Pichação, um problema essencialmente brasileiro

Há quem diga que Porto Alegre seja a capital mais pichada do país. Que só perde pra São Paulo. Eu não considero isso uma verdade. Talvez uma ou outra capital tenha formas de combater mais eficazmente este problema, mas essencialmente é um problema que acomete todas as cidades brasileiras em menor ou maior grau. Já passei por várias delas e tenho visto invariavelmente o mesmo cenário.

Estive em Belo Horizonte uns dias atrás e pude constatar que esta cidade, tão reconhecidamente como de alta qualidade de vida, sendo a terceira metrópole brasileira, também tem este problema, e muito.

Deixarei as fotos falarem por elas mesmas.

Mas deixo aqui registrado que existe uma tendência muito grande de certos portoalegrenses em achar que somos a pior capital em limpeza urbana e vandalismo. Não é bem assim.

Vejam as fotos:

Área próxima a rodoviária, feia, pichada, suja.

Orelhão pichado. Área central.

Área central, próxima da rodoviária. Prédio todo pichado.

Prédio pichado

Vários prédios pichados. Vejam o prédio em segundo plano. Ele está literalmente TODO pichado.

Zoom do prédio. Seria este candidato a "Monumento Nacional à Pichação"?

_______________________________________________________________

Prédio em frente à Praça da Estação, um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte

Área nobre da cidade. São ousados os pichadores mineiros hein !

Pilares/muro de igreja em plena Av. Afonso Pena, uma das principais da cidade

Praça Raul Soares, recentemente revitalizada. Prédios em volta pichados....

_________________________________________________
___________________________________________________

Av. Amazonas, uma das mais longas e importantes de BH. Comércio com portas pichadas

Rua transformada em área de convivência, Praça 7, coração da cidade.

Praça 7 - coração de Belo Horizonte. O famoso Obelisco, um dos símbolos da cidade. Pichado!

TODAS AS FOTOS POR: GILBERTO SIMON – PORTO IMAGEM

Share

____________________________________

Pra não só falar mal da cidade de Belo Horizonte, ela é linda.

Deixo uma foto aqui tirada do alto da Torre Altavila, onde se localiza o Hard Rock Café Belo Horizonte. Bem que Porto Alegre poderia ter algo semelhante.

Em primeiro plano, bairro do Belvedere, um dos mais ricos de BH. O prédio alaranjado no canto superior direito, é o edifício JK, projetado por Niemeyer na década de 50, ainda o mais alto de BH.



Categorias:Opinião, vandalismo

Tags:, , , , ,

26 respostas

  1. É falta de trabalho, de estudo, educação do lar: infelizmente há um exército desses vagabundos que não trabalham durante o dia e, durante as altas madrugadas, como morcegos, esses “insetos racionais”, saem emporcalhando tudo que vem à frente!!!
    Se as nossas leis funcionassem, não teríamos tantos desses perdidos que tanto enfeiam as vilas e as cidades e trazem grandes prejuízos e desgostos para tantos proprietários.

  2. viva a pichação arte sim vandalismo não gosto mais do que lasanha .

  3. o brasil é um pais de jecas

  4. nossa eu adoro pixa rua aki em ampa tem um parceiro meu de bh q pixa pavor pvl é nois PAVOR PVL DE BH AKI É O MANO DE SAMPA SHIZUOKA A FAMILIA BRISADOS DE PIEDADE SALVE MANO CHINELO ETO PEXE INDIO GIL ROSEMEIRE LARISSA VITÓRIA TASSIANA BRUNA WILLI BARI TODA A BANCA DO BRISADA E FANTASMA PIRADO É NOIS FAMILIA LOUKO DE PIEDADE SAUDADE DE VC MANO DE BH PAVOR PVL GABI DE RIO GRANDE DO SUL É NOIS NO PIXA TE AMO FILHA

  5. Bem, nasci em BH e sempre vivi aqui. Não tenho muitos outros parâmetros para comparar. Só me mudaria daqui para morar em Curitiba, mas não conheço POA. Acho que a cidade realmente piorou muito nos últimos anos e concordo que o poder público cuida mais dos bairros de elite do que dos bairros mais simples. Com relação à pichação, o atual prefeito declarou guerra aos pichadores e eles passaram a ser presos por formação de quadrilha e não mais por dano ao patrimônio. Curiosamente, a pichação só tem aumentado. Dizem que vem pichadores até de SP para desafiar essa “guerra contra os pichadores”. Vários campos do saber tem sido convocados a entender melhor o fenômeno, buscando as raízes do problema. Por que a necessidade da pichação desde Roma? Como esses grupos se formam? Quais as questões social implicadas no fenômenos? Enfim, está claro não basta criminalizar, mas pensar em outras políticas públicas para abordar o problema.

  6. Realmente, BH tá um caos. Um canteiro de obras que, no final das contas, só servirão prá trazer mais beleza para os bairros da zona Sul. Savassi, Belvedere, Sion, Carmo, Lourdes, sempre têm benefícios enquanto que outros bairros, mais afastados do centro, convivem com total descaso do serviço público. transporte coletivo, saneamente, violência, sujeira e tudo mais. O centro da cidade tem dois ambientes distintos, acima e abaixo da Av Afonso Penna. Acima, tudo tá bonito, limpo, policiado, tentando melhorar. Já abaixo, é uma Zona, literalmente. Não passa uma semana sem que ocorra um fato sinistro próximo da R. Guaicurus (Puteiro de BH). MOrte, drogas, tráfico, etc. E a campanha Aécista prega que BH é a cidade de melhor qualidade de vida do Brasil. Aliás, o Aécio foi um péssimo governador para o funcionalismo público mineiro, especialmente os servidores da Educação. Salários defasados e péssimas estrutura das escolas estaduais, especialmente as do interior do estado. A prefeitura de BH há um bom tempo tem trabalhado bem (anos e anos com o PT e, pasmem, tem melhorado). Já o Governo do Estado… Este é digno de dó. BH é uma violência só. Exemplo: Dia de jogo de futebol as ruas ficam tomadas de animais, vestidos de preto e branco e especialmente os que vestem azul. Uma corja de assassinos (ambos) que saem de todos os bairros de BH e destroem tudo pela frente, até gente. Cruzeirenses (especialmente) e atleticanos são inimigos mortais e, não satisfeitos em se exterminarem mutuamente, se auto-exterminam. Mas, na segunda feira, após os jogos, os ônibus que eles destruiram (média de 70 por jogo) deixarão de ir prás ruas e não levarão trabalhadores para seus empregos. O Governo e a Prefeitura se calam. Mas é claro, Aecinho Neves tem que aparecer bem na Globo.
    Eu quero a BH de verdade de volta.

    • Com o PT, quer nas Prefeituras, Estados e União, a pichação não é só sujeira de tinta, mas sujeira civil, moral e espiritual. Que Deus nos livre do PT para que nossa Nação não seja uma caverna, como nos “Países” latinos americanos, e outros, da simpatia de Lula e Dilma!!!

  7. kkkkkkkkkkkkkkk fala sério né!!! tra na cara que BH ta tomada pela bandidagem me poupe!!!

Faça seu comentário aqui: