Prefeitura cadastra carroceiros e carrinheiros – cavalos receberão chips

O Diário Oficial de Porto Alegre deve publicar nesta semana o edital de Licitação Pública para contratação da empresa que fará o cadastramento dos condutores dos Veículos de Tração Animal (VTAs), e de Veículos de Tração Humana (VTHs). O anúncio foi feito hoje, 31, pelo secretário-adjunto de Coordenação Política e Governança Local, Luciano Marcântonio.

Cavalos receberão chip e serão fotografados Foto: Ocimar Pereira/PMPA

O cadastramento incluirá os moradores residentes nas áreas irregulares da Região Arquipélago (Ilha grande dos marinheiros, Pavão, Flores, Ilha da Pintada e Mauá). Os dados coletados servirão como subsidio para implantação de programas habitacionais na região.

A empresa vencedora do certame atuará nas áreas de Proteção Permanente, Risco, Faixa de Domínio e regiões ribeirinhas do lago Guaíba. “Nós também estávamos à espera do cadastramento. Agora temos a possibilidade de saber o número de membros da categoria”, disse o presidente da Associação dos Carroceiros da Grande Porto Alegre, Theófilo Motta Junior.

Após a contratação, a empresa vencedora terá prazo de 90 dias para concluir o cadastro. O objetivo é definir o perfil dos carrinheiros, carroceiros e familiares, para desenvolvimento de programas sociais. “As ações de governo são desencadeadas de forma integrada com as lideranças dos carroceiros e carrinheiros. O cadastramento foi construído e será realizado em conjunto com a comunidade”, declarou o secretário-adjunto.

Perfil – A partir do levantamento cadastral, será possível quantificar a população infantil e conhecer seu perfil do ponto de vista educacional, para identificar necessidades específicas e planejar possibilidades de inserção na rede escolar. Também está prevista a radiografia das demandas voltadas ao público adulto, como a implementação de cursos profissionalizantes e alfabetização. Os cavalos, com a implantação da chipagem, serão fotografados e relacionados aos proprietários.

Prefeitura quer reduzir veículos de tração animal

O prefeito José Fortunati sanciona amanhã, 1º, às 11h, no Salão Nobre do Paço Municipal, a lei complementar que Cria o Fundo para Implementação do Programa de Redução Gradativa do Número de Veículos de Tração Animal e de Veículos de Tração Humana. O ato contará com as presenças de secretários municipais, lideranças dos carroceiros e carrinheiros, vereadores e entidades da sociedade civil.

Prefeitura de Porto Alegre

Share



Categorias:Carroças e Catadores, Causa Animal

Tags:, ,

3 respostas

  1. Fico cá imaginando qual a empresa que vai fornecer os chips. Certamente é amiga do Rei…assim como a empresa que forneceria os contêineres para a coleta de lixo em Poa. O MP descobriu que só há uma empresa capaz disso. Seria uma maravilha de licitação onde só uma empresa teria condições prévias de ganhar.
    Fala sério hein…será que a PMPA não sabe ou não tem estatísticas fornecidas pelo IBGE e outros tantos institutos privados sobre o número de caarroceiros, carrinheiros e biscateiros da cidade? Caras..isso tá ficando uma piada cada vez mais ridícula.

    Mas eu adorei o nome do projeto; Redução Gradativa do Número de Veículos de Tração Animal e de Veículos de Tração Humana…ou RGNVTAVTH

    Lindão esse acrônimo.

    Curtir

  2. AUHHUAUHAHU, esse é o progresso em Porto Alegre. Cavalos com Chips.

    Curtir

  3. E eu achando que iam acabar com essas desgraças.
    Mas pelo jeito, vão criar a cavalofaixa, só pra carroças.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: