Prefeitura entrega reurbanização da Praça XV de Novembro

O prefeito José Fortunati, durante café da manhã realizado hoje, 24,  apresentou à imprensa as obras de reurbanização da Praça XV. A solenidade também serviu para marcar a reabertura oficial do Chalé da Praça XV.  Com investimentos do município e iniciativa privada, além da ampliação do tradicional restaurante, o local recebeu tratamento paisagístico com iluminação especial, renovação da pavimento e melhores condições de acessibilidade.

Prefeito José Fortunati presente no Ato de Entrega de Reurbanização da Praça XV e das Novas Instalações do Chalé da Praça XV. Foto: Ricardo Giusti/PMPA

As novas instalações do restaurante ampliarão sua capacidade de atendimento para 600 pessoas, com novos deques ao ar livre e salão envidraçado. O conjunto integra-se às melhorias já realizadas no Largo Glênio Peres, em parceria com a Coca-Cola, quando foram recuperados o piso, colocados deques de madeira nos bares do Mercado Público, instalada rede wireless e câmeras de videomonitoramento. As próximas etapas incluem a implantação de jatos ornamentais de água e construção de monumento em homenagem ao jornalista e ex vice-prefeito da Capital, Glênio Peres. Outra melhoria prevista é a abertura ao tráfego de veículos, para incentivar o uso cotidiano do Centro Histórico pela população e por turistas.

Prefeito José Fortunati presente no Ato de Entrega de Reurbanização da Praça XV e das Novas Instalações do Chalé da Praça XV. Foto: Ricardo Giusti/PMPA

“Essa iniciativa devolve aos porto-alegrenses o Centro Histórico revitalizado, com mais segunça e opções de lazer. O Centro começa a readquirar uma nova força”, afirmou o prefeito. Segundo Fortunati, a inciciativa é fruto de uma ação de transversalidade entre secretarias, lideranças comunitárias e iniciativa privada. Durante o café da manhã o prefeito também apresentou as obras que integram o projeto de revitalização da área, baseadas em seis eixos (mobilidade e acessibildiade, patrimônio histórico, espaço abertos, infraestrutura, planejamento de comunicação e serviços e projetos estruturais).

Segundo o permissionário do local, empresário Edemir Simoneti, o projeto é fruto de uma série de ações importantes que tiveram início com a remoção dos camelôs da Praça XV.  “A partir de hoje, temos aqui a melhor da Capital”, afirmou. A solenidade também contou a participação dos secretários Valter Nagelstein (Smic) e Tarcísio Teixeira Cardoso (Acessibilidade e Inclusão – Seacis).

Canteiro de obras – A reabilitação do Centro Histórico é uma iniciativa do Projeto Viva o Centro, que integra o conjunto de ações previstas pelo Programa Estratégico Cidade Integrada. As intervenções no Centro tiveram um grande impacto com a transferência do comércio informal das ruas Marechal Floriano e José Montaury para o Camelódromo. A partir daí, inúmeras iniciativas tiveram início ou continuidade, como as obras de recuperação de patrimônios públicos e privados por meio do projeto Monumenta, voltado à requalificação de centros históricos urbanos no território nacional. Pelo Monumenta já foram restaurados inúmeras edificações como o Pórtico Central Cais do Porto, Palácio Piratini, Margs, Memorial do RS e Clube do Comércio.

Outras obras estão em andamento como a Praça da Alfândega, o Cine Imperial, que dará lugar a um centro cultural; a conclusão do processo da parceria público-privada do Cais Mauá, processo do governo do Estado, que contou com o apoio da prefeitura; conclusão das obras no Museu Hipólito da Costa e implantação do Centro Administrativo Regional (CAR) Centro, prevista para março. O CAR Centro é o projeto-piloto da reestruturação dos CARs, que atuará visando à excelência dos serviços. Oito fiscais atuarão de forma multidisciplinar fiscalizando e monitorando áreas de atuação relacionadas às secretarias do Meio Ambiente, Saúde, Indústria e Comércio, Limpeza Urbana, Obras e Viação e da Fundação de Assistência Social e Cidadania.
 
O andamento das ações do projeto Viva o Centro pode ser acompanhado pela internet.

Prefeitura de Porto Alegre

Share

Matéria do Jornal do Comércio:



Categorias:Revitalização do centro

Tags:,

3 respostas

  1. Como morador do centro, espero que Fortunatti transforme esse bairo em um lugar habitável, para o bem dele e da pop.

    Curtir

  2. Na verdade a materia eh do Jornal do Comercio 🙂

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: