Dr. Thiago (vereador) defende hidrovia até o Lami

Pedido de criação de linha de barco ligando o Cais do Porto, no centro da Capital, até a praia do Lami foi protocolada na Câmara Municipal pelo vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), em um Pedido de Providência (PP). A solicitação prevê a instalação de ancoradouros ao longo da orla do Guaíba, para embarque e desembarque de passageiros.

Segundo o vereador, o transporte via fluvial ligando a Zona Sul ao Centro Histórico diminui o tempo de viagem, hoje realizada somente por linhas de ônibus. “A nossa intenção é agilizar, o deslocamento dos moradores de bairro do Extremo Sul da Capital”, revela o vereador. Thiago Duarte já se reuniu com empresários da área de transporte de barcos, entre elas a Ouro e Prata, concessionária do trecho entre Guaíba – Porto Alegre e obteve resposta favorável.

Dr. Thiago solicitou, inclusive, estudo para que se ofereça uma tarifa acessível ao trabalhador. A escolha da empresa prestadora dos serviços da hidrovia deverá ser feita por meio de licitação pública. A proposta será encaminhada ao Executivo, e também deverá passar por uma discussão na Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), que será presidida pelo parlamentar, uma vez que envolve a utilização da Orla do Guaíba.

Câmara Municipal 

Share



Categorias:hidrovias, Meios de Transporte / Trânsito, ORLA

Tags:, , ,

18 respostas

  1. O importante é que todas as alternativas de tranporte sejam colocadas a disposição do cidadão e que ele possa optar pela que lhe é mais favorável , conforme seus critérios, sejam eles financeiros ou não.

    Curtir

  2. Só esqueceram de comentar que o valor da passagem seria mais caro do que pegar um ônibus. Resultado > sem demanda. Quem regula a demanda é o preço.
    Nós estamos presenciando que, mesmo subvencionada, a tarifa da hidrovia Porto Alegre – Guaíba…é bem mais cara do que a linha intermunicipal de ônibus. O custo operacional de um barco de médio e grande porte é infinitamente maior do que uma pequena frota de ônibus, isso sem falarmos na total falta de agilidade no transbordo. Um barco é apenas uma ligação direta entre um ancoradouro e outro…assim sendo, os passageiros só possuem um ponto de embarque e um desembarque. Não podem ser apanhadas no meio do caminho…assim como fazem os ônibus e suas paradas.
    Barco é solução para locais onde o transporte rodoviário é economicamente inviável devido às condições geográficas.
    Isso aqui parece uma histeria coletiva. As pessoas (não sei porque cargas d’água) encampam uma ideia…sem ao menos refletir sobre o assunto.

    Curtir

  3. seria realmente fantástico um projeto ligando o centro aos demais bairros da cidade ou às cidades da região metropolitana. demanda existe.

    Curtir

  4. Otima ideia, ainda que tardia. Duvido que saia do papel.

    Curtir

  5. Caro Vagner

    Veja não é só o lado turístico. A produção de petróleo está diminuindo ao ponto de na época de crise há uns dois ou três meses atrás o barril de petróleo já estava a US$90,00 e com o problema no Egito ele ultrapassou os US$100,00 o barril. Se as coisas caminharem na direção que estão o transporte de mercadorias com uma navegação fluvial eficiente começa a ser competitivo. Estás esquecendo que as cidades de Jaguarão, Rio Pardo, Santa Cruz e outras também tinham porto.

    Curtir

  6. Ótimo começo, sem dúvida. Mas eu gostaria que outros municípios como Barra do Ribeiro, Tapes, Arambaré, São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande e São José do Norte, também fossem conectados através do transporte hidroviário, pois ajudaria a fomentar o turismo nestas localidades.

    Isto seria algo genial, mas não seria tudo. Se algum dia POA se tornasse um roteiro turístico mundialmente conhecido e desejado… Talvez pudéssemos receber navios de cruzeiro.

    Vejam essa matéria que interessante: http://deolhoem2014.terra.com.br//jogo-rapido/terminal-de-cruzeiros-do-rio-de-janeiro-espera-receber-3-milha-es-de-passageiros-por-temporada-ata-2016-597

    Mas voltando pra realidade… O primeiro passo foi dado, resta saber o tamanho das ambições dos nossos gestores, que não costumam dar provas de grandeza, mas que vêm sinalizando mudanças bastante positivas nos últimos tempos.

    Curtir

  7. Tem um transporte hidroviário que seria um sucesso, São Leopoldo – Porto Alegre e se tivesse um ferryboat trazendo os automóveis até o centro sem passar pela BR-116, quanto que cada um pagaria por isto?

    Curtir

  8. Mais que genial, e tenho certeza que vai ter demanda.

    Alias, pro pessoal que fala em largar o carro e tudo mais, todo mundo sabe o caos que é ir da zona sul até o centro de Porto Alegre, ainda mais com avenidas em obras e tudo mais.
    Imagina, poder pegar um BARCO que te deixa em poucos minutos no centro…
    Deveriam criar outras paradas ou sei la como se chama isso pra ter mais passageiros.
    Muito bom.
    =D

    Curtir

  9. Não sei o que ocorre, parece que todo mundo se vê de boa vontade esses dias, com idéias e projetos que já deveriam estar em prática há no mínimo 100 anos (e existiam, mas não iam pra frente)… Essa linha de barco é genial.

    Curtir

  10. baaaaaaaaah, seria perfeeito

    Muito mais facil para quem mora na zona norte e centro ir para aqueles lados, e num passeio bonito.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: