Obra na Rótula da Nilo Peçanha será concluída antes do prazo

Área já foi pavimentada e agora é feito o alargamento da rua Carlos Trein Filho. Foto: Fredy Vieira

Área já foi pavimentada e agora é feito o alargamento da rua Carlos Trein FilhoApós uma série de discussões envolvendo a Secretaria de Obras e Viação (Smov), a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a comunidade começaram, no dia 11 de janeiro, os trabalhos de retirada da rótula da avenida Nilo Peçanha com a rua Carazinho. As obras, que resultarão na substituição da rotatória pela colocação de semáforos, estavam previstas para serem entregues por volta do dia 11 de abril, mas, com o andamento acelerado, a expectativa é de que a data seja antecipada.

“Com certeza não levaremos os 90 dias estimados”, afirma o titular da Smov, Cássio Trogildo. Na segunda-feira, foi concluída a pavimentação asfáltica do local onde existia a rótula. Agora, está sendo feito o alargamento da rua Carlos Trein Filho, junto à Praça da Encol. “A maioria das intervenções estão finalizadas: o canteiro da Nilo, o da Nilópolis e a retirada da rótula. A única coisa pendente é a aprovação da CEEE de um projeto que uma empresa contratada por nós fez para o remanejamento da rede de energia elétrica”, diz o secretário. O deslocamento de um poste de distribuição da rede elétrica será executado pela empresa Instaladora Elétrica Mercúrio Ltda.

Com a mudança, a EPTC acredita que vá ocorrer uma redução de até 80% nos congestionamentos no entorno do local. Mais de 60 mil automóveis passam diariamente pelo local das 7h às 20h. O semáforo a ser colocado na via possibilita 32 programações. Junto a ele, será implantada uma câmera viabilizando o monitoramento em tempo real da região.

Após não aparecerem empresas interessadas quando do lançamento do edital, a própria prefeitura, através da Smov, assumiu as obras, orçadas em R$ 1,4 milhão. A necessidade da intervenção dividiu opiniões. Enquanto a prefeitura dizia ser urgente a alteração devido ao nó de mobilidade urbana existente no local, a Associação dos Moradores do Bairro Bela Vista (Amobela) se mostrou contrária à retirada da rótula, o que classificou como um retrocesso.

Com a semaforização da área, serão permitidas aos motoristas a conversão à esquerda, da rua Carazinho para a avenida Nilópolis, e a conversão da rua Carlos Trein Filho para a Nilo Peçanha, no sentido Centro-bairro. O movimento da Nilópolis para a Carlos Trein Filho acontecerá pela travessa Cel. Antônio Carneiro Pinto e pela Carazinho.

Jornal do Comércio
 

Share



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:

12 respostas

  1. Não vou comentar a prioridade ao cidadão no lugar a prioridade dos carros, a medida que as pessoas já estão desenvolvendo com relativa clareza. O que vou comentar é a alegria da prefeitura em terminar uma OBRECA prevista para 90 dias antes do prazo.

    Meus colegas engenheiros da prefeitura, parece que perderam a noção do real, para retirar um canteiro (que já devia ter uma boa base) asfaltar e colocar uma sinaleira demorar 90 dias é uma piada. Imaginem se procurássemos construir obras públicas como se constrói na China, iríamos demorar 100 anos para construir o que os chineses constroem em 10 anos.

    Temos uma engenharia muito burra (não necessariamente engenheiros burros). Me parece que anos a fio sem construir nada embotaram a capacidade dos nossos corpos técnicos em trabalhar dentro de uma realidade técnica.

    A obra de eliminação da rótula e de colocação de uma sinaleira é uma obra para no máximo 30 dias sem chuva, mas para os meus queridos colegas, é para 90 dias, parabéns vão entregar com dois dias de antecipação!!!

    Curtir

  2. Sera que não teria uma maneira de por a sinaleira deixando as rotulas?

    Claro, ai seriam mais sinaleiras… mas deixando o sentido e com a rotula, sei la.
    Por exemplo, a rua que vem do nacional, libera para os carros que vão entrar a direita, e ao mesmo tempo, a rotula libera para entrar na esquerda…
    Tipo, varios sinais para varios sentidos….

    Curtir

  3. E outra, provavelmente para fazer essa rótula também seria utilizado um pedaço da praça da Encol, dai também iriam reclamar que estariam tirando espaço dos pedestres.

    Curtir

  4. Teria que desapropriar terrenos sim, principalmente o do Nacional, só que isso geraria custos e mais um longo processo até que as obras fossem iniciadas.

    Curtir

  5. Mas a unica coisa que fizeram foi tirar uma porcaria de uma rotula para arrumar o transito.

    Que comentario podre esse primeiro…

    Bah, mas exageram em tudo, da qui a pouco vão apedrejar quem usa carro nessa cidade.

    Meu deus…

    Curtir

  6. Se uma rótula não comporta o fluxo de automóveis, que se aumente a circunferência da rótula, possibilitando que mais carros passem por ela (o arco do Triunfo, por exemplo, fica dentro de um rótula na Champs-Elysées – uma das maiores avenidas do mundo – e funciona sem problemas).

    Mas, claro que isso ocasionaria maiores desapropriações e, portanto, um custo maior – esse deve ser o problema.

    Curtir

  7. errata; direcionado. diericonado é sacanagem. rsrs

    Curtir

  8. O mercado é quem regula, Éverton. Se as pessoas estão comprando cada vez mais carros, então a cidade tem que se adaptar aos carros….ou então ela TRAVA. Não adianta construir ciclovias, aeromóvel, metrô e fomentar o transporte coletivo…se o mercado está nítida e crescentemente diericonado aos automóveis. O consumo é quem dita o modo como uma cidade se adapta ao público.
    Los Ângeles (quem tem mais de 10 milhões de habitantes) não tem metrô….porque as pessoas querem andar de carro. Discutir se estão certas ou eradas é debater sobre o sexo do anjos. (Irrelevante enquanto conjuntura). O fato é que o contexto está aí..e precisa ser contemplado de modo adequado.

    Curtir

  9. Nã acho que seja problema de civilidade dos brasileiros, e sim de fluxo, eu passava ali todos os dias, e era claro que a rótula não comportava mais o fluxo.

    E eu acho mais seguro uma pessoa atravessar numa sinaleira com faixa de pedestre do que numa rótula que vem carros de varios lados, mas enfim.

    Curtir

  10. Rótulas são uma forma de regulação do trânsito muito civilizadas para os porto-alegrenses e brasileiros em geral.

    Curtir

  11. Mais áreas para carros, menos para os pedestres ( até para terem especies de ilhas para se protegerem de alguns prepotentes psicopatas motorizados).
    Li esse artigo da Carta Capital intitulado “Retrocesso em vias rápidas” que questiona a crescente espaço dado as vias de veículos em detrimento a espaço ao cidadão comum desmotorizado e dependente de um meio de transporte questionável e caro!
    Ele coloca que “Estima-se que ao menos 45% do território de Los Angeles esteja reservado para os carros, se somar a área ocupada pelo sistema viário e pelos estacionamentos. Nas capitais europeias, a proporção gira em torno de 20%. “Não há estatísticas precisas a respeito de São Paulo, mas seguramente já perdemos de 30% a 35% do território para os automóveis.”
    Leia ai na integra:
    http://www.cartacapital.com.br/sociedade/retrocesso-em-vias-rapidas

    E POA, para onde vai, priorizando os espaços cada vez maiores aos carros??

    Curtir

  12. Mais áreas para carros, menos para os pedestres ( até para terem especies de ilhas para se protegerem de alguns prepotentes psicopatas motorizados).
    Li esse artigo da Carta Capital intitulado “Retrocesso em vias rápidas” que questiona a crescente espaço dado as vias de veículos em detrimento a espaço ao cidadão comum desmotorizado e dependente de um meio de transporte questionável e caro!
    Ele coloca que “Estima-se que ao menos 45% do território de Los Angeles esteja reservado para os carros, se somar a área ocupada pelo sistema viário e pelos estacionamentos. Nas capitais europeias, a proporção gira em torno de 20%. “Não há estatísticas precisas a respeito de São Paulo, mas seguramente já perdemos de 30% a 35% do território para os automóveis.”
    Leia ai na integra:
    http://www.cartacapital.com.br/sociedade/retrocesso-em-vias-rapidas

    E POA para onde vai, priorizando os espaços cada vez maiores aos carros??

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: