Reforma do Túnel da Conceição pode acabar antes do previsto

Empresa responsável pela obra diz que trabalho pode ser concluído em dezembro

Uma das principais ligações dos bairros com o centro de Porto Alegre, o Túnel da Conceição poderá ser totalmente liberado em dezembro. A empresa responsável pela reforma, iniciada em outubro passado, cogita antecipar em três meses a conclusão dos trabalhos que se estenderiam até março de 2012.

Aintervenção no túnel consiste na recuperação das armaduras expostas (ferros que atravessam o concreto, sustentando-o), substituição do asfalto, meios-fios e calçadas e construção de novo sistema de drenagem. Desde 9 de outubro, o trânsito flui em meia pista nos dois sentidos.

Atualmente, cerca de 25 operários executam a abertura das 234 galerias que ficam entre o pavimento do sentido Centro-bairro e o teto do sentido inverso (um túnel passa sobre o outro). Em cada galeria, os trabalhadores tratam as vigas degradadas.

MP investiga se tempo previsto é adequado

O engenheiro Wolney da Costa, diretor da empresa Engenharia e Pesquisas Tecnológicas (EPT), que realiza a reforma, afirma que os trabalhos estão em um ritmo acelerado, o que permitiria antecipar a conclusão. Cautelosa, a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) mantém o cronograma inicial.

– Por enquanto, não temos como dar certeza da antecipação. Buscamos isso, mas não confirmamos essa possibilidade porque o número de galerias abertas ainda não é elucidativo quanto à situação geral da estrutura – explica o secretário Cássio Trogildo.

Desde o primeiro mês, a reforma do túnel é alvo de críticas pela previsão de 18 meses de obras. A Promotoria de Justiça de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística abriu inquérito para apurar se o prazo é adequado.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a empresa EPT já prestaram informações sobre o fluxo de veículos e o número de trabalhadores, respectivamente. A EPT justificou que não tem como aumentar o número de operários porque a estrutura não suportaria intervenções em todos os pontos ao mesmo tempo.

Promotores receberão até sexta-feira um parecer da Divisão de Assessoramento Técnico do Ministério Público sobre as justificativas apresentadas. Com o laudo, será possível concluir o inquérito. Não há data para o término da análise.

Zero Hora

Share



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito, Túnel da Conceição

Tags:,

%d blogueiros gostam disto: