O prefeito José Fortunati recebeu na tarde de quinta-feira, 10, os representantes da Cooperação Andina de Fomentos (CAF) Soraya Azan, Rolando Terrazas e Nicolas Estupinan para tratar do projeto de BRTs em Porto Alegre. A reunião, que aconteceu no Paço Municipal, teve as presenças dos secretários Newton Baggio, da Gestão e Acompanhamento Estratégico (SMGAE), Vanderlei Cappellari, da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Urbano Schmitt, da Fazenda, Izabel Matte, do Gabinete de Planejamento Estratégico e o assessor técnico Geraldo Felippe.
Fortunati explicou as duas questões do projeto que têm a necessidade de revisão pela entidade. A primeira é a intenção da prefeitura de fazer as obras por etapas, iniciando pela Zona Norte, para não criar muitos transtornos na mobilidade urbana da cidade. A outra é a proposta de que em Porto Alegre se aproveite o piso baixo dos corredores que já existem, também com ônibus de piso baixo, ao contrário do que prevê o sistema. Principalmente durante as obras, os transtornos seriam menores, pois os atuais veículos poderiam continuar circulando pelo local.
Soraya falou do interesse da CAF em auxiliar a cidade na implantação dos BRTs. “Para a Cooperação, o projeto de Porto Alegre é um ícone e não vemos problema em analisar as questões levantadas pela prefeitura”, afirmou a representante da entidade. O prefeito salientou o interesse da cidade em investir nos BRTs e saudou a posição dos representantes de avaliar as questões levantadas pela prefeitura. “Ficamos satisfeitos de encaminhar o assunto com a CAF e temos convicção que melhorar a mobilidade urbana passa necessariamente por investir no transporte público”, disse Fortunati.
O projeto se propõe a implantar um sistema de transferência integrada, mais ágil, mais seguro, em que as linhas procedentes dos bairros e da Região Metropolitana chegarão aos terminais no entorno do Centro. No local, os usuários farão essa transferência para uma linha exclusiva, utilizando veículos articulados, mais modernos, mais rápidos e menos poluentes, que farão a conexão entre os portais e os outros pontos de embarque e desembarque, circulando por corredores exclusivos.
________________________
Mais uma reunião …. a Prefeitura não anda sem reuniões ….
Categorias:Metro Linha 2
Faça seu comentário aqui: