ANAC fecha unidade de Porto Alegre

Decisão surpreende as entidades ligadas à aviação no Rio Grande do Sul

Aeroclubes espalhados pelo Estado serão atingidos pela medida Crédito: JACKSON ZANINI / ESPECIAL / CP

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anuncia, nesta sexta-feira, o fechamento da unidade regional de Porto Alegre. Através de portaria a ser publicada hoje, também serão extintos a unidade de Recife (PE), postos de serviço e o Escritório de Aviação Civil de Curitiba (PR). As unidades regionais terão 60 dias para encerrar expedientes externos e os postos de serviço, 30 dias. A desativação completa ocorre em 180 dias.

A decisão da Anac surpreendeu entidades ligadas à aviação no Rio Grande do Sul. O presidente da Federação dos Aeroclubes do Estado do RS, Nelson Riet, anunciou para a próxima segunda-feira uma reunião de mobilização envolvendo ainda o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola, contra o fechamento da unidade. Conforme o dirigente, a unidade é a responsável por regularizar a situação de pilotos e comissários, incluindo a realização de exames técnicos. Na opinião de Riet, a inspeção anual de manutenção das de aeronaves, nos aeroclubes e nas empresas também ficam prejudicados. “Tudo isso terá de ser feito no Rio de Janeiro”, explicou. Conforme Riet, a Anac peca por não ter um sistema eficiente, onde nem a própria agência entende as suas regras.

Através de nota, a Anac explicou que a mudança visa aumentar a eficiência dos serviços da agência, que está reestruturando os serviços fora do RJ, São Paulo e Brasília. A mesma portaria cria Escritórios de Aviação Civil (EAC) na capital gaúcha e em Belo Horizonte (MG), Macaé (RJ), Recife (PE) e Salvador (BA). “Os novos escritórios realizarão trabalhos essenciais junto aos regulados nessas regiões e contarão com efetivo adequado para as demandas locais, dispensando o suporte da área administrativa”, justificou a mesma nota da Anac.

Correio do Povo

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Categorias:Aviação

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3 respostas

  1. Os serviços que a agência da ANAC em Porto Alegre presta, são extremamente uteis a todos os aéronautas do Sul do Brasil. Meu caso, como piloto, terei de me deslocar ao Rio de Janeiro para fazer as mesmas coisas que faço em Porto Alegre. Não sou de POA, moro no interior de SC, e o fato de ter de ir para o Rio fazer todos os testes, faz que o custo dos mesmos aumente mais de 200% com certeza.

    Se isso realmente acontecer, será uma pena, pois a escasses de pilotos é muito grande no Brasil, e dessa forma, só vai aumentar mais ainda essa falta de mão de obra.

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  2. Alias não só ela, tem outras agências federais inutéis, que só servem de cabide de empregos. Outro ex.: ANTAQ

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  3. Deviam fechar era a própria ANAC, pois não serve para nada mesmo.

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