Usina do Gasômetro vai ganhar iluminação artística

O prefeito José Fortunati assina segunda-feira,14, às 14h30, a ordem de início das obras para instalação da nova iluminação do Centro Cultural Usina do Gasômetro, no local. Com investimento de R$ 1,1 milhão, esta é a primeira obra de iluminação de destaque e embelezamento projetada pela Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), que deverá contemplar outros prédios, monumentos e locais turísticos da cidade, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura (SMC). Também assinam o documento o secretário de Obras e Viação, Cássio Trogildo, e a secretária da Cultura em exercício, Ana Fagundes.

Com 405 projetores, nova iluminação deve estar concluída em 120 dias Imagem: Divulgação/PMPA

Executada pela empresa Montebras Montagens Elétricas Ltda., a nova iluminação do centro cultural deve estar concluída em 120 dias, com a instalação de 405 projetores com potência de 28 a 2.000W e de 58 luminárias em 29 postes novos de três e cinco metros de altura. Serão 463 novos pontos, entre luminárias e projetores.

O titular da Smov explica que a ação foi idealizada para valorizar o patrimônio cultural e turístico da Capital, dentro do projeto Porto Alegre + Luz, que está substituindo toda a iluminação pública da cidade. “Além de preparar a cidade com obras estruturais para receber a Copa 2014, a prefeitura trabalha no destaque e restauração da beleza e do valor histórico de prédios e monumentos importantes para contar a história e atrair o turismo de Porto Alegre. Com mais iluminação, teremos mais segurança e mais beleza nos principais locais de visitação popular”, destaca Cássio Trogildo.

A Usina – um dos prédios mais emblemáticos da cidade, a Usina do Gasômetro tem 11.300 metros quadrados e recebe cerca de 1 milhão de visitantes a cada ano, o maior pólo cultural da cidade. Em 1974, a Usina deixou de funcionar, permanecendo abandonada por 12 anos. O prédio em concreto armado, de linhas neoclássicas, foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do município em 1982, e do Estado, no ano seguinte.

Porto Alegre + Luz – Depois de 30 anos, todos os pontos de iluminação pública da Capital estão sendo substituídos, atendendo a especificações do programa Reluz. Os 80,5 mil pontos da cidade, antes de vapor de mercúrio, recebem equipamentos de vapor de sódio, mais duráveis e menos poluentes. Com mais de 54 mil pontos trocados, 67% do projeto já está concluído. Em parceria com a CEEE e a Eletrobrás, com investimentos de R$ 33 milhões, a meta é alcançar 100% da cidade (maior Reluz do país). O Porto Alegre + Luz também contemplou a substituição de mais de 200 postes defasados e a troca da iluminação em mais de 130 praças de diferentes regiões da cidade, além de ações como a nova iluminação da rua João Alfredo e da pista de skate do Parque Marinha do Brasil.

Prefeitura de Porto Alegre
 

Share



Categorias:Revitalização do centro, TURISMO

Tags:,

12 respostas

  1. Estamos perto de completar um ano da assinatura do contrato e, até agora, nada de iluminação. Essa é a Porto Alegre de sempre.

    Curtir

  2. Essa é a minha Porto Alegre. Prontinha pra Copa. kkk

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: