Expectativa é da comitiva da prefeitura, que se reuniu com a ministra do Planejamento
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, saiu otimista de reunião com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, em Brasília, quanto ao financiamento das obras do metrô de Porto Alegre. Fortunati disse ter certeza de que, em 12 de junho, quando a presidente Dilma Rousseff anunciar as obras contempladas no Programa de Aceleração Econômica (PAC) da Mobilidade Urbana, o metrô de Porto Alegre vai ser incluído.
Segundo ele, a ministra deixou claro que o fato de a Capital estar discutindo o assunto com o governo federal há mais de um ano dá à cidade vantagem em relação a outros municípios. O prefeito confirmou ainda que o trajeto proposto ao Ministério do Planejamento é o maior, de 15 quilômetros, saindo do Terminal Triângulo até a avenida Azenha.
Categorias:Metro Linha 2
olha. Morei em sp e o metrô me salvou muitas vezes. Por seu deslocamento longo e valor. Ao invés das pessoas pegarem 2 bus podem pegar apenas o metrô e economizar. E assim pode ser em poa. E ajudará a desafogar o trânsito tb. Enfim. Metrô subterrâneo ainda eh a única opção de poa. Então sou totalmente a favor até Pq ser contra seria burrice neh?!
nao acho legal alargarem a rua vicente monteggia pois quem tem carro e uma maravilha mais e os moradores como fica situaçao deles vao ficar sem ksa o demab esta providenciando gostaria de saber pois sou uma moradora da rua gostaria de sabewr sobre nossa situaçao
Concordo com o Rogério. Tá todo mundo achando que ummetrô é algo simples e que vai surgir num passe de mágica. Sequer há ANTEprojeto do troço. Não há nenhum estudo que se possa chamas de viabilidade técnica a priori. Não há NADA. Só há um desejo incontrolável de fazer o tal metrô. parece a maior barbadinha. Juram que é só liberar a verba…ora…mas qual a quantidade de dinheiro necessária para realizar uma obra que não tem projeto?
Para que haja um orçamento é condição essencial que haja um projeto executivo.
Tá todo mundo embarcando na onda do pensamento mágico. Histeria coletiva.
Vocês sabem por que se orça por 100 e se constrói por 300 no Brasil? Ligeirinho todos vão dizer, é a corrupção! Vou dizer melhor, é também a corrupção (uns 50 desse aumento de custo) mas os outros 150 é por outros problemas.
O problema é claro, no mundo inteiro se leva dois anos no planejamento e um ano na construção, no Brasil (independente de governo e partido político) se faz ao contrário, se estuda durante um ano e se constrói durante dois. Por que disto? Porque economizamos em projeto para gastar em construção. Posso dar um exemplo de Porto Alegre, numa dessas grandes obras viárias fui eu e outro engenheiro (dos velhos) chamado por dois jovens engenheiros que tinham ganham o cadastro das redes existentes e não sabiam executar o serviço. Eu e meu colega, olhamos o serviço e demos uma proposta para a execução do cadastro da rede hidráulica, os jovens empreendedores disseram que o nosso preço era o dobro do que eles tinham orçado para o cadastro de todas as redes (hidráulica, telefonia, rede elétrica). Como não havia condições de contraproposta em função da diferença de preços saímos do páreo. Dois meses depois soubemos que o recém criado escritório de engenharia tinha contratado duas estagiárias para fazer o cadastro.
Uns dois anos depois, acompanhando a obra verifiquei que a mesma teve um aumento significativo no seu preço, pois diversos condutos pluviais de grande diâmetro tinham sido “achados” obrigando modificações significativas no projeto, e o que aconteceu, as construtoras tiveram que cobrar extras!!!
Se a construção do metrô começar ainda em 2011 será um desastre, pois não existe até este momento nenhum projeto executivo realizado, o que se deveria começar não no mês que vem, mas amanhã, são os projetos.
Sonhar é preciso.
Se o homem não sonhasse, ainda viveríamos em cavernas.