Uma imagem …. 1979 (passado)

Poderíamos ter hoje, funcionando ….


Fonte da imagem: Aeromóvel / Coester – clique para ampliar

Share



Categorias:Aeromóvel

Tags:, ,

12 respostas

  1. Não esqueçam, senhores, que o aeromóvel do aeroporto vai contemplar, também, o shopping, hotel, centro empresarial e de eventos, que será construído junto a estação do Trensurb, logo, aquela linha não servirá apenas para transportar os funcionários do aeroporto.

    O aeromóvel me parece ideal para pequenos trajetos que liguem algum grande empreendimento à linha de trem/metrô. O complexo da Arena do Grêmio, por exemplo, também poderia receber uma linha de aeromóvel, pois o contexto urbano onde está inserida é idêntico ao do aeroporto.

    Para grandes distâncias não tenho certeza se o aeromóvel seria a melhor solução. Prefiro aguardar a experiência de Manaus, que pretende construir uma linha de monotrilho em uma importante avenida, que ligaria uma área a outra da cidade, contando com 6 estações. Se der certo lá, bom, aí talvez dê certo aqui. Nesse caso, deixem que eles assumam o risco do pioneirismo.

    De qualquer forma, somente estudos técnicos podem dizer o que é ou não é viável. O custo de implantação reduziria substancialmente, na medida em que novas linhas fossem construídas.

    Esta linha do centro, quando foi concebida, não considerava a (hoje provável) existência de um metrô, tão pouco o desejo, cada vez maior, de colocar a cidade no mapa do turismo mundial, com o projeto do Cais Mauá e a revitalização do centro histórico. Acho que o momento é oportuno para reexaminar a idéia tendo como base esta nova realidade do centro.

    Curtir

  2. “discordo do aeromovel ser inutil no aeroporto, tem muita gente que pega o trem pra ir ao aeroporto, desce a passarela e pega o onibus que faz a ligação entre os terminais, dentre elas eu mesmo. a parada desse onibus sempre ta cheia! não é todo mundo que vai pro aeroporto de carro, tem muita gente que trabalha lá e usa o trem pra ir trabalhar.”

    Bem..nesse caso, estará se consumindo 30 milhões apenas para dotar os empregados do aeroporto de uma ligação direta. Obrinha cara essa hein.
    Vou propor um aeromóvel só pra atender a Câmara de Veradores, e o Centro Administrativo do estado.

    Porra! isso não é obra de mobilidade urbana. É um mimo a meia dúzia de gatos pingados. Se custame meia dúzia de reais, tudo bem. Mas custa 30 milhões!…as pessoas não conseguem entender isso. Com 30 milhões se faz uma passagem de nível por exemplo, na tão polêmica rótula da Nilo. Não seria muito mais útil?

    Curtir

  3. Acho que o melhor seria por TODOS os onibus para pararem onde fica a rodoviaria atual (para tirar eles do centro) e linhas do aeromovel cortando algumas ruas do centro.

    Ex. Pego o TR61, ele me deixa onde fica a atual rodoviaria.
    De la, pego um aeromovel que vai pela Mauá e que para em frente a entrada do cais, ou alguma estação mais perto do meu local de trabalho.

    Pronto.

    Faz outra linha para umas 4 quadras a dentro, pessoas que trabalham nessa area pegam essa outra linha de aeromovel, e assim vai.

    Aproveita e faz um grande estacionamento por perto, assim as pessoas deixam seus carros la e pegam o aeromovel para o centro.
    Isso poderia ajudar a reduzir até os custos do Aeromovel, tiraria alguns onibus de avenidas como a Farrapos e Assis Brasil, ja que uns vão para o terminal do mercado, outros para o camelodromo…

    Inclui o valor do aeromovel no estacionamento e nas passagens de onibus, quem vai de carroe guarda na garagem, ja paga a passagem do estacionamento, quem vai de onibus, ja paga o caminho do aeromovel.

    Pronto.

    Curtir

  4. Eu ainda acho que isso e’ um problema de geracao. Essa gente que esta no poder hoje sao os filhotes de Castro e Che gente dos anos 60…ainda tem aquela cabeca doentia de esquerdista, querem punir a classe media por todas as coisas ruins que ocorreram no mundo. O imbecil esquerdista culpa o “bourgeoise” (que nem existe mais) por tudo enquanto sao eles mesmos que inpedem o desenvolvimento do pais e/ou cidade. Eu ainda acredito que quando esse gente comecar a morrer, nos iremos ver as coisas melhorando e muito, os esquerdistas mais jovens sao so’ comunistas de shopping center, e nao possuem o “intelecto” e convicsao daqueles dos anos 60.

    Curtir

    • Sem a pretensão de uma resposta maior e mais elaborada, é só pensar na idade de nossos queridos governantes. Em Porto Alegre, principalmente, um bando de gente “mais velha e mais sabida” que não consegue pensar transversalmente pois está afetada por conhecimentos em gavetas. Ideologias não são brinquedos de criança e os “comunistas de shopping center” são a visão distorcida de quem perdeu sua identidade com a cidade(ou será que simplesmente não conseguiu acompanhar as mudanças?)

      Curtir

  5. discordo do aeromovel ser inutil no aeroporto, tem muita gente que pega o trem pra ir ao aeroporto, desce a passarela e pega o onibus que faz a ligação entre os terminais, dentre elas eu mesmo. a parada desse onibus sempre ta cheia! não é todo mundo que vai pro aeroporto de carro, tem muita gente que trabalha lá e usa o trem pra ir trabalhar. o aeroporto não vive só de passageiros…

    Curtir

  6. Nem pensar grande…nem pensar pequeno. Tem que pensar ADEQUADO.
    Um bom projeto urbanístico é aquele que atende as necessiades atuais e é capaz de suprir as necessidades de um futuro a curto e médio prazo.

    Esse anel de aeromóvel exclusivamente no centro da cidade não serviria para NADA, pois é pontual. Só serviria como turismo. Não é obra estrutural de mobilidade urbana. É o mesmo caso dos bondes. A cidade precisa de uma REDE de circulação. Se me dissessem que haverá uma rede de aeromóvel cortando a cidade, aí tudo bem. O mesmo acontece com o aeromóvel do aeroporto. Não serve pra nada..a não ser curiosidade turística. Não conduz ninguém a lugar algum. É apenas um passatempo e uma curiosidade científica.
    Seja bonde, aeromóvel, metrô de superfície, metrô subterrâneo, linha de ônibus….se não forem amplas e contemplem toda a cidade…não servem pra nada…a não ser atrapalhar ainda mais o trânsito de veículos. Uma linha circular de aeromóvel no centro é apenas mais um obstáculo no já tão conturbado centro da cidade. Imaginem então se colocarem os tais de bondes? Sem comentários. Vão fazer um monstrengo sem eira nem beira com tantos entraves de concepção cosmética e turística.

    Curtir

  7. Eu li outro dia não sei onde que o aeromóvel seria melhor para porto alegre, porque tem paisagens bonitas, melhor que um metro. Mas alguém sabe se é mais caro que o metrô? Por outro lado nao poluiria um pouco a paisagem? essa é minha dúvida.

    Curtir

  8. Quando Porto Alegre era uma cidade pequena (não tão pequena), pensava grande.

    Hoje que é uma grande cidade, pensa pequeno.

    Incrivel isso.

    No passado, a cidade fez coisas que para muitos hoje seriam absurdas (só aqui), hoje que a cidade, é grande e precisa de investimento, os governos e empresarios tem medo por causa de uns abobados que não querem nada por nada por politicagem barata.

    Mas de qualquer maneira, que bom que não saiu essa linha, pelo movimento que temos no centro, certamente ia ser abandonada tambem, não iria dar conta.

    Curtir

  9. Seria legal uma linha de aeromóvel pela orla: Mauá – Gasômetro – Centro Administrativo – Praia de Belas – Beira-rio – Barra sul.

    Curtir

  10. Pra mim está claro que o aeromóvel deve ser instalado sobre os corredores centrais de ônibus, onde quer que eles existam, sobretudo nas radiais e perimetrais.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: