Além do Rio, futebol nas Olimpíadas de 2016 terá outras quatro sedes – Porto Alegre não está incluída

São Paulo, Salvador, Brasília e Belo Horizonte também receberão alguns jogos. Finais do torneio feminino e masculino vão acontecer no Maracanã

Orlando Silva, Ricardo Teixeira e Agnelo Queiroz no seminário de Sedes da Copa do Mundo, em Brasília (Foto: André Coelho / Ag. O Globo)

O torneio de futebol das Olimpíadas de 2016, no Brasil, terá cinco sedes. Além do Rio de Janeiro, que vai receber todas as modalidades dos Jogos, a competição feminina e masculina terá confrontos em Belo Horizonte, Salvador, São Paulo e Brasília. Os jogos finais serão realizados no Maracanã. A informação foi confirmada nesta terça-feira, na capital federal, durante o Seminário Geral das Cidades-Sede da Copa do Mundo de 2014.

– Além do Rio, o futebol será disputado em mais quatro ou cinco sedes – afirmou Rodrigo Paiva, diretor de comunicação do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014.

A informação foi divulgada durante a coletiva do coordenador de operações do Mundial, Ricardo Trade. O profissional explicou o procedimento para a escolha da cidade que vai receber a abertura da competição e fez questão de afirmar que a ideia da Copa do Mundo é deixar um legado para as sedes e não problemas para serem gerenciados no futuro.

– O investimento em um estádio não é feito apenas para o futebol. Podem ser realizados shows e outros eventos. Não podemos esquecer que teremos a Copa do Mundo, a Copa das Confederações, a Copa América e as Olimpíadas. São locais que serão usados em outras ocasiões – explicou o coordenador.

O cronograma para a escolha da cidade que vai receber o Mundial ainda não foi definido pelo comitê organizador e pela Fifa. A expectativa é que o local seja apontado dois anos antes do início da competição, provavelmente em junho de 2012. Certo mesmo é a obrigatoriedade da entrega dos estádios prontos para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo. Para o primeiro torneio, o prazo se encerra no dia 31 de dezembro de 2012. E para o Mundial em 31 de dezembro de 2013.

O seminário realizado em Brasília vai até a próxima quinta-feira. Participaram da abertura nesta terça-feira, em um hotel na capital federal, o presidente do comitê organizador da Copa do Mundo de 2014 e da CBF, Ricardo Teixeira, o ministro dos esportes, Orlando Silva, e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

GLOBO ESPORTE
Por Márcio Iannacca Direto de Brasília

___________________________

Pergunto:

1. As autoridades municipais de Porto Alegre desconhecem esta seleção de cidades “escaladas” para integrarem as Olimpíadas 2016 ?

2. Esta lista de cidades acima já é a definitiva  ?

O texto fala em 4 ou 5 outras sedes. Valeria a pena Porto Alegre pleitear ser uma das 5 sedes ?



Categorias:Olímpiadas 2016

Tags:,

9 respostas

  1. 3 cidades do sudeste e nenhuma do sul???

    Curtir

  2. Trabalho no Correio do Povo e ao ler aqui que já estariam ‘praticamente’ definidas as cidades sedes do futebol em 2016 resolvi sugerir a pauta para um repórter do jornal.

    Acabou que o Tiago Medina ligou para o João Bosco Vaz, secretário municipal da copa, que concedeu uma entrevista sobre o assunto.

    A matéria está no site do Correio.
    Sugiro que publiquem aqui.

    Eis o link: http://www.correiodopovo.com.br/Esportes/?Noticia=260730

    Título: Porto Alegre tentará receber futebol nos Jogos Olímpicos de 2016

    Abraços

    Curtir

  3. Seria importante sediar algum evento olímpico, mesmo que secundário….pelo mesmo motivo que é importante sediar jogos da copa 2014. >> Grana para infraestrutura. Poderiam aportar mais recursos federais para melhorias estruturais na cidade. Só por isso, já sairíamos ganhando.

    Curtir

  4. Porto Legre precisa entrar no circúito de grandes eventos. É importante para o povo, é importante para os negócios e, principalmente para fazer a cidade ficar mais conhecida no mundo.

    Curtir

  5. Distancias entre RJ e:

    Belo Horizonte – 434km
    Brasília – 1148km
    São Paulo – 429km
    Salvador – 1649km
    Porto Alegre – 1553km

    fonte: areaseg.com/distancias.html

    Curtir

  6. Nada a ver pleitear ser sede de Olimpiadas. Essas cidades escolhidas pelo menos ficam bem mais perto do Rio. E futebol olimpico e’ geralmente esvaziado e ninguem da’ bola.

    Curtir

  7. “Longe demais das capitais” 😀

    Curtir

Trackbacks

  1. Porto Alegre tentará receber futebol nos Jogos Olímpicos de 2016 « Blog Porto Imagem
%d blogueiros gostam disto: