiros”, destaca. A conclusão dos túneis é umas das obras viárias com vistas à Copa do Mundo de 2014. Porto Alegre é uma das sedes do evento esportivo organizado pela Fifa.

De acordo com o secretário, a via, apesar de possuir boa plataforma, constantemente está congestionada, mesmo fora do horário de pico. “O que era para ser uma via rápida traz transtornos e atrasos aos usuários”, lamenta, lembrando que a Terceira Perimetral é um importante ponto de saída da Capital, pois dá acesso ao aeroporto Salgado Filho, à BR-116 e à BR-290, a freeway.

Para Baggio, a construção dos viadutos e passagens de nível previstos vão permitir a melhoria do tráfego também nas vias transversais, reduzindo ou mesmo eliminando congestionamentos na Terceira Perimetral. Um levantamento da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) mostra que na avenida Carlos Gomes com Plínio Brasil Milano, nos dois sentidos, circulam 108 mil veículos no período entre 7h e 19h30min.

Fonte: Jornal do Comércio

 



Categorias:Outros assuntos

18 respostas

  1. O maior gargalo na terceira Perimetral são os Bancos e os Hotéis alí instalados.
    A toda hora encontramos os carros forte acostado na calçada ficando por mais de meia hora.
    Nos Hotéis, que foram permitidos, não foram previstos estacionamentos rápidos para os táxis, ocorrendo ali fila dupla para desembarcar ou pegar passageiros.

    Agilizar o tráfego da Anita criará mais congestionamento na Perimetral.

    O Problema é total falta de planejamento, as soluções são pontuais e sempre que alguma solução melhora o trânsito a EPT coloca sinaleiras e inferniza a área.

    Curtir

  2. Acho que não vai dar em nada esta obra.é muito carro na rua.

    Curtir

  3. Concordo que precisamos pensar em diminuir o número de carros e aumentar o transporte coletivo (e isso não significa ONIBUS, e sim METRO, BARCO, …).

    Os túneis (e passarelas para pedestre e anéis viários por fora do centro), ajudarão temporariamente.
    Mas se não planejarem o próximo passo e continuarem incentivando o uso de carros… nada vai resolver.
    Porto Alegre pouco tinha lentidão de transito… agora é só lentidão. Daqui a pouco alncançamos SP!

    Curtir

  4. Concordo com o Marcelo, acrescentando que o poder público dá prioridade pra obras desse tipo não para melhorar a vida das pessoas, mas sim encher o bolso das construtoras com milhões (elas financiam suas campanhas políticas em troca disso).
    Engana-se quem acha que isso vai melhorar a cidade, os engarrafamento vão continuar de qualquer forma. O que tem que acontecer é a diminuição de carros particulares nas pistas, e investimento prioritário em transporte público e segurança para ciclistas e pedestres.

    Curtir

  5. Essas obras só vão aliviar o trânsito por um tempo. A frota de automóveis vai continuar crescendo e dentro de um ano depois das obras os congestionamentos já vão estar de volta. É ridículo investir essas somas gigantescas em obras que vão ter pouco efeito, desvalorizam a área onde são construídas.

    É preciso que a prefeitura pare de gastar dinheiro com isso e invista PESADO em transporte público coletivo e alternativas, como deixar as ruas mais agradáveis e seguras para a circulação de pedestres e ciclistas.

    Curtir

  6. Deslocamento Anita -> Norte: “balão” pela rua junto a praça do japão, com melhorias (muitas)

    Curtir

  7. O relevo é favorável na Independência, no entanto, existem muitas tubulações que complicam muito o projeto.
    Minha opinião: muito custo

    Curtir

  8. ótima noticia, e Porto Alegre vai deixar de ter apenas um túnel. ;p

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: