Túnel da Conceição: 50% das câmaras já foram abertas

Trabalhos no local estão em ritmo avançado Foto: Jonathan Heckler/PMPA

Das 234 câmaras existentes no interior do Túnel da Conceição, 117 já foram abertas, o que representa 50% do total, sendo que 98 unidades já foram recuperadas e fechadas. Segundo o secretário municipal de Obras e Viação, Cássio Trogildo, o andamento dos trabalhos é bastante satisfatório. “Não podemos afirmar que será adiantado o prazo de conclusão da obra, mas temos registrado que a recuperação do Túnel ocorre com normalidade, de forma promissora”, afirma o titular da Smov.

Nas duas metades da passagem de nível, são executadas furações para a colocação da armadura da laje a ser incorporada, drenagem e tratamento do concreto das armaduras aparentes ou concreto segregado. As operações continuam em duas faixas de cada sentido, sendo que 50% da passagem de nível permanece liberada para o tráfego de veículos. Iniciada em outubro, a previsão de conclusão desta fase é de até nove meses. Sob a fiscalização da Smov, a execução é da EPT – Engenharia e Pesquisas Tecnológicas S.A.

Engenharia de trânsito – A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) implantou, desde setembro, medidas em engenharia de trânsito para reduzir conflitos e proporcionar rotas alternativas. Além da forte presença dos agentes da EPTC, orientando a população e os condutores nas imediações do túnel, dois guinchos estão disponíveis para o caso de alguma emergência. Quatro câmeras, em funcionamento 24 horas, auxiliam no monitoramento do tráfego para que possíveis medidas e alterações sejam tomadas.

Já foram recuperadas e fechadas 98 unidades Foto: Jonathan Heckler/PMPA

Concluído em 1972, o túnel foi concebido para ligar a elevada da Conceição e a avenida Osvaldo Aranha, como parte da primeira perimetral. Após 38 anos a estrutura apresenta problemas como presença de água nas paredes e lajes, pontos de armadura expostos e corroídos, trincas no forro, paredes e muros, rompimento de concreto e pavimento desgastado. O túnel será recuperado totalmente, em cerca de 18 meses, a um custo de R$ 2,65 milhões. A reforma pretende garantir, no mínimo, mais 30 anos de vida útil à estrutura.

Prefeitura de Porto Alegre

 

Share



Categorias:Restaurações | Reformas, Túnel da Conceição

Tags:,

1 resposta

  1. O que seriam essas camaras?

    Eles vão por algum sistema de ventilação?
    Acho que isso ajudaria a evitar o acumulo da quele negocio que esqueci o nome que os carros soltam que deixa tudo preto.
    shusahusahuas

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: