A partir de hoje, 19, a promoção turística da capital gaúcha estará na Fitur 2011 (Feira Internacional de Turismo, que acontecerá em Madri, Espanha, até 23 deste mês, abrindo o calendário das grandes feiras internacionais do setor.
A convite da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e do Ministério do Turismo, o secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, participará do evento, junto com a representação de Gramado no espaço destinado aos destinos gaúchos. As duas cidades, que fazem parte dos 65 destinos brasileiros indutores do desenvolvimento do turismo, estarão no estande do Brasil, de 848 metros quadrados, ao lado de outros 43 co-expositores entre outros destinos turísticos, companhias aéreas, hotéis e operadoras de turismo.
A Espanha é o nono maior emissor de turistas para o Brasil, e por isso considerado um mercado prioritário para a promoção turística brasileira. Em 2009 o país recebeu 174 mil visitantes espanhóis. De acordo com Moraes, o recente anúncio da companhia aérea TAP Portugal de que, em junho, passará a operar uma frequência aérea direta entre Porto Alegre e Lisboa, abre novas perspectivas à promoção internacional da Capital junto ao mercado emissivo europeu.
Perfil – A Fitur é um evento realizado para promover o encontro de profissionais de turismo – com dois dias abertos ao público final – com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo, reunindo em uma única ocasião ações comerciais e de marketing. Em 2010, participaram 10.966 expositores de 166 países e regiões. Foram recebidos 211.718 visitantes, destes, 124.644 foram profissionais do setor e 7.352 jornalistas. De acordo com o Estudo da Demanda Turística Internacional de 2009, realizada pelo MTur, 34,7% dos visitantes espanhóis que vieram ao Brasil buscou o país por motivo de Lazer e 21,6% buscaram destinos brasileiros por Negócios, Eventos e Convenções. O gasto médio do turista da Espanha no Brasil foi de US$ 85,6 por dia quando a motivação da viagem foi Lazer, e de US$ 106 quando a vinda ao país foi motivada por Negócios, Eventos e Convenções.
Categorias:Outros assuntos
Faça seu comentário aqui: