Financiamento do Prodetur recebe autorização

Qualificação de produtos turísticos é uma das áreas consideradas estratégicas Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

A Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério do Planejamento aprovou a carta-consulta de Porto Alegre sobre o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional). O documento será entregue ao prefeito José Fortunati amanhã, 10, às 14h30, no Paço Municipal,  pelo secretário de Turismo, Luiz Fernando Moraes.

O documento autoriza o município a contratar recursos junto à Corporação Andina de Fomento (CAF) para investimentos no turismo da cidade. Os recursos externos a serem contratados correspondem a 50% do valor total da carta-consulta, de US$ 73 milhões. A outra metade é do Ministério do Turismo, a fundo perdido, e do município.

Porto Alegre é a primeira capital dos estados do Sul do país a habilitar-se ao Prodetur. Os investimentos atenderão a 11 projetos em cinco áreas consideradas estratégicas para o turismo da cidade: qualificação de produtos turísticos, marketing e comercialização, fortalecimento institucional, infraestrutura, serviços básicos e gestão ambiental.

Em 2010, chegaram os primeiros aportes do Ministério do Turismo. Os recursos permitiram a contratação de projetos arquitetônicos e de engenharia que começarão a ser implantados a partir de 2011 como sinalização turística, informatização da venda dos bilhetes do Linha Turismo, sistema de deques no Parque Marinha do Brasil, terminais turísticos rodoviário e fluvial e o Bonde Histórico. Participam da gestão dos projetos do Prodetur várias secretarias municipais, como a SMGAE, Planejamento, GPE, SMAM e Fazenda.

 Prefeitura de Porto Alegre

Share



Categorias:TURISMO

Tags:,

7 respostas

  1. Poderiam arrumar as calçadas e aterrar as linhas de energia elétrica na Cidade Baixa e no Moinhos de Vento, já q são os bairros q mais recebem turistas.

  2. aa bom, que susto.
    sahushusahusahuashasu

    Bah, curti, um deque ali ficaria show……

    Mas sei la, tem que ver bem o que vão fazer

  3. deque, não dique.

  4. Que, vão fazer um muro no marinha tambem?
    ashushuashuashuas

    O muro do MARINHA
    ashusahuahuashuashuas
    tenso

  5. E o Morro da Embratel? Quando alguém dará importancia ao mirante mais privilegiado de Porto Alegre, onde se pode observar toda a região metropolitana?

  6. PS: Nao vai sobrar um dinheirinho para abilitarem o Mirante do Morro Sta Teresa??

  7. sistema de deques no Parque Marinha do Brasil!?!?!?!?
    O que eh isso??

Faça seu comentário aqui: