Fórmula Indy: encontro discute GP Porto Alegre Mercosul

O prefeito José Fortunati recebe nesta terça-feira, 1º, às 15h30, no Paço Municipal, o presidente da Fórmula Indy, Terry Angstadt, e representantes da categoria no Brasil. Esse é o quarto encontro entre o executivo municipal e os organizadores da competição, na tentativa de viabilizar a realização do Grande Prêmio Porto Alegre Mercosul de Formula Indy, previsto para 2012.

Serão tratadas questões como a análise técnica do circuito de rua a ser construído, e a viabilidade financeira da prova. A expectativa dos organizadores é de que a etapa prevista para a capital dos gaúchos resulte em um significativo impacto na economia local. Em São Paulo a prova do ano passado reuniu 60 mil pessoas. O setor de turismo foi o mais beneficiado. Mais de 26 mil visitantes, entre brasileiros e estrangeiros, injetaram na cidade mais de R$ 80 milhões, entre gastos diretos e indiretos. 

Circuito – Em dezembro, o vice-presidente de competições da Indy e membro do Conselho de Autódromos da FIA, Tony Cotman, analisou as alternativas de circuitos apresentadas pela prefeitura para a realização do Grande Prêmio do Mercosul. O prefeito José Fortunati e o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação, Vanderlei Cappellari, reuniram-se com Cotman e com o representante da Indy no Brasil, Willy Hermann, que realizaram um sobrevoo de helicóptero pelas áreas sugeridas.

Dos roteiros propostos, como a avenida Diário de Notícias, a avenida Edvaldo Pereira Paiva e em áreas próximas ao Shopping Iguatemi, Cotman anunciou que a preferência é por regiões mais centrais da cidade. “Não queremos o lugar mais fácil, mas sim o ambiente mais atrativo. Porque o charme do circuito de rua é justamente mostrar o ambiente da competição com a beleza da cidade”, enfatizou.

Em 2010, pela primeira vez na história desta categoria do automobilismo, houve mais corridas disputas em circuitos de rua do que nas tradicionais pistas ovais. A maioria das 17 provas ocorreu nos autódromos dos Estados Unidos mas, além da corrida disputada em São Paulo, houve GPs no Canadá e no Japão. O campeão da temporada foi o escocês de ascendência italiana Dario Franchitti.

Ídolos – Já correram na Fórmula Indy inúmeros ídolos do automobilismo mundial, como Emerson Fittipaldi – vencedor das 500 Milhas de Indianápolis em 1989 – Nigel Mansell  e Nelson Piquet. Em 1990, Ayrton Senna fez alguns testes na categoria por intermediação de Fittipaldi, na equipe Penske, cujo principal patrocinador – Marlboro – também patrocinava a equipe McLaren de Fórmula-1.

Em 2011, a prova mais tradicional do automobilismo, as 500 Milhas de Indianápolis, completa 100 anos. A principal corrida da F-Indy será disputada no dia 29 de maio.

Prefeitura de Porto Alegre

Share



Categorias:Eventos, fórmula indy, TURISMO

Tags:

%d blogueiros gostam disto: