Novo artigo de Adeli Sell: Porto Alegre, A Modernidade Suspensa

Uma parada em Porto Alegre. Foto: Gilberto Simon

Você já reparou quantos tipos de paradas de ônibus existem em Porto Alegre? Certamente mais de uma meia dúzia de modelos e tamanhos. Da mais arcaica, à mais moderna.

Quando não são apenas um teto de zinco sobre um poste de metal, são estruturas abandonadas, pichadas, que costumam ostentar anúncios publicitários luminosos.

Por falar em Mobiliário Urbano, os projetos, as promessas, os desejos jazem em alguma gaveta na Secretaria de Gestão. Por isso, temos esta indigesta “salada de frutas” de estilos, cores e tamanhos de todos os tipos de mobiliário.

Continua…

 Leia o artigo inteiro no site Porto Imagem, clicando aqui
 

Share



Categorias:COPA 2014, Mobiliário Urbano, Opinião

Tags:, , ,

13 respostas

  1. ^^ concordo.

    Curtir

  2. É isso mesmo Felipe! Seu Adeli, acho, que tem ido muito a salvador, é muito lindo lá, né…..aquelas misturas, combina muito com a nossa cultura!!!???

    Curtir

  3. Pintar edifícios do centro de Poa com cores coloridas vai ficar uma “maravilha”!

    To até vendo, verde limão, rosa fosforecente, amarelo gema de ovo, azul anil, vai ficar um arco iris, nao precisaremos visitar mais o pelourinho na Bahia, oxente, teremos o nosso pelourinho gaudério em pleno centro de Poa!

    Marvilha, “ótima” idéia,

    qdo forem repintar meu prédio na Bela Vista vou sugerir de usem cores coloridas, pois trazem um “alto astral”, quem vê de fora vai adorar!

    Show de bola vereador!

    Adeli, com todo respeito ao teu caminho de conquistas na seara pública, vc é um cidadão com ótimas idéias, por favor, é muito boa a idéia de pintar prédios antigos, que estão cinzas pela poluição, mas de colorido???

    Creio que existam muitas outras alternativas de mais equilíbrio a serem utilizadas, como as cores originais da edificação, ou outro recurso da arquitetura moderna, que são tantos, que poderiam dar um ar mais hodierno ao visual de nosso centro umbralino de Poa!

    Curtir

  4. – Regularização e padronização de calçadas;
    – Padronização do mobiliário urbano;
    – Combate à pichação;
    – Recapeamento asfáltico em diversas ruas e avenidas;
    – Manutenção de canteiros e jardins;
    – Combate ao vandalismo.

    Porto Alegre precisa disso.

    Curtir

  5. Cada povo tem os políticos que merece.
    TUDO FARINHA DO MESMO SACO.

    Curtir

  6. Gilberto, até concordo contigo no princípio, mas o FATO é que no caso do Adeli votou contra o estaleiro:

    http://blogdoadeli.blogspot.com/2008/11/pontal-do-estaleiro-preservando.html

    E considerando que no site dele diz que ele fez isso pelo partido, não por convicção… não sou eu que vou contrariar.

    Curtir

  7. Concordo contigo, Ricardo.

    “O vereador Adeli é bom de conversa, mas o partido dele nao fez nada disso, e teve M U I T O tempo na prefeitura”

    Curtir

  8. O vereador Adeli e’ bom de conversa, mas o partido dele nao fez nada disso e teve MUITO tempo na prefeitura. Menos vereador, menos…

    Curtir

    • Ricardo: neste caso deste teu comentário, tu não pode aceitar que uma pessoa, no caso o vereador Adeli Sell, tenha refletido e mudado a sua forma de pensar? Evoluir é uma atitude inerente ao ser humano e todos nós podemos ser passíveis de mudar. Ou será que tu ou eu nunca cometemos algum erro e nos redimimos? Será que ele não merece uma chance, considerando que ele foi um ótimo secretário da Smic na sua gestão ? Ele não foi governador e nem prefeito, ainda, portanto não podemos avaliar este lado dele. Hoje em dia é muito fácil falar em partidos, mas uma coisa eu te digo: as pessoas são diferentes, independente do partido. Eu confio no Vereador Adeli Sell, conheço-o desde 2003, quando foi secretário do órgão onde trabalho, e tenho grande confiança nele. Não podemos generalizar e dizer que todos os petistas são iguais. Falando nisso, sabia que o prefeito Fortunati já foi do PT ? Inclusive fundador do PT ? E ele não está desenvolvendo um ótimo trabalho atualmente ? Este trabalho dele é só porque ele é do PDT agora, ou é porque ele é uma pessoa inteligente e comprometida com o bem estar e a evolução da cidade de Porto Alegre ? Reflita sobre isso.

      Curtir

  9. Sou contra a ideia de uma cidade colorida e a “radicalizar”. Não precisamos disso. Basta pintar os prédios, mas não de cores fortes e vibrantes. Sou a favor da pintura “chamativa” nos pequenos detalhes da cidade; “Obras de arte em uma cidade que é uma tela de para obras de arte”.
    Estou de acordo que porto alegre poderia começar a mudar pelas suas paradas.

    Curtir

  10. Falar é tão fácil… mas então faça !
    Adeli é inteligentissimo e pensa igual à maioria dos leitores desse blog, mas não esqueçam que ele e o partido dele não fizeram nada desses discursos e votaram NÃO ao Pontal do Estaleiro.

    Curtir

  11. Eu sei o que turistas pensam quando conhecem o nosso centro: tem medo de vir morar aqui. Uma vez levei um candidato a uma vaga da minha empresa a passear em outros bairros pois conhecendo só o centro ele não queria se mudar para POA. Viu o resto, se mudou.

    Curtir

  12. Concordo plenamente. Há tempos isso me incomoda. é incrível, parece que as autoridades não têm bom gosto para fazer as coisas. E isso é histórico. o mobiliário urbano deve ser discreto, sóbrio, de preferência em cores que não se destaquem tanto, para que seja ressaltado o que interessa: as árvores, a vegetação, etc. Do contrário, temos uma poluição visual absurda. Sem falar que não há qualquer padrão, é uma verdadeira bagunça. Parada de ônibus não é enfeite. Vejo também praças e parques com bancos laranjas, postes azuis, sem falar nas lixeiras coloridas. Aí tu vais em outros países… Chile, Inglaterra, EUA, e tudo é verde ou marrom, para não estragar a paisagem. Saudações.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: