Jaime Lerner e a violência urbana

A violência urbana é decorrente em grande parte da segmentação das classes sociais existente hoje nas grandes metrópoles, segundo o urbanista Jaime Lerner, que lembra o tempo em que ricos e pobres moravam no mesmo ambiente na cidade do Rio de Janeiro, o que favorecia a tolerância.

Ele contou no programa Roda Viva da TV que encontrou certa vez uma senhora defendendo a biodiversidade, mas não admitia a sociodiversidade, entendida como a convivência das várias classes sociais no mesmo ambiente.

A droga, segundo ele, complicou a convivência.

Para Jaime Lerner, a cidade melhor organizada para o dia-a-dia suporta também melhor as calamidades climáticas.

Para esta organização, ele sugere três pílares: a mobilidade (trânsito), a sustentabilidade (meio ambiente) e a sociodiversidade (tolerância).

http://www.affonsoritter.com.br/

Share



Categorias:Opinião, violência

Tags:,

6 respostas

  1. Eu não sei quando o pobre morou junto com o rico. Até onde sei, historicamente sempre foi dividido, acho que o que aconteceu é um aumento absurdo da quantidade de gente pobre nos grandes centros. Um país 20 anos sem crescer dá nisso 🙂

    Acho que ele fala coisas que ficam bonitas no papel, mas nem sempre são compravadas na prática. Boa parte da fama de Curitiba é isso também 😛

  2. Sim, partes do Bronx melhorou muito, mas o povo mais pobre teve que sair de la….imoveis, invariavelmente subiram de preco……Hoboken e’ um exemplo….quando eu era pequeno fui a hoboken com meu pai….parecia Bagdad logo depois de bombardeada…..10 anos depois, investimentos foram feitos, gente com dinheiro comecaram a comprar imoveis e “gentrificalos” os portoricos e outros que viviam ali, fizeram oque???? Oras!! tiveram que sair.

    Em Newark….outro exemplo, tentaram mudar pessoas de baixa renda para bairros de maior renda, oque aconteceu??? o pessoal de alta renda se mandou para os suburbios que hoje todos detestam. Existem elementos a mais que os olhos nao veem!!

  3. A segurança é fundamental para o desenvolvimento de um bairro ou de uma cidade. O bairro do Bronx em Nova York é um ótimo exemplo. O combate a criminosos e usuários de drogas promoveu uma revolução no bairro: antes degradado e mal-cuidado, tornou-se um importante pólo comercial e turístico da cidade, com lojas, cafés, restaurantes, livrarias e espaços para as obras de arte.

  4. “dai para isso os “de bem” tem que assimilarem “culturas” das classes baixas” Frase mais preconceituosa vista aqui. Sem comentários

  5. naõ vai dizer também que nordestino é tudo burro e morto de fome?

  6. Ridiculo isso……pobre nao consegue viver na mesma area que pessoas de classe A ou B e ate’ C por varios motivos, mas deixo aqui um deles, que nem e’ o principal: falta total de educacao (dai para isso os “de bem” tem que assimilarem “culturas” das classes baixas) porque o oposto nao acontece…dai todos perdem quando quem tem alguma cultura e ou dinheiro nao pode evoluir, tem que se manter “Tigrado” para nao ser tachado de “elitista” “metido” “fresco”. Geralmente esse tipo de compartamento se torna contraprodutivo, tipo um passo a frente, 5 para traz. Invez de tirarem a tigrada do atrazo cultural, nao, arrastam os outros ao inferno do pagode, funk, axe, hip-hop etc….Todos perdem com isso. Se tornam em uma sociedade que nao sai da “infacia” cultural.

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: