Sancionado pelo prefeito José Fortunati, o reajuste nos valores das passagens do transporte coletivo eleva de R$ 2,45 para R$ 2,70 a tarifa dos ônibus urbanos de Porto Alegre. O novo valor, que entra em vigor a partir da 0h desta quarta-feira, representa um aumento de 10,20%.
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Os itens que mais pesaram para a sinalização de aumento de 10,20%, segundo a equipe econômica da EPTC, foram os seguintes:
— 12,27% relativos à renovação da frota (242 ônibus novos, somente em 2010, resultando em 1.650 veículos, destes 40% com ar-condicionado)
— 8% no salário dos rodoviários
— aumento de 14% para pneus e recapagens
Acompanhe a evolução do preço das passagens de ônibus na Capital nos últimos 10 anos:
Evolução das tarifas de ônibus na Capital | ||
ANO – VALOR | % REAJUSTE | IPCA DO ANO* |
2001 – R$ 0,95 | 11,7% | 7,6% |
2002 – R$ 1,10 (em fevereiro) R$ 1,25 (em dezembro) |
15,8% 13,6% |
12,5% |
2003 – R$ 1,45 | 16% | 9,3% |
2004 – R$ 1,55 | 6,9% | 7,6% |
2005 – R$ 1,75 | 12,9% | 5,6% |
2006 – R$ 1,85 | 5,7% | 3,14% |
2007 – R$ 2,00 | 8,1% | 4,46% |
2008 – R$ 2,10 | 5% | 5,9% |
2009 – R$ 2,30 | 9,5% | 4,31% |
2010 – R$ 2,45 | 6,5% | 5,91% |
* O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) é calculado pelo IBGE para medir a inflação e é utilizado por muitas categorias como indicativo para reajustes. No entanto, não é empregado para calcular o reajuste das tarifas de ônibus. O índice aparece na tabela para fins de comparação.
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Prezados, lamentavelmente o transporte público foi convertido num alimentador de caixas 2 e 3 dos mal chamados classe política. Não é especialidade de um partido e sim pratica generalizada. Pelo menos ha 0,70/0.80 por passagem que são sobrepreço. Comparado com o transporte urbano de cidades ainda medianamente sérias. Quanto ao preço unificado metropolitano, é a ferramenta para compensar os moradores de baixa renda das periferias que se utiliza tarifa única.
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Também discordo. Não tem esse de longe ou perto. O ônibus vai partir da mesma forma e fazer o mesmo trajeto. Tem que ser barato e ponto final. Sem trocadilho.
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Adriano Silva, discordo de ti. Se a passagem fosse mais cara de acorod com a distância, quem pagaria mais?
Moradores da Restinga, de Belém Novo, da Lomba do Pinheiro, do Santo Agostinho, do Rubem Berta… bairros com população sabidamente de baixa renda. Assim, o acesso ao transporte público seria muito mais caro pra quem precisa dele.
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@PAULO POZZA e Felipe X: isso só demonstra o descaso, pois em cidades com bom planejamento há tarifas diferentes dependendo da distância do centro. Não faz nenhum sentido se pagar o mesmo para andar 3 paradas ou 20 km. Em cidades onde o poder publico organiza e planeja o transporte, um percurso curto custa meia tarifa, um percurso muito longo mais de duas tarifas, mas neste caso a tarifa de referência seria menor, algo como 1,80.
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Tu diz entre carro e ônibus? Carro sem sombra de dúvida custa uma fortuna, mas se a pessoa tem este dinheiro para gastar e tem interesse…
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Sugestao, pra quem tiver tempo: calcule o acumulado de 10 anos dos dois e compare.
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O Cesar fez o comentario mais bizarro que ja li no forum.
Ele meio que comparou baleia com paralelepipedo.
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