Terminal Parobé será revitalizado

Os trabalhos de recuperação da área devem ser concluídos até agosto

Cartazes rasgados, lixo e mau cheiro deixam o local com aspecto ruim Crédito: vinicius roratto

Falta de segurança, degradação e mau cheiro estão entre as principais reclamações dos usuários do Terminal Parobé, localizado em frente ao Mercado Público, no Centro de Porto Alegre. Porém, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), responsável pela manutenção dos terminais de ônibus da cidade, informou que está programado para a metade do mês de março o início dos trabalhos de revitalização do local.

A reportagem do CP esteve no local, na manhã de ontem, conversando com alguns usuários. Moradora da avenida Baltazar de Oliveira Garcia, a técnica em informática Jéssica da Rocha enumerou os problemas. “Acredito que falta fiscalização no terminal para evitar a degradação. Os telefones públicos não funcionam, as lixeiras estão destruídas, as paredes cheias de cartazes que deixam o local com um aspecto muito ruim” observou.

De acordo com ela, outro ponto importante a destacar é a falta de segurança. “À noite, o risco de assalto é grande, aqui fica muito deserto”, relatou. A situação, aponta ela, é bem diferente no bairro em que reside. “Existe uma consciência de que o local é público. Aqui, o Parobé parece que foi largado”, desabafa.

Morador da zona Sul, o vistoriador Alex Figueiró, de 38 anos, reclamou da presença de mendigos junto ao terminal. “Tem muitos pedintes que passam todo o tempo aqui. Precisamos conviver com esse mau cheiro diariamente”, constatou.

De acordo com informações da EPTC, a licitação para escolha da empresa que irá executar as obras de revitalização está concluída. Segundo o diretor-presidente da empresa, Vanderlei Cappellari, o investimento total da prefeitura será de R$ 480 mil. “Esperamos que até o mês de agosto os trabalhos já estejam concluídos”, explicou.

Com relação à presença de mendigos e às queixas sobre falta de segurança no local, Cappellari disse que o assunto será avaliado em conjunto com a Fasc e a Brigada Militar. “Existem câmeras nos locais, mas vamos analisar a situação”, acrescentou.

Correio do Povo

Share



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito, Revitalização do centro

Tags:, ,

8 respostas

  1. Sugiro estudarem o terminal integrado de HAMMERSMITH, em Londres. É tipo o Camelódromo, só que muito mais bonito e, sobretudo, joga os ônibus para cima, e não para baixo (garantindo outra dinâmica de fluxo de pedestres). Guardadas as proporções, poderia ser pensado algo para o Parobé e demais hubs do Portais da Cidade.

    Agora…. fora os tijolos, tem que ver as pessoas que passam ali. O Parobé dá medo.

    Curtir

  2. ÉÉ, esse terminal virou casa de mendigos, não adianta reformar se eles vão continuar la, é terrivel chegar la e ver aquele amontuado de gente louca da pedra atirada pelos cantos, sujando tudo, mijando e cagando.

    Tem que por umas grades para abrir durante o dia e fechar durante a noite quando quebram tudo.

    E dar a ordem para os policiais não deixarem eles entrarem, a não ser que vão usar os onibus.

    Curtir

  3. Mendicância virou profissão. Me faz lembrar uma vez que um pivete que de vez em quando aparecia “pedindo” para as idosas no Bom Fim tentou me assaltar e disse, na maior cara de pau do mundo, que na carteira de trabalho dele estava escrito “ladrão”. Tem que ter pulso firme com esses vagabundos. Diga-se de passagem, se o cidadão de bem se sente ameaçado ao ter que passar por um local virado num antro para fazer uso do transporte coletivo são mais alguns carros e motos nas ruas.

    Curtir

  4. Que volte a praça Parobé! (2)
    Ou então uma esplanada com um chafariz ou obelisco no centro.

    Curtir

  5. Uma área tão nobre como essa… ocupada por um terminal de ônibus!

    Curtir

  6. Também concordo que se deve derrubar tudo e fazer novamente a Praça Parobé ou a extensão da Praça XI como disse o FelipeX.

    Eu sei que o blog não é muito de preservar e gosta da nova arquitetura, quer derrubar tudo e fazer tudo planejado e grandes obras (lindas por sinal), mas eu acho importante que uma cidadde tenha um centro histórico (por mais que Porto Alegre não tenha muito histórica nem centro). Porto Alegre é grande o bastante para fazer arranha ceus e obras como as dos Emirados Arabes, é uma pena que tem uma lei que não permite fazer obras perto de rios/lagos. Se fosse posssivel fazer isso deixariamos o centro histórico quieto e poderiamos tomar as ihas de porto alegre.

    Parabéns ao blog!

    E que volte a Praça Parobé!

    http://josiasporciuncula.blogspot.com/2011/02/praca-parobe.html

    Curtir

  7. Concordo, que botem abaixo e façamalgo mais interessante! Acho que uma continuação da praça XV seria ótimo. A idéia do bicicletário é excelente.

    Curtir

  8. Não acredito que irão revitalizar o Terminal…

    Como já havia dito, tem que derrubar e aproveitar para deixar o espaço mais amplo na volta do Mercado. Com mais decks, para os bares, e outras ideias (bicicletário) para o lazer e o turismo… qualificação da área, e do Centro em geral…

    Tenho vergonha da falta de visão desses políticos…

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: