Revitalização do Cais – Exemplos para a Capital

Livro mostra experiências em áreas portuárias que podem servir para a revitalização do Cais Mauá

Enquanto o processo de revitalização do Cais Mauá avança gradativamente, no Rio de Janeiro essa ação rendeu até um livro. A publicação conta um pouco da experiência que está sendo colocada em prática, a exemplo de Porto Alegre, por meio de uma parceria público-privada (PPP), e de outras cidades que viabilizaram processos semelhantes. “Porto Maravilha Rio de Janeiro e + 6 Casos de Sucesso de Revitalização Portuária” foi lançado por Verena Andreatta, ex-presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos.

O seu conselho é ter paciência, pois nada se resolve imediatamente em um processo dessa grandeza, como o implementado na Capital. Entre os principais exemplos do livro, Verena destaca Barcelona (Espanha), onde a realização das Olimpíadas de 1992 fez acelerar um programa iniciado em 1988. “Eles previam a reutilização da área do porto para atividades culturais e de lazer, mas foi preciso integrá-lo ao bairro Barceloneta com uma série de intervenções físicas”, argumenta Verena.

O livro “Porto Maravilha Rio de Janeiro e + 6 Casos de Sucesso de Revitalização Portuária” mostra ainda os exemplos dos portos de Baltimore (Inner Harbour, nos Estados Unidos), Cidade do Cabo (Victoria e Alfred Walterfort, na África do Sul), Buenos Aires (Puerto Madero, na Argentina), Roterdã (Kop van Zuid, na Holanda) e o de Hong Kong (West Kowloon Reclamation).

Correio do Povo

Share



Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:, , , ,

1 resposta

  1. Li em outro lugar, no polibio acho que foi, que o Pontal do estaleiro saira ano que vem…se for verdade, tera’ cais, beira-rio, Pontal do estaleiro e mais os outros projetos…olha acho que depois disso o ceu e’ o limite, pois ira mudar a mentalidade e ate’ a cultura do local.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: