Teste de turista: passeios de barco pelo Guaíba revelam um outro ângulo da capital gaúcha

Quando 2014 chegar, entre um jogo e outro do Mundial, o que os turistas vão fazer em Porto Alegre? Uma das opções é passear pelas águas do Guaíba – e dos rios que o formam o lago. E lá foi o blog, testar a roteiro aquático que visita parte do Delta do Jacuí. Apesar do incômodo que causam as obras do novo ancoradouro, o programa agrada aos navegantes eventuais.

Um dos sete barcos listados no site da Secretaria de Turismo de Porto Alegre, o Porto Alegre 10, sai do cais do Gasômetro, de terça a sexta-feira, no meio e no final da tarde – salvo quando chove ou aparecem menos de 15 interessados.  Na última sexta-feira, 20 pessoas navegaram na embarcação de três andares, com capacidade para 250 passageiros, bar, boate, equipamentos completos de segurança, áreas cobertas e descobertas. Entre os turistas, um paulistano não parava de tirar fotos. E declarava para o vizinho: “quero morar em Porto Alegre”.

Durando uma hora, o passeio margeou as ilhas da Pintada, das Flores e do Chico Inglês, revelando diferentes ocupações. Depois de deixar o Cais do Porto, que será revitalizado para o campeonato, avistam-se mansões de cinema e casas de pescadores, lanchas que puxam esquis e barcos simples, utilizados na pesca.  No final, avista-se a Ilha da Pólvora, patrimônio do exército brasileiro, construída em 1852 para guardar munição.

Durante o verão, segundo funcionários do barco, os passeios nunca deixam de sair, revelando um ângulo da cidade que o próprio porto-alegrense, no dia a dia, não vê. E se o Mundial realmente deixar seu legado, o crescimento do turismo pelo Guaíba pode ser um deles. Até julho de 2011, apesar da falta de imagens que confirmem detalhes do projeto, o cais que está sendo construído para os barcos de passeio deverá estar pronto, incluindo área de espera climatizada e praça de alimentação.

De olho em 2014

 

 

 

 

 

 



Categorias:Outros assuntos

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: