CASA & CIA: CHALÉ DA PRAÇA XV

Volume discreto

Panos de vidro, estrutura metálica e deque marcam construção contígua ao Chalé da Praça XV na Capital

– Pensamos em uma construção com visual limpo e contemporâneo. Nossa preocupação desde o começo foi não permitir que a nova área concorresse com o Chalé, que é um prédio único e tombado pelo município. Então, usamos uma estrutura metálica leve e rápida de executar e vidro como vedação dos espaços para dar transparência – diz a arquiteta Silvia Benedetti ao explicar o projeto de ampliação do Chalé da Praça XV, charmoso espaço de happy hour no centro da Capital.

Interligada com o Chalé por um corredor envidraçado, a construção de 705 metros quadrados apresenta fachada retangular e lateral curva, acompanhando o traçado da praça. A cobertura do tipo platibanda, com laje de concreto impermeabilizada, ganhou camada gramínea, tipo eco-telhado. Além de integrar a estrutura à vegetação, o recurso contribui com o conforto térmico do prédio.

No salão interno, faixas de ladrilhos destacam o piso de porcelanato grafite. Em cinza, preto e branco, as peças de 20cm x 20cm reproduzem o revestimento original do Chalé. Ambientado com estofados em tom laranja e móveis de madeira vergada, o espaço com área de bar e lareira comporta até 140 pessoas. Configurada em um deque de porcelanato que imita madeira, a área externa se transforma em ambiente de contemplação da praça e do próprio Chalé, com mesas e lounges para mais 80 pessoas.

Executada pelo engenheiro Jefferson Messias, a obra do anexo será oficialmente entregue hoje, em coquetel para convidados, às 19h. O projeto de ampliação faz parte do programa de revitalização Viva o Centro, que compreende também o restauro do prédio histórico – previsto para iniciar no segundo semestre, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura.

Personalizados para o projeto, ladrilhos hidráulicos remetem ao piso original do Chalé

Zero Hora – Caderno Casa & Cia

Share



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Revitalização do centro

Tags:

%d blogueiros gostam disto: