Discussão saudável sobre Porto Alegre, no Facebook

Está rolando uma discussão lá no Facebook, sobre Porto Alegre. Gostei e trouxe uma parte pra cá.

Gilmar Luís Silva Júnior Onde que Porto Alegre é demais? Curitiba, que era a 2ª cidade mais rica do Sul do País, hoje ostenta o 5° maior PIB nacional entre as capitais. É a maior cidade do Sul, com quase 2 milhões de habitantes. POA apresenta crescimento minguado. E ainda dizem um monte de asneiras sobre a superioridade da cidade…

Adriana Crivelaro Jardim eu sei no que curitiba é infinitamente inferior a porto alegre: cultura em geral e educação do povo.

Cristina da Rocha Se está crescendo pouco talvez esteja também poluindo menos…

Ivan Mattos É só na música meu anjo, só pra rimar, é uma liberdade poética…

Rafael Cardoso Vixe! E ainda tem gente que tem coragem de vir defender. Gostam tanto assim de POA? Então acho melhor pararem com esses argumentos bairristas de que ela é a melhor e começar a cobrar dos governantes melhor educação para os gaúchos. A educaç…ão já foi esquecida há muitos anos em POA e já estamos atrás de muitas cidades, inclusive algumas do Nordeste. Porto Alegre é uma das cidades mais deficitárias em saneamento básico do Brasil. Porto Alegre é a cidade com maior números de contaminados pelo HIV. Porto Alegre é a cidade com maior número de usuários de drogas injetáveis do Brasil. Porto Alegre é a cidade mais violenta do Brasil. Agora, por favor, indicadores favoráveis para Porto Alegre, vou esperar… Chega de bairrismo!!! Vamos ser coerentes!!! Se gosta mesmo de Porto Alegre, comece a lutar pra salvá-la, não adianta dizer que está tudo bem, isso só piora a situação.

Cesar Augusto Baldi qto à questão populacional, ainda prefiro que poa seja menor que brasília. agora, vamos ser sinceros. faz mais de seis anos que a cidade tem sido descuidada. lixo, transporte e tudo. e a música é da esposa do prefeito.

Cesar Augusto Baldi qto à questão populacional, ainda prefiro que poa seja menor que brasília. agora, vamos ser sinceros. faz mais de seis anos que a cidade tem sido descuidada. lixo, transporte e tudo. e a música é da esposa do prefeito.

Rafael Cardoso Porto Alegre já foi demais.

Gilberto Simon Se voces acompanharem o Blog Porto Imagem, vcs vão ver tudo que acontece de ruim e de bom na cidade, e poderão discutir e falar o que quiser …. https://portoimagem.wordpress.com/

Gilberto Simon O Cesar tem razão, população não significa nada. Curitiba não é tudo isso também. O que eles tem é marketing bem feito, mas a cidade tem todos os problemas que POA tem, e até alguns piores….

Gilberto Simon https://portoimagem.wordpress.com/

Gilmar Luís Silva Júnior População não diz coisa alguma em termos. Se algo cresce, é porque exerce poder de atração. Há bons anos POA não atrai famílias em peso para aqui se radicarem. Fato! A cidade aumenta tão somente sustentada pelo crescimento vegetativo dos próprios habitantes.

Gilmar Luís Silva Júnior Curitiba melhorou muito. Era uma cidade provinciana, mas tomou um choque de cosmopolitismo. Enquanto POA tiver pensamento tacanho de que “aqui tem o pôr do sol mais lindo do planeta”, não irá para frente. Uma cidade, em pleno século XXI, precisa saber agregar o que vem de fora à sua estrutura e, a partir disso, criar. Há anos não se cria aqui. O próprio cais é uma novela. Tudo aqui se torna novela porque há a imbecil mania de polarizar tudo em dualismo político.

Marina Mattioni Schardong Amo POA (em especial as pessoas ;)), mas acho que realmente está ficando meio “esquecida”… o que é uma pena, pq com certeza é a capital com mair potencial no país…

Gilmar Luís Silva Júnior Curitiba conta com marketing? Bom pra eles. Mas é fato que a cidade superou POA em população, em PIB, em indústrias e em transporte público.

Gilmar Luís Silva Júnior POA tem tudo para ser até pólo turístico. Cadê a balneabilidade do Guaíba? Cadê o cais remodelado e entregue aos habitantes como ponto turístico?

Marina Mattioni Schardong Sim, o porto pode ser lindo! Em belém do pará, o porto é o “point”, e não tem nada além de uns barzinhos e mesinhas… mas já é tudo!!! Torço muito para que isso ocorra em poa! A cidade, o estado, os gaúcohs merecem!há 38 minutos · CurtirCurtir (desfazer) ·  1 pessoaCarregando….Gilmar Luís Silva Júnior Há de existir uma boate no porto. hahahaha

Marina Mattioni Schardong Ué, em buenos aires tem boate na beira do rio, é TUDO!!! Vamos abrir uma, gilmar? Tocará Cindy lauper todos os dias 😉

Gilmar Luís Silva Júnior Vamos, somente sucesso dos anos 50 aos 80! Vamos recepcionar os convidados a caráter!

Marina Mattioni Schardong FECHADOOOOOO!!!!

Cesar Augusto Baldi Curitiba, pra mim, continua tão provinciana ou mais que POA. e transporte público é melhor, mas nem metade da cidade tem saneamento básico e por aí vai.

Cesar Augusto Baldi o fato é que faz duas administrações, pelo menos, que a cidade deixou de ser planejada e vem sendo conduzida no “feijão com arroz”. agora, culpa dos governantes, mas não eles não caíram do céu. foi eleito por alguém.

Gilmar Luís Silva Júnior Não mais, saiu no relatório do IBGE, que ganhei no final de 2010, que a cidade sofreu grandes investimentos. Em torno de Curitiba, há grandes indústrias, como VW-Audi, Nissan, Renault (só falando em montadoras). Provinciano por provinciano, Curitiba superou POA como metrópole.

Gilmar Luís Silva Júnior É fato que o governo sempre será o reflexo do povo. Hora de o cidadão tomar consciência. Parlamentares aumentam salários a bel-prazer e ninguém faz coisa alguma. Sou parceiro para protesto de rua. E não descarto dar umas boas porradas em alguns políticos. Sinto muito, é assim que tem de ser.

Cesar Augusto Baldi continuam ambas provincianas. Curitiba está longe de ser cosmopolita.

Gilmar Luís Silva Júnior Mas ganhou de POA. Isso que importa. Enquanto aqui se achar a politizada, a tradicional, será ultrapassada até por Belém.

Gilberto Simon Gilmar, tu estás certo, infelizmente. Eu falei que a população não é tão importante assim, mas nos outros quesitos tu tem razão sim. Porto Alegre ta parada no tempo. Parece que agora, ta querendo acontecer alguma coisa. O projeto do Cais vai sair. Vamos ver se as outras coisas que ficaram pra trás acontecem também.

Gilmar Luís Silva Júnior Então, Giba, vamos nos unir. Se a cidade vai mal, quem paga são os cidadãos.

Gilmar Luís Silva Júnior Redigi este tópico para provocar a discussão. Não é aceitável acharem que tudo está bem.

Gilberto Simon Sim, com certeza. Eu tenho feito a minha parte. A criação do Blog que tenho, ta servindo pra alertar muita gente. O conhecimento das coisas que acontecem é fundamental pra se entender a cidade. Mas temos que passar do virtual para o real. Não podemos ficar parados.

Gilberto Simon Nada está bem, nada está bem, Gilmar!

Gilberto Simon Mas Curitiba cresceu por que criou um distrito industrial de verdade. Sem medo de crescer. Aqui em Porto Alegre, as empresas vão embora. Não existe uma política de segurar as empresas aqui. Se Guaíba tem, por que POA não tem ? Todas as cidades tem incentivos. Porto Alegre não tem. Tem que ser revisto isso! A cidade só cresce com a proliferação de shoppings … que isso ?

Gilmar Luís Silva Júnior Tens razão, Giba. Aquele distrito industrial é uma piada. Já foram lá ver?

Gilmar Luís Silva Júnior Ah, indústria vai causar poluição… será?

Cesar Augusto Baldi ‎”até por Belém” é preconceito. Belém, dentre as três, é a mais cosmopolita. as pessoas desconhecem a realidade do Norte e do Nordeste. e acham Sul e Sudeste a alavanca da modernidade. Belém, há muito tempo, tem alterado todo o seu quadro m…etropolitano, ainda que o PIB seja menor, a população é maior faz muito tempo. e agora, se for para deixar o Cais igual Porto Madero e Belém, o que vamos ter é um acesso somente para classe média e classe alta. que é o caso de Belém. a estrutura é linda, mas inacessível para boa parte da população. e os projetos da orla, pelo menos os discutidos até agora, tem sido extremamente elitistas ( grêmio, inter e o famigerado Estaleiro)

Gilberto Simon As indústrias que mais tem valor agregado não poluem. Ou poluem pouco. Tudo da pra controlar. Inclusive a poluição. Basta exigir dos industrais que invistam em sistemas antipoluição. A tecnologia existe. Mas falta incentivos da prefeitura e do estado.

Gilmar Luís Silva Júnior Não é preconceito. É conhecimento histórico. Belém fora sobrepujada por Manaus no Norte. Sabe por quê? Porque Manaus, como disse o Giba, não teve medo de crescer. Belém estagnou economicamente. Mas, se POA mantiver esse pensamento, até Belém passará. Sabes muito bem que preconceito passa bem longe de mim.

Gilberto Simon As cidades do Nordeste estão passando a frente de POA também…. Olhem Recife e Salvador, e Fortaleza. Da vergonha de Porto Alegre qdo se volta de uma delas ….

Cesar Augusto Baldi vc não visitou Manaus ultimamente. na boa, Belém tá dando de dez em Manaus. estive nas duas várias vezes nestes dois últimos anos e fiquei impressionado com o desleixo que está Manaus. que vive eternamente da zona franca.

Gilmar Luís Silva Júnior Sim, as obras delas, algumas sedes da Copa de 2014, estão em ritmo acelerado. Li na Época que até Fortaleza já conta com projeto palpável de metrô!

Gilberto Simon Sim, Belém está crescendo muito ! Está uma bela cidade !

Gilberto Simon Este Distrito Industrial da Restinga é uma piada. Nem da pra citar… é só pra pequenas indústrias e fundo de quintal….

Gilmar Luís Silva Júnior Não falo de desleixo, falo de crescimento. Em números, o PIB de Belém está menor que o de Manaus. Agora, em qualidade de vida, aquela ainda é melhor. Mas, voltando ao assunto, como lembrou o Giba, até as capitais do NE entendem que investimentos fortes, de verdade, são salutares para serem de fato capitais.

Gilmar Luís Silva Júnior Não falo de desleixo, falo de crescimento. Em números, o PIB de Belém está menor que o de Manaus. Agora, em qualidade de vida, aquela ainda é melhor. Mas, voltando ao assunto, como lembrou o Giba, até as capitais do NE entendem que investimentos fortes, de verdade, são salutares para serem de fato capitais.

Cesar Augusto Baldi o Nordeste cresceu acima da média nacional nos últimos quatro anos. a diferença entre PIB de belém e manaus é pouco coisa menor.

Gilmar Luís Silva Júnior Mas lembre-se de que Belém, até meados dos anos 90, era a capital incontestável do Norte.

Gilmar Luís Silva Júnior Isso mostra como o desleixo administrativo pode fazer.

Gilberto Simon E não é só em turismo que leas investem. Essas cidades atraem industrias, revitalizam seus centros, aumentam a malha viária das cidades, constroem hospitais, aumentam o número de escolas. As cidades estão realmente crescendo. Todo mundo ve isso e vai pra lá. Elas crescem com qualidade.

Gilberto Simon E não é só em turismo que leas investem. Essas cidades atraem industrias, revitalizam seus centros, aumentam a malha viária das cidades, constroem hospitais, aumentam o número de escolas. As cidades estão realmente crescendo. Todo mundo ve isso e vai pra lá. Elas crescem com qualidade.

Gilmar Luís Silva Júnior Em POA, há medo para tudo. A faculdade de Arquitetura da UFRGS propôs à prefeitura 11 obras para melhorar o trânsito. A prefeitura vetou quase tudo, alegando “poluição visual”, “prejuízo ao meio ambiente”… Na boa, isso me cheira má vontade.

Gilmar Luís Silva Júnior O custo de vida no NE é baixíssimo. Um salário de R$ 1.000 lá vale; aqui, é esmola.

Cesar Augusto Baldi sim, mas Belém nunca teve todo o incentivo da zona franca, que tem data para acabar, mas nunca vai acabar, pq a cidade não criou alternativas de desenvolvimento sem depender da zf. isto, sim, é muito triste.

Gilmar Luís Silva Júnior Triste é a nossa situação, que nem isso soube fazer. Distrito industrial da Restinga é uma piada.

Cesar Augusto Baldi acho que Manaus está jogada nos últimos tempos. e me surpreendi com a diferença pró Belém, de novo, neste período. mas o fato é que o desleixo administrativo tomou conta de poa.

Cesar Augusto Baldi pois é. mas se lembrar o griteiro que foi da classe media contra a escada rolante no mercado público e a oposição da comunidade do bom fim para remodelar o mercado do bairro ( que, por decisão judicial, teve que sair igual ao projeto original), se verifica que a culpa não é somente das administrações, mas da própria chamada “formadora de opinião”

Gilberto Simon Vou postar este diálogo nosso la no meu Blog. É importante as pessoas verem que tem mais gente discutindo a cidade e se indignando com a inércia dela.

 

Discussão do Facebook, em 20/01/2011



Categorias:Demografia, Economia da cidade, Opinião

Tags:, , ,

9 respostas

  1. Bah, Manaus está fazendo uma revolução na cidade, com a revitalização das áreas dos igarapés, que eram tomados por construções irregulares.
    Agora, estão se tornando áreas abertas a todos, com praças, urbanização e bonitas. Se nota que esses comentários foram motivados políticamente.

    Curtir

  2. Tambem isso de ter os maior numero de drogas injetáveis…da onde tiraram isso?

    Em muitas coisas, Ctba é bem melhor que POA mesmo. Mas pra que exagerar?

    Curtir

  3. POA é mais violenta do Brasil?

    Fora dizer que Curitiba é maior que POA porque sua populacao no MUNICÍPIO é maior. Ahan. E Salvador é maior que Paris.

    Curtir

  4. Além de Porto Alegre ter um pib per capita maior do que Curitiba, a região metropolitana gaúcha é mais populosa (se essa é a questão) e mais rica. Portanto, a discussão não pode ser por esse lado.

    Curtir

  5. Nossa quanta besteira… Tem gente que ainda nao sabe que Curitiba tem o PIB maior porque sua populacao e’ maior que de POA. Compare os PIBs per capita e verao que POA e’ mais rica que Curitiba. E’ o mesmo que dizer que a China e’ mais rica que a Suica porque seu PIB e’ maior.

    Curtir

  6. Concordo com o Ricardo. Precisamos agir, deve ter milhares de pessoas q pensam igual a nos mas nao sabem como fazer pra expor isso

    Curtir

  7. Tá faltando o que para irmos à rua defender a cidade??

    Quando vamos “abraçar” o cais, a orla e a cidade em favor de projetos que agreguem valor a Porto Alegre?

    Discussões como essa são de extrema importancia como ferramenta esclarecedora, mas elas precisam partir para a prática, as pessoas sem acesso a internet ou desconhecedoras dessas discussões precisam acordar para os problemas da cidade.

    Curtir

  8. A revitalizção da Orla só ocorrerá se o projeto for pensado para as PESSOAS, contendo atrativos de lazer e entretenimento.

    Muitos querem a orla como ponto turístico apenas colocando alguns bancos e mato. Se liguem: ninguem vai querer vir para ver só isto.

    Restaurantes, cafés, lojas, livrarias, espaço de arte, danceterias, escritórios, hotéis e residencias sao fundamentais para q tenhamos atividades 24hrs por dia nestes locais e que sejam lugares bons para se divertir. É assim em todas as grandes cidades do mundo q tem uma orla atrativa. Ou será q estao errados e só Porto Alegre está certa?

    Curtir

  9. Parabéns para Curitiba, tem uma população maior que a nossa. Sucesso para eles…

    Esses índices são questionáveis sobre Porto Alegre. Sobre o saneamento básico já foi desmentido pelo DMAE. Cidade mais violenta do Brasil? Alguém acredita nisso?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: