De olho no Brasil, Grã-Bretanha planeja investimentos ligados ao Mundial em Porto Alegre

A partir da esquerda, Richard Turner, cônsul geral adjunto da Grã-Bretanha, Denise Crashaw Pellin, cônsul honorária em Porto Alegre e o governador do RS, Tarso Genro. Foto: Caco Argemi - Palácio Piratini

Os britânicos estão de olho no Brasil de 2014 e, mais ainda, em Porto Alegre. Em visita à capital do Rio Grande do Sul, o cônsul-geral adjunto da Grã Bretanha, Richard Turner, reuniu-se com o governador do estado, Tarso Genro, e o secretário municipal extraordinário da Copa, João Bosco Vaz. Além de estreitar relações entre os dois países, o objetivo da Grã-Bretanha é encontrar oportunidades de investir na cidade para o próximo Mundial.

Segundo a cônsul honorária em Porto Alegre e gerente regional de comércio e investimento da Grã-Bretanha, Denise Crashaw Pellin, o Reino Unido tem o máximo interesse em participar dos projetos gaúchos para o campeonato. Com parcerias estabelecidas no estado no setor de gás e petróleo, os britânicos querem fornecer know-how para obras de infraestrutura urbana e esportiva. Sede das Olimpíadas de 2012, planejada para ser a “Olimpíada Sustentável”, o país também se coloca à disposição para fornecer conhecimentos relativos à preservação do meio-ambiente nas construções.

O interesse da Grã-Bretanha recai, principalmente, sobre as cidades brasileiras onde mantém escritórios comerciais e que sediarão os jogos de 2014 – Porto Alegre, Recife e Belo Horizonte. Aqui, segundo a cônsul honorária, a aproximação se dá com bastante veemência: “há uma grande interesse no pólo naval de Rio Grande”.

De acordo com Denise, o fato dos britânicos terem voltado seus olhos para o Brasil está relacionado a três fatores: estabilidade econômica, descoberta do pré-sal e escolha do país como sede da próxima Copa do Mundo. Após reunir-se com Tarso Genro, a representante britânica no Rio Grande do Sul anunciou o interesse do governo estadual em estabelecer parcerias público-privadas com empresas do Reino Unido, especialmente na área de saneamento. O assunto será pauta da próxima viagem da cônsul honorária à Inglaterra, em março próximo.

De Olho em 2014

Share



Categorias:COPA 2014

Tags:,

%d blogueiros gostam disto: