Praias do Guaíba devem estar próprias para banho a partir do próximo ano

Com o início da nova etapa do projeto construção do emissário subaquático deve ser acelerada

Tubulação que chegou no final do ano passado faz parte da terminação do esgoto - Jefferson Botega

Se o ritmo do Programa Integrado Socioambiental (Pisa) se mantiver, 2011 será o ano em que Porto Alegre comemorará a conclusão da obra de saneamento mais portentosa de sua história. Com o início da construção da terceira chaminé de equilíbrio da Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE) Cristal ontem, e a chegada de mais oito tubos gigantescos, de 515 metros de comprimento, prevista para o dia 15, a construção do emissário subaquático, parte mais ousada do programa, deve ser acelerada.

Às margens do Guaíba, forma-se uma rede que levará o esgoto coletado de estações de bombeamento de esgoto (EBE) até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Serraria, na Zona Sul, diminuindo a poluição do curso d’água, massacrado pelo lançamento de toneladas de resíduos.

O Pisa exigirá o investimento de R$ 586 milhões da prefeitura em obras, o triplo do que foi gasto para a construção da Terceira Perimetral, a última grande empreitada no sistema viário da cidade. Desse valor, R$ 383 milhões serão destinados a saneamento, o que, concretamente, representa 187 quilômetros de tubulações. Cerca de 50 bairros de Porto Alegre passarão a contar com esgoto tratado.

O emissário terrestre é a etapa que mais avançou em 2010. Pelo menos quatro quilômetros de tubos já foram instalados, a EBE Ponta da Cadeia está pronta e a do Cristal deve ser concluída no primeiro semestre deste ano.

A etapa que praticamente não saiu do papel foi a reurbanização da área do Arroio Cavalhada. A prefeitura precisa realocar as famílias que estão na região, processo que ocorre desde 2008. A prioridade é retirar 48 famílias que estão exatamente onde a rede passará. A coordenação do Pisa aposta que em 2012, as principais obras já estejam funcionando.

Zero Hora



Categorias:Despoluição do Guaíba, Lago Guaíba

Tags:

30 respostas

  1. Marisa
    Felipe, também sou moradora de Ipanema e estou inconformada… com todo o respeito à diversidade religiosa, não consigo compreender como é possível em pleno ano de 2012 sermos obrigados- nós , nossos filhos, e amigos que não são da zona sul e vem para conhecer, disputar os espaços de lazer da nossa belíssima Ipanema com bichos em decomposição, velas queimando, muitas vezes ao pé das das árvores, e vários tipos de alimentos que atraem insetos e dão mau cheiro. Fala-se o tempo todo em respeito aos animais , à natureza e esse tipo de coisa ” passa batido”.Contudo, parabéns ao nosso prefeito pela maravilhosa obra. A zona sul e o Guaíba a décadas vem clamando por ajuda e todos temos que cooperar para este sonho finalmente se realizar-um Guaíba saudável para todos nós.

    Curtir

  2. Sou morador de Ipanema em poa e tem que ser feito algo contra o pessoal de religião, pois todo dia tem bicho morto, oferendas, é um nojo! Vão fazer macumba em casa e não no Guaiba.

    Curtir

  3. Com praias balneáveis de repente venham investimentos para atrair a população às praias do Guaíba ao invés de ter que gastar uma dinheirama com pedágios na Freeway ou com os hotéis de Floripa…

    Curtir

  4. So’ pra completar… Resumindo, quanto mais fezes presente, maior a chance de haver fezes com parasitas. Os coliformes servem somente pra indicar o risco.

    Curtir

  5. Os coliformes fecais sao bacterias que nao causam prejuizo ‘a saude humana. Todo mundo tem bacterias desse tipo em seus intestinos que sao liberadas pelas fezes. O que acontece e’ que se a agua tem muitos coliformes o risco de ter tambem parasitas intestinais e’ maior.

    Curtir

  6. Credo, o que leva alguém a vir cobrar segurança num tópico sobre a despoluição do guaíba. Sério, é não se tocar. Concordo com as idéias expostas, mas este não é o foco do tópico. Palmas pra Porto Alegre, estou muito feliz com a execução deste projeto. Creio que nossos filhos e netos desfrutarão de um outro Guaíba, muito diferente deste que temos hoje.
    O que acho incrível é que mesmo com uma notícia destas tem gente que consegue reclamar e por defeito – vão catar coquinho… óbvio que o bom mesmo, seria 100% do esgoto tratado, mas cada passo de uma vez né? Parece aquele tipo de idéia “ah se não vai tratar 100%, deixa podre assim como tá mesmo”. Faça-me o favor!!!

    Curtir

  7. Eliseu,
    faça um artigo, um texto-denúncia. Não espere pela gente.
    Eu fiz um post num blog que eu tinha chamado “Triste Poa” (http://tristepoa.zip.net/). Dá uma olhada no 4º post.
    Porém, eu percebi muitas melhoras desde que escrevi aquele post. Tenho visto com frequência policiais em várias partes da cidade. Principalmente no centro, onde moro.
    Recentemente, estava com a documentação atrasada do meu carro e quando circulava tentava evitar locais onde poderia ter que enfrentar uma batida policial. Acho que justamente por isso, por ficar ligado no policiamento por causa desse meu deslize com a documentação, enxergava policial em cada esquina, batidas em cada quadra.
    Ontem jantei no Chalé. Estacionei ao lado da Prefeitura, caminhei por toda a região com minha mochila e me senti MUITO seguro.
    Se eu acho que está ideal? Nem a pau.
    Claro que pode melhorar. Claro que muito marginalzinho que eles “perdoam” por causa da lotação dos presídios deveria estar preso também.
    Mas vários assuntos permeiam o blog e não sei se vc percebeu, publicamos com mais frequência o que está na mídia. Geramos discussão aqui em torno do que está em discussão em todo o estado.
    Mas, se vc quiser fazer uma matéria, um texto, ia ser bem vindo aqui no blog.
    Por causa disso que os comentários serão focados na discussão publicada.

    Curtir

  8. Eliseu, em vez de buzinar tanto sugiro criar teu blog, ou enviar um artigo pro PortoImagem, pode ser publicado como um artigo quem sabe?

    Curtir

  9. Ok obrigado, pelo toque, sinto que devo me calar, e assim que os politicos gostam de povo calado, reclame no lugar certo, não é aqui, voce veio ao lugar errado, vá no próximo guiche, hoje já esta fechado, e assim a vida passa uns ficam satisfeitos outros não, Opa! desculpem fugi do assunto, qual era mesmo ah! esgoto…. obrigado por lembrar…

    Curtir

  10. Quero 100% do recolhimento e tratamento do esgoto não só de Porto Alegre, mas de todas as cidades da bacia do Guaíba para que possamos ter novamente a balneabilidade completa do nosso lago. Mas assim como há vários anos foi liberado o banho no Lami e em Belém novo essa balneabilidade vai ser conquistada aos poucos, praia a praia.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: