Um sonho: metrô em Porto Alegre

Um leitor me enviou este mapa de uma possível rede de metrô em Porto Alegre, retirada de um blog. Apenas um sonho para daqui a 200 anos…

Mas não seria muito mais viável uma rede dessas com outros sistemas mais baratos e mais fáceis de construir ? (Leia-se aeromóvel.)

Do Blog: “Se Porto Alegre fosse uma cidade de primeiro mundo, o metrô poderia ser mais ou menos como retratado abaixo:”

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Fonte: http://www.memento.com.br/index.php/2010/06/o-metro-de-porto-alegre/

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Categorias:Metro Linha 2

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27 respostas

  1. Se fosse assim eu abandonava meu carro.

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  2. Atenção pessoal, no momento em que se coloca um metro ou um LRT (Light Rail Transit) enterrado sobre um corredor, não há mais sentido de manter linhas de ônibus paralelas ao trajeto. Poderão haver transversais para abastecer de pessoas estes troncos, mas paralelas não, com isto as avenidas após construído o túnel fica livre para o transito normal.

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  3. Destruir uma pavimentação de concreto tipo Portland seria um grande prejuízo. Mas ainda há corredores com pavimentação asfáltica, como o da Osvaldo Aranha.

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  4. Os corredores são de concreto, pavimentação mais cara… e aí, vai destruir?

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  5. “As avenidas q tem corredor de ônibus deveriam ter metrô em seu lugar.
    Corredores de ônibus “dividem” os dois lados da via, além de trazer poluição e muito barulho às avenidas.”

    é que o metrô é “muito” silencioso

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  6. As avenidas q tem corredor de ônibus deveriam ter metrô em seu lugar.
    Corredores de ônibus “dividem” os dois lados da via, além de trazer poluição e muito barulho às avenidas.
    [x2]

    Túneis por baixo dos corredores já seriam bons, pois os ônibus não vão ser extintos tão cedo. Quanto à poluição e ao barulho dos ônibus, uma manutenção mais criteriosa e veículos mais adequados a exigências de conforto, segurança e emissões de poluentes já resolveriam uma parte do problema. A propósito: quem me conhece sabe que eu me entusiasmo pelo biodiesel, que já reduziria a emissão de particulados (que deixam aquela grossa camada de fuligem presa nas fachadas de prédios e causa alergias respiratórias), mas agora que se fala tanto na ampliação da rede coletora de esgoto eu acredito que poderia ser aproveitado para a obtenção de biometano e o uso deste gás como combustível ao menos em parte da frota portoalegrense de veículos de transporte coletivo. Há até alguns chassis da Agrale aptos a rodar com gás metano, e poderiam servir bem a lotações.

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  7. As avenidas q tem corredor de ônibus deveriam ter metrô em seu lugar.

    Corredores de ônibus “dividem” os dois lados da via, além de trazer poluição e muito barulho às avenidas.

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  8. Punição é a solução para a falta de educação e deveria ser a resposta para as atividades criminosas.

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  9. ps: respeito sua opinião, como concordo
    apenas é um outro ponto de vista

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  10. JULIÃO, não tem problema algum. Aliás, muita gente usaria. A questão é que o povo, em grande parte, não tem educação e pode usar pra criminalidade.
    Sei que tem muita gente humilde se beneficiaria de tal, mas antes de receber uma obra assim, é necessário educação.

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  11. Apenas complementando, no mapa do link do comentario anterior, vejam o seguinte:
    – em tons de azul: trem subterraneo (Stadtbahnen)
    – em tons de vermelho: VLT (Strassenbahnen)
    – em cinza: onibus (buslinien)

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  12. Assino embaixo do Julião. Primeiro se planeja o todo, o estado final, que será executado na melhor das hipoteses algum dia ainda distante. E então se prioriza e se constroi aos poucos das partes mais prioritárias para as menos prioritárias. Essa proposta não é algo que se queira ver pronto pra já. É um norteador apenas.

    Acho que esse mapa poderia servir de bandeira para os grupos que querem metrô em Porto Alegre. Com ele é fácil entender o que estamos perdendo por não tê-lo.

    Sobre a viabilidade, nada neste mapa indica se é de superfície ou subterrâneo. Acho este mapa 100% viável para uma cidade de 1.35m de pessoas, contando que as partes centrais sejam subterrâneas e as partes mais periféricas sejam VLT (vulgo bonde). Por exemplo, um metro subterraneo iria até a estação nonoai, e a partir dali as pessoas sairiam da estação subterranea e pegariam um VLT na superficie para continuar o caminho.

    Por exemplo, aqui vai o mapa de transporte de uma cidade da Alemanha que tem apenas 700 mil habitantes: http://planetolog.com/map-metro.php?city=DUS&id=1

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