Vigilância em parques da Capital é reforçada com 25 novas câmeras

Prefeitura concluiu instalação de equipamentos nesta quinta-feira

Última etapa da instalação ocorreu no parque da Redenção

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana concluiu nesta quinta-feira a instalação de 25 câmeras de monitoramento que farão a vigilância em praças e parques de Porto Alegre, além da orla do Guaíba. A previsão é de que elas sejam colocadas em funcionamento dentro de 15 dias, conforme o secretário Nereu D’Avila.

O sistema de videomonitoramento, que será operado pela Guarda Municipal, tem como objetivo inibir furtos e roubos em nove locais da cidade, além de coibir pichações.

— Instalamos uma das câmeras na área da Usina do Gasômetro onde havia um ponto cego. Ali, o monitoramento poderia ter evitado, por exemplo, a ação de pichadores que atacaram a chaminé da Usina recentemente — afirma D’Avila.

No Laçador, na entrada da Capital, a câmera já opera de forma experimental. As outras 24 serão entrarão em funcionamento assim que a sala de monitoramento for ativada. Segundo o secretário, ainda falta estabelecer a ligação com a Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa), responsável por gerar as imagens.

Transmitidas por redes de fibra óptica, as imagens das câmeras serão enviadas em tempo real para a nova sede da secretaria e da Guarda Municipal, na Avenida Padre Cacique. O Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp) da Brigada Militar, que funciona na Secretaria da Segurança Pública, na Rua Voluntários da Pátria, também terá acesso ao sistema.

Cada câmera custou cerca de R$ 7 mil. No total, segundo D’Avila, foram gastos no projeto cerca de R$ 600 mil, investidos pela prefeitura, com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do governo federal.

Zero Hora



Categorias:Outros assuntos, video

Tags:,

14 respostas

  1. Tudo que é gente contra a segurança pública é altamente suspeito.
    [x2]

    É por causa desse humanismo barato que a criminalidade cresceu tanto, sempre tem um palhaço para dizer que um sujeito que defeca nas ruas, chama qualquer branco de classe média de “alemão” e se aproveita da fragilidade de idosos para “pedir” dinheiro tem os mesmos direitos. Para ter direitos é preciso cumprir alguns deveres para viver em sociedade, e se não quiser cumprir que vá preso.

  2. Logo se vê que vocês nao cuidam da cidade que moram….é como colocar um poste bem no meio da sua sala da sua casa..vc não gostaria disso..a praça já tem vários postes de iluminação..pq não aproveitar….mas não…mais um poste mais rede elétrica..mais dinheiro gasto…
    O problema são as pessoas que aceitam….e agora…não bastasse instalaram uma po@#$% de um ponto geodesico laranja orendo bem no meio da praça

  3. Bah, resumir o problema de segurança a questão social é um crime. Ou então meu avô e os antepassados deles eram uns trouxas pois eram extremamente pobres e nunca roubaram de ninguém. E ele subiu na vida estudando.

  4. “O problema sao os postes grotescos as câmeras poderiam ser escondidas não no meio do gramado”

    Os postes estão atrapalhando o teu jogo de peteca? Que tal esconder as câmeras nas casinhas dos joões de barro?

  5. “Excesso de segurança? Câmeras não dão segurança, igualdade dá.” (Gênio da lâmpada)

    Mais uma das tantas bobagens humanistas que rolam por aí. O incrível é que alguns acreditam nesse papinho iluminista de boteco.
    Igualdade dá segurança. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Quanta asneira.

  6. Não estou reclamando do execesso de segurança.. O problema sao os postes grotescos as câmeras poderiam ser escondidas não no meio do gramado

  7. Igualdade dá segurança?
    Então vou começar a fumar craque e a matar. Vou ficar mAis seguro porque vou ficar igual aos mano e eles vão me respeitar.

  8. Excesso de segurança? Câmeras não dão segurança, igualdade dá.

  9. Esse Marco deveria ser investigado pela polícia. Tudo que é gente contra a segurança pública é altamente suspeito.

  10. Tá reclamando do excesso de segurança, Marco?

  11. Instalaram 2 postes de concreto gigantescos no meio da praça da Encol para colocar essas câmeras aí. Acabaram com a praça… Moro próximo e nunca vi fato que justifica se a colocação… Poderiam pelo menos ter sido mais discretos e inteligentes com uma praça que já é toda remendada… Estão estragando a cidade.. 2 câmeras na encol não da pra crer

  12. Quanto a câmeras devem haver em locais onde ocorrem grande quantidade de assaltos, baseado em dados dos boletins (externados pelas vitimas) da própria BM e PC.
    Embora isto, deve ser integrado a outras ações, além, é claro, de ocorrer o deslocamento desses assaltos para outros locais!
    Essas câmeras serão instaladas no Parque da Redenção e no entorno dele, como no viaduto P. Leopoldina, onde a violência impera…e na volta do Campus Velho da Ufrgs, não tem nenhuma???

  13. Ta na hora de pegar pesado com esses marginais filhos de uma put@
    [x2]

    Já deveriam ter colocado câmeras logo quando começaram a instalar as luminárias na Redenção.

  14. é, mas falta investir nas ruas.
    Interessante que voltando pra casa hoje, vi varios policiais, tudo armados prendendo um cara em um carro preto… tinha cara de ser ladrão de carro…
    Acho que 1km depois, as familias da queles dois motoristas que foram assassinados perto do total fecharam a cristovon e começaram a protestar…
    Ta na hora de pegar pesado com esses marginais filhos de uma put@

Faça seu comentário aqui: